Tue Oct 20 13:16:06 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas | EMPRESA

Guia prático para a construção civil em tempos de covid-19

Este guia tem como objetivo apoiar, de forma prática, a gestão dos pequenos negócios em momento de crise.

· 22/04/2020 · Atualizado em 20/10/2020

 Atualizado em 20/10/2020

Retomada Segura das Atividades: Indústria da Construção
Retomada Segura das Atividades: Escritórios de Arquitetura e Projetos

Clique na imagem acima e veja os detalhes.

O distanciamento social é uma realidade. Tentativas de retardar a propagação do coronavírus levaram muitos governos estaduais a determinarem o fechamento de serviços não essenciais, como os da construção civil. 

Tais medidas trarão impactos, principalmente, ao setor de serviços que representa mais de 75% do PIB brasileiro. Nesse sentido, serviços de alvenaria, elétricos e hidráulicos que dependem de contato físico estão enfrentando uma redução drástica da demanda. O que fazer para amenizar os efeitos dessa crise?

 

Se você precisa de ajuda na gestão do seu negócio, para a retomada das atividades, a Consultoria Express pode ajudar com planejamento para que você possa reabrir a sua empresa com mais tranquilidade. São 04 horas de atendimento exclusivo e gratuito para o seu negócio, na área que você mais necessita nesse momento. Clique aqui para solicitar.

Você precisa definir

Chegou a hora de compartilhar com vocês o nosso projeto, Uma Revista Digital, com o selo de qualidade do Pensou Em Obra!
?? Modernidade no formato (ela é 100% digital)
?? Facilidade no acesso (a linguagem é leve) 
?? Relevância e profundidade de conteúdo (os temas são bem diversificados) 
Tudo isso para que você fique atualizado sobre tendências e novidades...
Todo mês, teremos uma nova edição da revista, com novos temas e tendências. 
Você pode assinar GRATUITAMENTE a nossa revista e todo mês receber no Whatsapp, Telegram ou e-mail, para não esquecer de consumir o conteúdo, clique aqui!

Foque naquilo que você pode resolver agora e que está sob o seu controle. Dessa forma você poderá desenhar soluções para sobreviver neste momento difícil. É preciso entender, exatamente, quanto tempo é possível continuar funcionando com o que você tem em caixa. O foco nesse momento é diminuir custos cortando tudo o que o que não é essencial para a sobrevivência do seu modelo de negócios e buscar alternativas para gerar receita suficiente para que você pague as contas ou não se endivide demais. São grandes as chances de que analisando seus custos, você identifique onde é possível deixar de gastar dinheiro. Nesse momento é muito mais fácil economizar do que conseguir novas vendas.

 

As principais decisões passam, necessariamente, por pessoas. De funcionários, a fornecedores, custos e tributos... todas as decisões levam em consideração o entendimento entre pessoas que representam essas partes. É hora de conversar, entender, negociar, articular, formar redes. A solução, na grande maioria das vezes, está fora do seu negócio.

Fornecedores. Seus gastos mensais sustentam uma série de pessoas e pequenos negócios que estão sendo muito impactados neste momento assim como você. Pense quem são e, se você tiver condições, não cancele o seu fornecedor. Um, necessariamente, depende do outro para sair dessa crise. 

Cliente. Agora chegamos na parte que talvez seja a mais crítica de toda a situação, as receitas. Com o fechamento de diversos estabelecimentos, pode parecer impossível ter qualquer resultado. Mais do que nunca precisamos utilizar a criatividade e engajar quem paga pelo seu serviço - o cliente.

Você precisa saber

Nesse momento, existe uma grande mobilização no sentido de ajudar os pequenos negócios como o seu. Fique de olho em tudo que pode ajudar você nesse desafio, considerando também as medidas adotadas pelo governo. O setor de serviços corresponde a cerca de 60% dos empregos do país e para evitar uma forte recessão, diversas medidas estão sendo publicadas.

Protocolos setoriais para evitar transmissão da Covid-19 - Governo do Estado de Pernambuco

Construção Civil – Protocolo de convivência
Protocolo geral de convivência

Você sabia que o Sebraetec Express oferece atendimento especial e gratuito, nas áreas de Design e Biossegurança? São consultorias que vão ajudar você com a criação de layouts para o seu negócio. Também para criar um plano de ação que vai orientar sua empresa para boas práticas de higiene e de cuidados contra o Coronavírus, para a retomada segura dos seus clientes e para seu ambiente de negócio. Tem interesse? Clique aqui e saiba mais.

Acesso a Crédito. Quer saber mais? Acesse nossa página.

 

Confira as atualizações semanais do plano de retomada de Pernambuco:

19/10/2020

Municípios nos arredores de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada avançam para a Etapa 10 e poderão abrir parques, ampliar capacidade de cinemas e realizar eventos com até 300 pessoas

 O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, autorizou para esta segunda-feira (19) o avanço das Gerências Regionais de Saúde (Geres) V, VI, VII, VIII e XI – que reúnem cidades do Agreste e do Sertão – para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19.

Desse modo, se igualam à RMR, Zona da Mata e parte do Agreste as regiões que têm como cidades polo Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, respectivamente. Com a medida, 161 municípios (87,5% do total) estarão na ETAPA 10.

 Com o avanço, essas Geres poderão realizar eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. Também poderão reabrir parques de diversão, temáticos e similares, com a adoção de novos protocolos. Cinemas e teatros poderão ampliar sua capacidade de lotação para 50%.

ARARIPE E POLO AFOGADOS DA INGAZEIRA

As 23 cidades ligadas às Geres 9 e 10, encabeçadas pelas cidades-polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, permanecem na Etapa 9.

 

Detalhamento completo:

 

Os protocolos gerais e específicos estão disponíveis na internet, no site oficial:

pecontracoronavirus.pe.gov.br

Você precisa fazer

O isolamento social atualmente determinado pelo governo estadual impossibilita a realização de serviços preseciais. Entregar os serviços digitalmente pode não ser uma opção nesse momento, entretanto o digital apresenta oportunidades reais para o futuro do seu negócio que precisam ser levado em consideração desde já.

Assista aqui uma dica de como se inserir no mundo digital.

Fortaleça o relacionamento com a sua rede de contatos. Entenda como ferramentas digitais podem ajudar você nesse momento. Fortalecer a relação com amigos, equipe, fornecedores e clientes pode ser um caminho para se passar por esse desafio.

O Sebrae criou uma cartilha com dicas valiosas para as empresas do ramo da construção civil, veja aqui.

Impulsione seu negócio com o uso das redes sociais – Facebook, Instagram e Whatsapp -Acesse.

O WhatsApp Business pode ajudar a estreitar esse relacionamento. Este é um aplicativo com grande potencial de vendas, pois cria um ambiente de interação com seu cliente, e traz funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.

Seja digital. Aproveite a oportunidade para entrar de cabeça no mundo digital. Além de entender como você pode diminuir os seus custos com ferramentas e soluções online, potencialize a sua comunicação e aumente o engajamento de clientes via redes sociais.

Para isso, defina uma estratégia de Marketing Digital para o seu negócio, que ajude a divulgar a sua marca e promover vendas. As redes sociais são importantes canais nesse contexto.

Preste serviços online ao cliente. Aproveite sua experiência para auxiliar e ensinar o seu público a lidar com essa situação. Abra um canal direto para passar informações importantes sobre práticas de manutenção e reparos do lar durante o período de isolamento social.  

Insira sua empresa em plataformas de marketplace de serviços. Esses são espaços onde as empresas podem ter uma estrutura parecida com a de um e-commerce, porém com mais facilidade nos processos e custos, além de equipes reduzidas. 

Abuse de seus dotes de vendedor. Nesse momento, a entrega de produtos em domicílio é permitida. Se você vende algum tipo de produto em seu negócio, essa é a hora de disseminar e estimular a venda para seus clientes. Veja como conquistar clientes na sua região.

Para dar visibilidade aos seus produtos e serviços, você pode criar anúncios no Instagram e Facebook.

Evite cancelamentos e garanta serviços futuros. Receber antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que você precisa de capital. Construir uma estratégia de voucher ou cartão-presente pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas atrativas de chamar atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura.

Crie kits "Faça Você Mesmo". Outro movimento que surge com o isolamento é o aumento do número de pessoas que fazem reparos em casa. Uma boa possibilidade é preparar um kit com materiais, ferramentas e vídeos que ensinem como fazer para que as pessoas reproduzam sua técnicas em casa. Uma ótima maneira de aumentar o relacionamento com os clientes, bem como para dar saída no estoque de produtos.

Como operar sua loja durante a pandemia, confira.

Confira uma lista de cursos online gratuitos que vão ajudar você a colocar em prática essas dicas:

> Whats App Business

> Como inserir sua empresa em marketplaces

> Como anunciar no Instagram e Facebook

> Marketing Digital para Empreendedores

Acesse a programação de cursos online gratuitos em http://loja.pe.sebrae.com.br

Não achou o que procurava? confere esses:

Como Captar Recursos para o seu Negócio

Como Usar Sites de Busca para Sua Empresa

Como vender pela internet na crise do coronavírus

Inovação

O Sebrae não vai parar! Preserva a sua saúde e nós ajudamos você a cuidar do seu negócio.

#NenhumaEmpresaAMenos

 

Quer conferir mais dicas? Acesse nossa página especial com conteúdos relacionados ao novo Coronavírus.

 

 

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora