Tue Oct 20 13:16:06 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Guia prático para minimercados em tempos de covid-19
Este guia tem como objetivo apoiar, de forma prática, a gestão dos pequenos negócios em momento de crise.
  • Você precisa definir
  • Você precisa saber
  • Você precisa fazer

Atualizado em 20/10/2020

Retomada Segura das Atividades: Mercearias e Mercados
Retomada Segura das Atividades: Lojas de Rua e Lojas de Shoppings

O distanciamento social é uma realidade. Tentativas de retardar a propagação do coronavírus levaram muitos governos estaduais a determinarem o isolamento social das pessoas, o que atinge até os serviços considerados essenciais, mas que podem permanecer abertos, como os minimercados.

De uma hora para outra, as pessoas precisaram mudar sua forma de consumo e, em grande medida, optam por serviços que realizam vendas online e que façam entrega dos produtos. Quando preferem o presencial, o poder das grandes empresas determinam a possibilidade de preços mais competitivos frente aos pequenos negócios. O que fazer para amenizar os efeitos dessa crise?

Confira dicas práticas que selecionamos para você. Clique aqui

 

Se você precisa de ajuda na gestão do seu negócio, para a retomada das atividades, a Consultoria Express pode ajudar com planejamento para que você possa reabrir a sua empresa com mais tranquilidade. São 04 horas de atendimento exclusivo e gratuito para o seu negócio, na área que você mais necessita nesse momento. Clique aqui para solicitar.

 

Você precisa definir

Foque naquilo que você pode resolver agora e que está sob o seu controle. Dessa forma você poderá desenhar soluções para sobreviver neste momento difícil. É preciso entender, exatamente, quanto tempo é possível continuar funcionando com o que você tem em caixa. O foco nesse momento é diminuir custos cortando tudo o que não é essencial para a sobrevivência do seu modelo de negócios e buscar alternativas para gerar receita suficiente para que você pague as contas ou não se endivide demais. São grandes as chances de que analisando seus custos, você identifique onde é possível deixar de gastar dinheiro. Nesse momento é muito mais fácil economizar do que conseguir novas vendas.

As principais decisões passam, necessariamente, por pessoas. De funcionários, a fornecedores, custos e tributos, todas as decisões levam em consideração o entendimento entre pessoas que representam essas partes. É hora de conversar, entender, negociar, articular, formar redes. A solução, na grande maioria das vezes, está fora do seu negócio.

Fornecedores. Seus gastos mensais sustentam uma série de pessoas e pequenos negócios que estão sendo muito impactados neste momento assim como você. Pense quem são e, se você tiver condições, não cancele o seu fornecedor. Um, necessariamente, depende do outro para sair dessa crise.

Cliente. Agora chegamos na parte que talvez seja a mais crítica de toda a situação, as receitas. Com o isolamento social e uma possível queda no movimento, pode parecer impossível ter qualquer resultado. Mais do que nunca precisamos utilizar a criatividade e engajar quem paga pelo seu serviço - o cliente.

Você precisa saber

Protocolos setoriais para evitar transmissão da Covid-19 - Governo do Estado de Pernambuco

Varejo – Protocolo de convivência
Shopping Centers – Protocolos de convivência
Protocolo geral de convivência

Nesse momento, existe uma grande mobilização no sentido de ajudar os pequenos negócios como o seu. Fique de olho em tudo que pode ajudar você nesse desafio, considerando também as medidas adotadas pelo governo. O setor de serviços corresponde a cerca de 60% dos empregos do país e para evitar uma forte recessão, diversas medidas estão sendo publicadas.

Você sabia que o Sebraetec Express oferece atendimento especial e gratuito, nas áreas de Design e Biossegurança? São consultorias que vão ajudar você com a criação de layouts para o seu negócio. Também para criar um plano de ação que vai orientar sua empresa para boas práticas de higiene e de cuidados contra o Coronavírus, para a retomada segura dos seus clientes e para seu ambiente de negócio. Tem interesse? Clique aqui e saiba mais.

Acesso a Crédito. Quer saber mais? Acesse nossa página.

 

Confira as atualizações semanais do plano de retomada de Pernambuco:

19/10/2020

Municípios nos arredores de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada avançam para a Etapa 10 e poderão abrir parques, ampliar capacidade de cinemas e realizar eventos com até 300 pessoas

 O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, autorizou para esta segunda-feira (19) o avanço das Gerências Regionais de Saúde (Geres) V, VI, VII, VIII e XI – que reúnem cidades do Agreste e do Sertão – para a Etapa 10 do Plano de Convivência com a Covid-19.

Desse modo, se igualam à RMR, Zona da Mata e parte do Agreste as regiões que têm como cidades polo Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, respectivamente. Com a medida, 161 municípios (87,5% do total) estarão na ETAPA 10.

 Com o avanço, essas Geres poderão realizar eventos corporativos, culturais e sociais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. Também poderão reabrir parques de diversão, temáticos e similares, com a adoção de novos protocolos. Cinemas e teatros poderão ampliar sua capacidade de lotação para 50%.

ARARIPE E POLO AFOGADOS DA INGAZEIRA

As 23 cidades ligadas às Geres 9 e 10, encabeçadas pelas cidades-polo Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, permanecem na Etapa 9.

 

Detalhamento completo:

 

Você precisa fazer

Use a criatividade para vencer esse período. Assista e saiba como.

 

O isolamento social atualmente determinado pelo governo impacta diretamente na quantidade de pessoas que saem de suas casas para consumir algo presencialmente, mesmo nos estabelecimentos considerados essenciais. Dessa forma, uma atuação digital apresenta oportunidades reais para o futuro do seu negócio que precisa ser levado em consideração desde já. 

Pensando na retomada? Temos algumas dicas.

Assista aqui uma dica de como se inserir no mundo digital.

Fortaleça o relacionamento com a sua rede de contatos. Entenda como ferramentas digitais podem ajudar você nesse momento. Fortalecer a relação com amigos, equipe, fornecedores e clientes pode ser um caminho para se passar por esse desafio.

Impulsione seu negócio com o uso das redes sociais – Facebook, Instagram e Whatsapp -Acesse.

O WhatsApp Business pode ajudar a estreitar esse relacionamento. Este é um aplicativo que traz funcionalidades que facilitam o seu dia a dia e também tem grande potencial de venda direta. Dedique um número para essa atuação e faça o melhor atendimento possível. Mande informações e promoções para quem usar esse canal. É uma alternativa para eliminar taxas cobrada por plataformas de delivery.

Veja esse guia prático de como vender usando o WhatsApp. Assita aqui.

Seja digital. Aproveite a oportunidade para entrar de cabeça no mundo digital. Além de entender como você pode diminuir os seus custos com ferramentas e soluções online, potencialize a sua comunicação e aumente o engajamento de clientes via redes sociais.

Mostre que você continua ativo, veja essa dica.

Para isso, defina uma estratégia de Marketing Digital para o seu negócio, que ajude a divulgar a sua marca e promover vendas. As redes sociais são importantes canais nesse contexto.

Preste serviços online ao cliente. Aproveite sua experiência para auxiliar e ensinar o seu público a lidar com essa situação. Abra um canal direto para passar informações importantes sobre receitas e práticas de higiene durante o período de isolamento social.Aproveite para se cadastrar em plataformas de delivery ou ter sua própria operação de entrega

Insira sua empresa em plataformas de marketplace. Esses são espaços onde as empresas podem ter uma estrutura parecida com a de um e-commerce, porém com mais facilidade nos processos e custos, além de equipes reduzidas. 

Abuse de seus dotes de vendedor. Nesse momento, a entrega de produtos em domicílio é permitida. Se você vende algum tipo de produto em seu negócio, essa é a hora de disseminar e estimular a venda para seus clientes. 

Para dar visibilidade aos seus produtos e serviços, você pode criar anúncios no Instagram e Facebook.

Adapte o seu menu de opções. Com o isolamento, as pessoas buscam, além de qualidade e saúde, o preço, já que os pedidos podem se tornar mais recorrentes. Nesse sentido é fundamental repensar o mix de produto disponível. O que funciona presencialmente pode não funcionar para o delivery.

Crie kits "Faça Você Mesmo". Outro movimento que surge com o isolamento é o aumento do número de pessoas que cozinham em casa. Uma boa possibilidade é preparar um kit com ingredientes ou vídeos que ensinem como fazer receitas utilizando produtos que você vende. Uma ótima maneira de aumentar o relacionamento com os clientes, bem como para dar saída no estoque de produtos.

Faça a ponte entre doações e doadores. Nesse momento existe, de um lado, um grande número de pessoas que passam por situações difíceis relacionadas ao acesso a produtos de alimentação e higiene, e de outro, pessoas que gostariam de ajudar. Criar um canal que faça a ponte entre um e outro pode ser uma forma interessante de dar vazão ao seu estoque de produtos.

Preocupe-se ainda mais com a higiene. O segmento de minimercado lida com produtos e ciruclação de pessoas. Por isso, reforce ainda mais a higienização dos produtos e, se possível, ofereça itens como alcool em gel, para colaboradores e clientes.

Confira uma lista de cursos online gratuitos que vão ajudar você a colocar em prática essas dicas:

> Whats App Business

> Como inserir sua empresa em marketplaces

> Como anunciar no Instagram e Facebook

> Marketing Digital para Empreendedores

Acesse a programação de cursos online gratuitos em http://loja.pe.sebrae.com.br

Não achou o que procurava? confere esses:

Como Captar Recursos para o seu Negócio

> Como Construir uma Loja Virtual

Como Usar Sites de Busca para Sua Empresa

Como vender pela internet na crise do coronavírus

Estratégias de Vendas para Comércio Eletrônico

Gestão Estratégica para Comércio Eletrônico

Inovação

Logística para Comércio Eletrônico

O Sebrae não vai parar! Preserva a sua saúde e nós ajudamos você a cuidar do seu negócio.

#NenhumaEmpresaAMenos

 

Quer conferir mais dicas? Acesse nossa página especial com conteúdos relacionados ao novo Coronavírus.

 

 

O conteúdo foi útil para você?

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora