Soluções de Mercado: GoDash
O Sebrae trouxe esta solução do mercado para ajudar a sua empresa a ir mais longe
O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio.
Confira aqui a solução da GoDash e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa.
GoDash
O GoDash é uma plataforma que utiliza conceitos simples e intuitivos, para colaboração e acompanhamento de projetos ágeis. Além disso, se aplica perfeitamente a Agências de Marketing e Publicidade, Empresas de TI, Consultorias e Empresas de serviços e também à Indústrias.
A Plataforma tem o objetivo de simplificar o controle de suas atividades, ajudar a melhorar o ambiente de trabalho da sua equipe, agilizar as suas tomadas de decisão e promover a colaboração entre equipes.
Conta hoje com 3 planos, o Grátis com recursos limitados; o plano Básico com mais recursos por R$19,00/Mês por usuário e o plano Profissional com todos os recursos disponíveis por R$39,00/Mês por usuário.
Fazendo a aquisição pelo Sebrae/PE, você ainda tem 20% de desconto na contratação dos planos Básico e Profissional.
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Para muitas marcas, independentemente da área, tornou-se comum utilizar as redes sociais como um canal de vendas, uma forma de entrar em contato com clientes e um meio de divulgar produtos e/ou serviços. Com isso, é natural que as empresas fiquem atentas às novidades que essas plataformas lançam, para usá-las para crescer cada vez mais no mercado e sair à frente da concorrência. Um bom exemplo disso é o Reels do Instagram. Essa ferramenta, que estreou em junho de 2020, começou de forma tímida, mas, em pouco tempo, se consolidou dentro da rede e ganhou o gosto dos criadores digitais, tornando-se uma fonte de conteúdo viral entre os usuários. Diante disso, muitos negócios têm se questionado como aproveitá-la da melhor forma. Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos um artigo que explica os detalhes do Reels e traz dicas para você explorá-lo a seu favor. Confira! O que é e como funciona o Reels do Instagram? O Reels é uma ferramenta disponibilizada dentro do Instagram, para que o usuário (pessoa física ou uma marca) possa diversificar os conteúdos que posta nessa rede social, indo além das publicações-padrão no próprio perfil e dos stories. Com ele, é possível montar pequenos vídeos, de até 15 segundos, para falar e expor qualquer assunto. Para isso, você pode seguir dois caminhos: criá-lo a partir do zero ou fazer o upload de gravações e imagens já feitas, podendo ou não realizar montagens entre elas. Para completar a produção e deixá-la ainda mais caprichada e personalizada, dá para inserir efeitos (de voz, iluminação, background e 3D), músicas de diferentes gêneros, áudios próprios e de terceiros e acelerar ou reduzir a velocidade de reprodução do vídeo. Todos esses recursos contribuem para deixar os vídeos não só mais interessantes, mas, acima de tudo, capazes de gerar forte engajamento a partir de comentários, curtidas e compartilhamentos entre os usuários. Afinal, os Reels — como são chamados esses vídeos — é um conteúdo dinâmico, interativo e estimulante. Um dos pontos altos do Reels é justamente o fato de ele unir o útil ao agradável, já que, ao contrário do Tik Tok — que é o seu principal concorrente direto —, não é preciso que o usuário baixe um aplicativo à parte para fazer esses vídeos e, de quebra, ainda tenha que construir uma nova base de seguidores. Ao contrário, basta acessar o Instagram para produzir os conteúdos, que, automaticamente, vão aparecer no feed do seu perfil e na página inicial dos amigos e conhecidos que o acompanham. Ou seja, é prático, rápido e instantâneo, características fundamentais quando o assunto é internet. Lembrando que a rede, sozinha, já conta com mais de um bilhão de usuários no mundo, como destacado em matéria de 2020 do portal G1. Ou seja, quando bem utilizado e explorado, o Reels tem o potencial de servir como uma excelente vitrine para divulgar o seu negócio e expandir as suas possibilidades de crescer no mercado e, em especial, junto ao seu público-alvo. Como utilizar o Reels do Instagram a favor do seu negócio? Agora que você já está por dentro do que é o Reels do Instagram e das funcionalidades que ele oferece para criar vídeos, vamos apresentar algumas dicas de como utilizá-lo na divulgação do seu negócio. Afinal de contas, essa é uma ferramenta que não só permite ampliar e diversificar a forma de publicizar os seus produtos e/ou serviços, mas também a maneira de interagir com o público — instigando a consumir da sua empresa e fidelizando-o —, alcançar diferentes nichos de mercado e tornar a sua marca mais relevante e conhecida. Tudo isso tem um ótimo custo-benefício e aproveita um meio de comunicação que, como aponta o relatório de 2019, do instituto We Are Social em parceria com o Hootsuite, está presente na rotina de 40% da população brasileira — o que representa quase 85 milhões de pessoas. Portanto, fique atento! Desenvolva conteúdos criativos e alinhados ao seu negócio Desenvolver conteúdos criativos e com regularidade ao longo da semana é importante. Porém, é preciso que eles estejam alinhados ao seu negócio. Não adianta sair produzindo qualquer coisa apenas para fazer volume no seu perfil. Se você tem uma marca de roupas, por exemplo, não faz sentido criar vídeos falando sobre construção civil, câmbio e política. Esse tipo de material não conversa com o que é a sua empresa nem, muito menos, com o que seu público-alvo e os potenciais consumidores estão buscando. É preciso fisgar a atenção deles — e dá para fazer isso de diversas formas, fazendo Reels de: sugestões de roupas mais adequadas para viagens em cada estação do ano; listas de peças mais vendidas ao longo do ano; dicas de combinação de peças com as roupas que o usuário já tem em casa; tutoriais dinâmicos de como se vestir em diversas situações da rotina; desafios de looks para momentos importantes, como entrevista de emprego, formatura e casamento; cenas que simulam como os clientes se sentem em períodos comemorativos e o que eles mais procuram comprar no Natal, Réveillon, Carnaval etc. Todas as alternativas citadas devem fazer parte do planejamento semanal de postagens no Instagram — que é uma das estratégias de marketing digital — para que o feed do perfil não fique sobrecarregado só de publicações regulares ou vídeos do Reels. O ideal é que eles se complementem, diversificando o seu conteúdo e a forma de interagir com os seguidores para despertar o interesse deles e, acima de tudo, prendê-los. Defina uma persona para os vídeos O Reels é uma ferramenta na qual você pode usar imagens, ilustrações, músicas e uma série de outros recursos audiovisuais, para fazer um conteúdo divertido, criativo e inovador. Contudo, você vai notar um padrão: há quase sempre uma pessoa nos vídeos, por mais que ela use efeitos para mudar ou, até mesmo, distorcer a aparência e a voz. Isso acontece porque o propósito dele é que os usuários compartilhem tudo o que quiserem, desde gostos musicais e preferências na alimentação até viagens e atividades da rotina. Sempre há um toque pessoal e bem informal, como um indivíduo compartilhando uma história, um segredo ou mesmo uma revelação com um amigo. É esse caráter mais íntimo, de conexão e que inspira automaticamente empatia em quem está do outro lado assistindo os vídeos, que o torna diferente de outras redes sociais e até do funcionamento regular do Instagram — no qual as postagens frequentemente trazem conteúdos que são produzidos para mostrar vidas perfeitas e retocadas para não ter falhas. Por isso, é importante que você defina uma persona para os seus Reels. Ou seja, uma figura que incorpore e represente os valores, os princípios e os objetivos que regem o seu negócio e seja o ponto de ligação entre os usuários e a sua companhia. Essa persona vai definir o comportamento, a apresentação visual, a forma de comunicação e o tipo de conteúdo a ser abordado nos vídeos, evitando, assim, uma imagem equivocada ou confusa da empresa e polêmicas que prejudiquem o nome dela na internet. Ela pode ser representada por uma pessoa específica — seja você mesmo, seja um profissional responsável pela gestão das redes sociais da marca — ou ser uma atividade compartilhada por vários indivíduos — sob a supervisão do departamento de marketing. Por exemplo, modelos contratados para a função, funcionários reais da empresa (em especial, aqueles que trabalham com o atendimento ao público) e até clientes que já são fregueses de carteirinha do estabelecimento. Lembrando, é claro, que todos devem seguir e encaixar-se na persona. Faça uso de hashtags com assuntos do momento Fora caprichar na produção dos Reels, lembre-se de planejar as legendas deles. Isso porque elas servem para contextualizar a publicação (quando é preciso), trazer informações extras para os seguidores, marcar pessoas que apareçam no material e, o principal, inserir hashtags com assuntos do momento. Tenha em mente que isso é muito importante, pois serve para dar maior visibilidade aos vídeos — já que muitas pessoas encontram os conteúdos da rede acessando-as —, aumentar o engajamento de cada postagem e fazer com que eles sejam apresentados no feed do "explorar" para usuários que não o seguem. Realize parcerias com criadores de conteúdo Uma última dica é realizar parcerias com criadores de conteúdo que estejam, é claro, alinhados com a persona dos Reels do seu perfil. Eles podem produzir vídeos para a sua página e/ou publicar diretamente na deles. Essa é uma forma de dialogar com nichos específicos de audiência, ampliar o alcance total de divulgação dos seus produtos e/ou serviços e produzir um material ainda mais personalizado e com alto potencial de ficar em alta nas redes sociais. Lembrando que muitos influenciadores digitais já têm um bom prestígio com o público, enquanto outros trazem o peso da área de formação e da experiência profissional que têm, o que só fortalece positivamente uma campanha virtual com eles. Por exemplo, se você tem uma micro ou pequena empresa de suplementos, fechar parceria com educadores físicos ou nutricionistas que são populares na internet é bastante positivo para atrair a atenção dos usuários interessados em esportes e musculação. Por isso, junte-se com o seu departamento de marketing e monte uma lista de criadores digitais que podem agregar valor à divulgação do seu negócio. Como mostrado, o Reels do Instagram é mais que uma simples ferramenta da plataforma. É um recurso interativo que serve não só para o estreitamento da relação com os clientes, mas também para destacar o diferencial do seu negócio, mostrando como ele está antenado com a internet e as novidades tecnológicas e o quanto é acessível e atual. Por isso, comece já a incluí-lo na sua estratégia de marketing digital e surpreenda-se com os resultados que ele trará! Já que comentamos bastante sobre redes sociais neste post, aproveite para conferir algumas dicas importantes para expandir suas vendas por meio do Instagram!
O que é o WhatsApp Business e como ele auxilia nas vendas? Basicamente, o WhatsApp Business é um aplicativo disponível para Android ou iOS que pode ser baixado de forma totalmente gratuita. O objetivo principal dessa ferramenta é facilitar a interação com os clientes. Para isso, o sistema oferece diversas funcionalidades, entre elas, a criação de um catálogo e de respostas automáticas, além de permitir a inclusão de informações sobre a sua empresa. Além do impacto positivo na comunicação entre empresa e clientes, o WhatsApp Business também auxilia o departamento de vendas, especialmente para quem deseja comprar produtos remotamente, sem ter que ir à loja. Utilizando essa ferramenta é possível enviar fotos e condições de pagamento, fazer o cadastro dos clientes, emitir os documentos fiscais e todos os demais processos de vendas. Assim, você abre um leque de possibilidades de atendimento para o cliente, eliminando diversas objeções que atrapalham a venda. Como criar um catálogo no WhatsApp Business? Uma das formas de potencializar as vendas de uma empresa por meio do WhatsApp Business é inserindo um catálogo de vendas. Neste tópico, mostraremos um passo a passo muito simples e intuitivo para criar essa ferramenta. Confira! clique em "Configurações da empresa"; toque no botão “Adicionar produtos ou serviços”; adicione imagens por meio do botão; clique na opção “Nome do produto ou serviço” e adicione um nome ao catálogo; toque na opção “Preço” e adicione o valor dos produtos; no campo “Mais opções” insira a descrição detalhada; por fim, clique na opção salvar. Alguns detalhes precisam ser observados. Inicialmente, no segundo passo, é importante saber se já existem produtos previamente cadastrados. Nesse caso, basta clicar no botão denominado com o sinal de adição (+). Além disso, é importante que você saiba que todo esse processo de criação de catálogo deve ser feito individualmente, ou seja, em cada um de seus produtos. Outra coisa é divulgar esses catálogos para os seus consumidores. Afinal, não adianta seguir todos esses procedimentos sem ter ninguém para mostrar. Para fazer isso, siga os seguintes passos: toque no "Perfil da empresa" no WhatsApp; toque no botão “Ver tudo”, que fica próximo ao catálogo; clique no produto que você deseja enviar e clique no botão “Encaminhar”; por fim, selecione o contato ou grupo a quem deseja transmitir e clique no botão “Enviar". Quais são as boas práticas de utilização dessa funcionalidade? Agora que você entendeu como criar catálogo no WhatsApp Business, mostraremos as boas práticas que você deve adotar para utilizar essa funcionalidade e extrair o máximo de benefícios desse processo. Inclua muitas fotos Primeiro, é importante que você inclua muitas fotos no seu catálogo. O seu cliente precisa entender todos os aspectos dos produtos comercializados pela sua empresa, e, para tanto, é essencial que as imagens demonstrem essas características. Nesse caso, quanto mais fotos você inserir no catálogo, mais eficiente ele será. Mas alguns cuidados devem ser tomados. É fundamental que as imagens sejam o mais realista possível. Ou seja, não reduza muito o tamanho para caber mais fotos e prejudicar a qualidade das mesmas. Outro ponto importante é que as fotos devem demonstrar o produto de forma mais congruente com a realidade. Isso evita que o cliente seja surpreendido com um item que é bem diferente ao chegar às suas mãos. Vale a pena estudar um pouco sobre a melhor forma de inserir as fotos no catálogo. Faça descrições detalhadas As fotos devem ser complementadas com descrições detalhadas sobre os produtos do seu catálogo. Uma pesquisa publicada pelo e-commerce Brasil mostrou que cerca de 80% dos consumidores desistem de fazer compras devido a falta de descrições dos produtos. Mesmo que a sua empresa não seja de comércio eletrônico, é importante ter atenção a esse detalhe, pois, quando o assunto é WhatsApp Business, as regras são muito semelhantes a esse ramo de mercado. As descrições devem conter: cores disponíveis; medidas; formas de utilização; material em que o produto é fabricado; disponibilidade em estoque e todas as outras informações que demonstram as características do produto. Adicione o preço dos produtos Além dos elementos que mencionamos, é necessário incluir outro dado essencial que, na verdade, foge um pouco da simples descrição. Estamos tratando do preço do produto disponível. Deixar de informá-lo é um erro que pode comprometer totalmente o sucesso do seu catálogo do WhatsApp Business. Não há nada mais desagradável do que se interessar por determinado item e não fazer ideia do quanto ele custa. Muitas empresas acreditam que essa estratégia é favorável, pois acreditam que isso levará o consumidor a entrar em contato. Acredite, isso não é nada efetivo. O que realmente acontece é que as pessoas simplesmente fecham o seu catálogo e não voltam mais ao seu estabelecimento. O preço dos produtos é uma informação essencial não somente no catálogo, mas em todo o tipo de divulgação que você fará a partir de agora. Além de evitar que as pessoas abandonem o seu catálogo, incluir o preço também reduzirá a quantidade de pessoas que estão apenas especulando o valor de produtos e não têm vontade efetiva de fazer uma compra. Insira o link para o site ou as redes sociais Por fim, é importante que você também insira o link do seu site, redirecionando o consumidor diretamente para a página de vendas do produto escolhido — ou caso a sua empresa não tenha uma página na internet criada, basta encaminhar para as redes sociais. Esse redirecionamento é essencial, pois o cliente precisa ter opções para fechar a compra de um item. Algumas pessoas esquecem desse detalhe e podem perder vendas quase concretizadas devido ao fato de o cliente não saber como deve agir para adquirir o produto desejado. Quais são as demais funcionalidades do WhatsApp Business? Entendido o passo a passo para criar catálogo no WhatsApp Business e as boas práticas desse processo, é importante conhecer as demais funcionalidades da plataforma. Veja quais são elas! Informações sobre a localização e o contato do negócio Uma das primeiras funções é a possibilidade de criação de uma conta comercial capaz de incluir informações valiosas sobre a sua empresa, tais como: endereço; horários de funcionamento e atendimento; site, redes sociais, e-mail de contato, além de outros dados. Mensagens de ausência e saudação Outra função interessante é a possibilidade de cadastrar mensagens de saudações assim que o cliente faz o primeiro contato. Além disso, você também pode cadastrar o envio de mensagem de ausência para os momentos em que os atendentes estarão fora do seu horário de trabalho. Respostas rápidas Também existe a possibilidade de incluir respostas rápidas para o seu negócio. Por exemplo, cada palavra que o cliente escreve ou seleciona previamente dispara o envio de mensagens cadastradas. Esse tipo de autoatendimento reduz bastante o tempo da sua equipe de atendimento. Afinal, alguns contatos podem ser feitos de forma automática, pois são processos simples, que não demandam a participação e intervenção direta de um colaborador. Etiquetas para a organização de conversas Por meio do WhatsApp Business também é possível organizar as conversas com os clientes utilizando etiquetas coloridas. Assim, você categoriza as mensagens como urgentes ou preferenciais, por exemplo. É possível criar etiquetas com os temas que desejar, sempre de acordo com as suas necessidades. Estatísticas de mensagens O sistema também permite observar estatísticas de mensagens automáticas. Afinal, nem todos os envios são recebidos ou lidos, e você precisa ter atenção a isso na sua estratégia. A plataforma emite relatórios com dados sobre as conversas que foram realizadas com o cliente. Assim, é possível saber quais foram entregues e lidas, além do número de contatos recebidos em determinado período. Essa função é muito útil para verificar a efetividade de uma campanha de marketing utilizando WhatsApp Business. O mais interessante é que esses dados podem ser acessados no app instalado em seu celular. Ou seja, você tem informações precisas e de altíssima qualidade na palma de suas mãos. Botão de conversa nos anúncios Por fim, é possível aproveitar um pouco da integração entre o WhatsApp Business com o Facebook e o Instagram. Os anúncios da sua empresa que rodam em suas redes sociais podem ser integrados com o seu perfil comercial do WhatsApp. Isso acontece com botões que levam os clientes diretamente ao chat com a sua empresa. Essa é uma forma eficiente de fazer um consumidor migrar de um simples anúncio em uma rede social para o contato direto com o seu negócio. Mas tenha cuidado, pois a resposta deve ser feita em, no máximo, 24 horas. Como você pode perceber, além de criar catálogo no WhatsApp Business, essa ferramenta ainda possibilita uma série de funcionalidades muito interessantes, que favorecem o relacionamento com os seus clientes e potencializam as vendas. Gostou deste artigo? Se quiser saber mais sobre o assunto e como implementar este processo na sua empresa, entre em contato conosco!
Contratar influencers é uma alternativa que pode proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Afinal, essas pessoas possuem seguidores em redes sociais e que têm grande tendência a adquirir produtos e serviços de determinado segmento. Nesse sentido, eles são uma grande estratégia de marketing para o seu negócio. Por outro lado, para que essa tática realmente funcione, é essencial que você saiba como contratar essas pessoas. Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo completo sobre o assunto. Nele, apresentaremos como é o trabalho desses profissionais e as formas corretas de contratá-los. Continue lendo! A participação das redes sociais no mercado brasileiro Inicialmente, é importante entender o papel das redes sociais no mercado brasileiro. Elas proporcionaram um grande impacto nos hábitos de consumo das pessoas. Antes mesmo de elas ganharem todo o sucesso que têm hoje, muitos consumidores já tinham certo nível de tranquilidade ao efetuar compras online. Porém, segundo dados divulgados pela revista eletrônica e-commerce Brasil, as redes sociais representaram 21% das vendas realizadas em todo o ano de 2018. Além disso, o levantamento também constatou que 8 em cada 10 visitas em sites ou lojas físicas iniciaram-se em redes sociais. Os números mostram que essa é uma nova forma de vender, que vem alcançando todos os segmentos de mercado. O trabalho dos influencers nesse processo Nesse cenário de grande influência das redes sociais no consumo dos brasileiros, surgem algumas figuras fundamentais. Basicamente, são pessoas com boa capacidade de comunicação que criam perfis em redes sociais, como o Instagram, e oferecem dicas sobre variados assuntos aos seus seguidores com tendência a confiar na opinião dessa pessoa. Esse profissional é chamado de digital influencer. O trabalho dele funciona da seguinte forma: a empresa entra em contato com o responsável pelo perfil, apresenta os seus produtos e serviços e faz uma troca — que pode ser mediante pagamento em dinheiro ou envio de itens para o influencer — para que ele demonstre a marca para os seus seguidores. Os resultados dessa estratégia podem ser muito expressivos. A Influency.me publicou um case de sucesso durante o período de Black Friday. Uma empresa chamada Ikesaki obteve nada mais que 12 mil pedidos em um único dia graças à ação de seus influenciadores. Contudo, não é necessário um grande case de sucesso para entender o poder desse tipo de estratégia para um negócio. Imagine, por exemplo, uma pessoa que possui milhares de seguidores com interesse pelo assunto de acessórios para casa. Esses perfis seguem as dicas do influenciador e confiam na opinião dele. Agora, suponha que você tenha uma empresa que forneça esses produtos e convide o influenciador para uma campanha de marketing em sua loja. Acredite: os resultados podem ser consideráveis. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que você saiba escolher bem os seus influenciadores. Isso é o que demonstraremos no próximo tópico. As formas de contratar influencers para o seu negócio Agora que você entendeu o poder das redes sociais para o consumo de modo geral e como os influenciadores têm um papel crucial nesse processo, mostraremos como você pode contratar esses profissionais. Acompanhe! Conheça bem o seu público-alvo Nenhuma estratégia de publicidade — por mais simples que possa parecer, como distribuição de panfletos na rua — terá efetividade, se você não conhecer a fundo o seu público-alvo. Alguns empresários até fazem isso sem essas definições. No entanto, eles estão simplesmente jogando dinheiro na fogueira e verão pouco ou nenhum resultado em seus esforços. Quando se pensa em contratar influencers para divulgar um negócio, esse conhecimento sobre o público-alvo é ainda mais importante. Isso porque os seguidores desses perfis têm características muito bem definidas, bem como gostos, medos, desejos e anseios semelhantes. Isso pode ser um grande facilitador, mas também um verdadeiro pesadelo para quem não sabe preparar-se para uma campanha de marketing. Por exemplo, imagine uma loja de roupas masculinas ou do setor automotivo — que pode ter um público mesclado, mas a maioria é predominantemente masculino — contratar um influenciador com um público predominantemente feminino. A estratégia seria totalmente fracassada. Os interesses são completamente distintos e, mesmo que existam milhões de pessoas seguindo aquela página, elas não darão muito valor às postagens feitas por essa empresa. Por outro lado, se o mesmo negócio procura um influenciador que dá dicas para homens sobre moda, comportamento e até universo fitness, pode obter grandes resultados com a contratação. O público dos influenciadores já é muito nichado. Isso porque, se uma pessoa encontrou um perfil e decidiu segui-lo, significa que ela tem interesse pelo que está sendo exposto por aquele influencer, tendo a liberdade de abandonar a página assim que desejar. Logo, esse público é muito fiel e convicto de seus interesses. Liste possíveis influenciadores Depois de entender o seu público-alvo e definir o perfil das pessoas que pretende atingir com sua estratégia, você deve listar os possíveis influenciadores que podem ser contratados. Primeiro, é preciso ter em mente que esses profissionais não serão colaboradores do seu negócio, mas, sim, prestadores de serviços. Além disso, é interessante que você tenha várias opções de influenciadores para conseguir negociar boas condições com eles. Não é indicado ter apenas um profissional contratado para fazer divulgações do seu negócio. O ideal é manter dois ou mais, para que você possa abranger o maior número de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Além disso, quando um usuário vê mais de um influenciador que ele segue falando sobre alguma marca, isso tem um efeito ainda maior, potencializando as chances de converter a indicação em vendas. Entre em contato com o influenciador O próximo passo é entrar em contato com o influenciador. Essa é uma etapa a que você deve ter muita atenção, pois é o primeiro passo de um processo de negociação e o início de um relacionamento que pode durar alguns meses. Portanto, seja o mais profissional possível e sempre faça contato pelos canais divulgados pelo próprio influenciador. Geralmente, nos perfis, já existem as formas de contato, que podem ser por meio de um endereço de e-mail ou, até mesmo, mensagens privadas na própria rede social. Analise seus números No primeiro contato, você já deve solicitar que o influenciador envie os seus dados estatísticos de visualizações e engajamento dos seus seguidores. Isso é importante porque nem sempre um grande número de pessoas seguindo um perfil significa que é um público com interesse em determinados assuntos em especial. O que mais deve ser levado em consideração nesse aspecto é a verificação de como as pessoas interagem nas publicações do influenciador, curtindo, comentando ou compartilhando suas postagens. Obviamente, o número de pessoas que segue uma página é algo que precisa ser pesado. Porém, existem casos em que perfis com menos seguidores têm um engajamento maior para determinadas situações. Por exemplo, um influenciador local com algumas centenas de seguidores pode ser mais interessante para promover uma loja física que um perfil com milhares ou milhões de pessoas espalhadas por todo o país. Esse é o tipo de análise que você deve fazer. Procure uma agência de influencer Com o surgimento e aumento da relevância dos influenciadores digitais, surgiram as empresas que agenciam esses profissionais. O papel delas é intermediar, ou seja, ligar o profissional das redes sociais às empresas que precisam dos seus serviços. As agências de influencers podem ser interessantes para que você tenha uma espécie de assessoria na hora de escolher um profissional que esteja adequado ao perfil da sua empresa e que tenha maiores chances de fazer postagens que, efetivamente, retornem em visitas à sua loja física ou online e, finalmente, em vendas. Construa um bom relacionamento Por fim, é importante que você sempre mantenha um bom relacionamento após contratar influencers para divulgar o seu negócio. Isso deve ser visto como uma forma de parceria que, quanto mais tempo durar, mais vantagens pode proporcionar para ambas as partes. Os problemas que podem ocorrer com a contratação equivocada Sem dúvidas, contratar influencers para divulgar uma marca é extremamente interessante. Contudo, fazer isso de forma equivocada pode gerar um efeito totalmente diverso do esperado. Quando você erra na escolha, a imagem da sua marca pode ser prejudicada. Afinal, da mesma forma que as redes sociais têm a capacidade e o potencial de espalhar boas coisas sobre determinados produtos e serviços, também são capazes de disseminar características ruins de empresas e marcas. Portanto, é essencial que você sempre analise com muito cuidado o perfil dos influenciadores que farão parte do sistema de publicidade do seu negócio, principalmente analisando se eles se encaixam com o tipo de público que você pretende atingir. Dessa forma, você evita o gasto de tempo e dinheiro com estratégias ineficientes e, ainda, pode aproveitar de todos os benefícios que os influenciadores trazem para seu negócio. Por fim, podemos concluir que contratar influencers não é uma tarefa tão complexa. O mais importante é saber escolher o profissional correto e, principalmente, analisar os resultados gerados nas publicações e estratégias que foram definidas. Você pode alterar a abordagem, sempre analisando as melhores práticas para que a sua empresa venda mais. Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então, curta a nossa página no Facebook e fique de olho na sua timeline para não perder nenhuma postagem.
O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução da Gobal Compass e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa. Vencendo suas resistências à mudança Você como empreendedor, líder em sua empresa ou profissional liberal enfrenta diariamente desafios num mundo em constante mudança que requerem mais do que expertise técnico. A dinâmica do contexto requer que você aprenda a mudar com frequência a sua mentalidade e forma de agir, evoluindo para formas de agir, pensar e de interação social que sejam mais efetivas e produzam mais impactos. A competência chave no mundo da inteligência artificial é acelerar sua inteligência, aprendendo a mudar frente a novos contextos e desafios, a sua forma de entender o mundo e agir. É isto que alavancará sua empresa, seu time e o seu impacto. Felizmente, os avanços da Economia Comportamental e da Neurociência permitem que você mude esses aspectos com fluidez e efetividade. No curso Vencendo suas resistências à mudança, você vivenciará a melhor e mais efetiva abordagem para realizar mudanças em sua mentalidade, forma de agir e sua influência sobre o seu time e a sua empresa. O curso é baseado na metodologia de um Professor de Harvard - ganhador do Prêmio Tribecca de Inovação Disruptiva, e nas pesquisas de Virgínia Haag - facilitadora do curso - junto aos seus clientes executivos de empresas como WEG, Novartis, AVL, Clariant e empresas de pequeno e médio porte. Se você quer mudar a sua empresa ou tornar o seu time mais efetivo e de maior impacto, você precisa participar deste curso vivencial, baseado em ciência e transformação. É a sua oportunidade para mudar você mesmo, ampliar sua capacidade de realizar projetos mais complexos e de impactar. E para quem é este curso? Profissionais que buscam entender melhor o processo de mudança para transformar seus comportamentos e padrões de pensamento, alcançando estágios de desenvolvimento mais adequados aos tempos atuais. É ideal para pessoas que querem alavancar e/ou realizar mudanças em sua carreira, família e negócios. Quais são os assuntos abordados no curso? Por que mudar é tão difícil para os seres humanos? Por que aprender a mudar é uma competência chave? Somos múltiplos e temos racionalidade limitada Evoluir em Estágios de desenvolvimento é a chave para aumentarmos nosso grau de realização e efetividade O que a Neurociência e a Economia Comportamental nos ensinam sobre a mudança O que significa ser genuinamente humano? Dinâmica em pares: Meu mapa de imunidade à mudança E os benefícios? Realização de mudanças pessoais com efetividade Melhoria da influência nas mudanças em sua organização e times Maior controle emocional Evolução para estágios de desenvolvimentos de liderança mais alinhados com as necessidades do mundo atual Aceleração da sua inteligência evolutiva Qual é o investimento para participar? Para participação do curso em formato totalmente online, o valor da inscrição individual é R$ 190,00. Para mais informações, clique agora mesmo no botão abaixo e solicite uma proposta ao SEBRAE/PE.
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O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução Os 10 As da venda online e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa. Os 10 As da venda online Capacitação + Consultoria Ter uma venda cada vez mais profissional, assertiva e geradora de melhores resultados faz toda a diferença para qualquer empresa. É importante que o processo de venda seja qualificado e com foco em resultados para se ter uma experiência de compra diferenciada e que agregue valor à marca. Se você deseja ter uma venda cada vez mais profissional, assertiva e geradora de melhores resultados, aqui você pode encontrar os 10 passos para alcançar esse objetivo. Essa solução já foi aplicada no Brasil e no Mercosul ajudando gestores e vendedores que desejam ter um modelo de vendas mais eficaz dentro da organização. Programa: Experiência de compra e relacionamento para gerar negócios O que é um modelo de atendimento e de vendas O atendimento e as vendas como um processo O modelo dos 10 As da venda Consultoria Como acontece essa solução? Parte 1: são 5 encontros online de 2h cada, acontecendo em dias alternados, com no máximo, dois encontros por semana; Parte 2: são 2h de consultoria online por empresa participante, após a realização da capacitação. É permitido um número máximo de 20 empresas participantes, e cada uma, terá direito a dois representantes durante o acontecimento da capacitação e das consultorias. Que resultados você pode alcançar ao adquirir essa solução? Processos de venda mais definidos e com foco na geração de resultados; Aumento de ticket-médio; Maior satisfação dos clientes durante a experiência de compra; Incremento de taxa de conversão; Aumento das vendas. E qual é o preço dessa solução? A solução custa R$ 9.500,00 para uma turma de até 20 empresas, com no máximo, 40 participantes.
O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução da Mapee e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa.
O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução BST Recovery 360º e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa. BST Recovery 360º Consultoria + Plataforma A educação tem mudado desde a IV Revolução Industrial. Aspectos como emprego, relações sociais e velocidade de aprendizagem não são mais os mesmos. Dentro dessa realidade, as escolas também precisar trabalhar para mudar, atingir uma visão 360 graus de seus serviços, utilizar a tecnologia correta, preparar seus professores, seus ambientes e seu atendimento. Se sua escola está passando por algum tipo de retração financeira, operacional, de perda de mercado, ou até mesmo da base de alunos, a BST Recovery 360º veio para te ajudar a resolver qualquer um desses problemas. Com essa solução você terá todo o apoio da BST para ter seus processos redirecionados e recuperar sua instituição. Módulos: Método baseado no International Turnaround System Processo de Merge and Aquisition (M&A) Capital Raising: adequação e Book de Investidores Outsourcing estratégico Financeiro – FinPlan Planejamento tributário e formação de Board de decisões Como acontece essa solução? M&A: processos de compra e venda de empresas (lado comprador ou vendedor – buy or sell side). Caso você queira comprar ou vender uma empresa, a BST monta todo o processo de M&A, books financeiros, estatísticas e demonstrativos contábeis. Capital Raising: coleta de dados, montagem de book, check in e check out das demonstrações contábeis, perspectivas de mercado e apresentação de investidores. FinPlan – Planejamento Financeiro: montagem de gestão de fluxo de caixa, orçamento anual, gestão da inadimplência e outsourcing estratégico financeiro. TaxPlan – Planejamento Tributário: recuperação tributária e conciliação de dívida tributária e planejamento tributário para EAD. Que resultados você pode alcançar ao adquirir essa solução? Crescimento organizacional Aumento da receita operacional líquida Desverticalização das fontes de receita Incremento tecnológico da Instituição Solidez financeira Crescimento empresarial E qual é o preço dessa solução? MÓDULO VALOR M&A R$ 5.000,00 + 2,5% do montante do negócio. (Pequenas Empresas) Capital Raising R$ 5.000,00 + 1,5% do montante. FINPlan – Planejamento Financeiro 5.000,00 TaxPlan – Planejamento Tributário 15.000,00 (Pequenas empresas com passivo até R$ 1 milhão) Você pode adquirir apenas um, ou quantos módulos desejar.
O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução BST Expand 360º e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa. BST Expand 360º Consultoria + Plataforma A educação tem mudado desde a IV Revolução Industrial. Aspectos como emprego, relações sociais e velocidade de aprendizagem não são mais os mesmos. Dentro dessa realidade, as escolas também precisar trabalhar para mudar, atingir uma visão 360 graus de seus serviços, utilizar a tecnologia correta, preparar seus professores, seus ambientes e seu atendimento. Se você deseja expandir sua Instituição de Ensino, a BST Expand 360º veio para te ajudar a alcançar esse objetivo. Através da aplicação de metodologias ágeis agregadas a plataformas tecnológicas e financeiras voltadas para o crescimento do mercado, você vai ficar por dentro das melhores práticas atuais de metodologias educacionais, e também, das ações mercadológicas do momento. Módulos: MercExpand: Consultoria de Expansão PlanProduct: Expansão de Portfólio Educacional GrowthPlan: Expansão de portfólio existente e novos produtos Outsourcing Full Service: A BST faz todo o serviço de EAD na sua Instituição Como acontece essa solução? MercExpand: estratégia de crescimento mercadológico baseada em produtos existentes e sem necessidade de mudança. PlanProduct: definição de portfólio, geração de estratégias de precificação, de produto e de parcerias. GrowthPlan: uso de DataScience para definir métricas de crescimento e acúmulo de margens de contribuição. Outsourcing Full Service: a BST faz a gestão da Instituição como um todo, gerando crescimento, treinando profissionais e fazendo os projetos de inovação em EAD. Que resultados você pode alcançar ao adquirir essa solução? Crescimento organizacional Aumento da receita operacional líquida Desverticalização das fontes de receita Incremento tecnológico da Instituição Solidez financeira Crescimento empresarial E qual é o preço dessa solução? MÓDULO VALOR MercExpand R$ 5.000,00 PlanProduct 5.000,00 GrowthPlan 5.000,00 Outsourcing Full Service O Custo é de R$ 20,00 por aluno da base renovável da Instituição. Você pode adquirir apenas um, ou quantos módulos desejar.
Se as metas de vendas da sua empresa não estão sendo alcançadas conforme desejado, talvez o problema não esteja no seu produto ou serviço em si, e sim na forma como ela está se comunicando com o cliente ou mesmo na escolha das estratégias de marketing. Pensando nisso, a BR Management Consultoria desenvolveu uma solução EXCLUSIVA, amplamente testada e validada no mercado junto a empresários dos mais diversos setores/segmentos/portes empresariais, que permitirá a você, empresário, evitar perder tempo e dinheiro com ações de comunicação e de marketing ineficazes. Essa solução será entregue sob a combinação de consultoria, em um primeiro momento, e uma assessoria empresarial, em um segundo momento, conforme as etapas abaixo descritas: ETAPA 1 - Diagnóstico de Comunicação & Marketing e Consultoria de Posicionamento Mercadológico Na 1ª etapa do trabalho, será realizado um diagnóstico aprofundado nas ações e nas estratégias adotadas pela empresa em cada uma das dimensões abaixo: Uma vez finalizado o diagnóstico, serão apresentadas e validadas junto aos Diretores e Gestores da empresa as primeiras recomendações de melhorias nestas duas dimensões, bem como será realizado um trabalho de reposicionamento mercadológico, utilizando os conceitos e melhores práticas de inteligência de mercado. ETAPA 2 - Assessoria Organizacional Nesta fase, a empresa contará com a Assessoria da equipe da BR Management para a implementação de cada uma das ações priorizadas na fase anterior, sejam alusivas ao diagnóstico organizacional ou ao momento do posicionamento mercadológico. Portanto, se você é empresário e deseja evitar perder tempo e dinheiro com estratégias de comunicação e de marketing no seu negócio, clique agora mesmo no botão abaixo e solicite uma proposta do SEBRAE/PE para a solução Comunicação & Marketing para Resultados (CM4R).
O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução APS Tecnologia e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa. APS Tecnologia Consultoria + Mentoria Ter um modelo estruturado de gestão, baseado na sazonalidade, necessidade, momento e com uma análise de resultados, faz toda a diferença para o sucesso do negócio. Se você deseja aumentar de forma positiva seus números, com uma atuação multisetorial, com a ajuda da tecnologia ao seu lado e com mais assertividade no seu escopo, vem saber um pouco mais sobre a APS Tecologia! Programa: Análise e diagnóstico Planejamento Execução Entrega Como acontece essa solução? Durante as consultorias, serão trabalhados pontos como: análise de riscos e oportunidades, elaboração do Plano de Mudança, estruturação da gestão da mudança e apoio no administrativo/gestão, monitoramento, análises, ajustes, formatação de processos, planejamento estratégico, criação de modelo estruturado de gestão e atuação, identificação de gaps, excessos e otimização de investimentos. Que resultados você pode alcançar ao adquirir essa solução? Estabilidade Estrutura Retorno de investimentos E qual é o preço dessa solução? A solução custa R$ 180,00 por hora se aplicada de forma online ou presencialmente na cidade do Recife.
Afinal, como tirar fotos para o Instagram? Se você já se deparou com essa dúvida, certamente já sabe que essa rede social é extremamente visual. Mesmo que exista a possibilidade de incluir textos e vídeos, as fotos dominam a plataforma. Na verdade, ela foi construída para isso e os demais tipos de conteúdo foram sendo incluídos com o tempo. Portanto, saber como tirar fotos para Instagram é essencial para atrair a atenção do seu público e criar um bom nível de interação com eles. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como você pode tirar ótimas fotos para fazer o seu perfil no Instagram bombar. Confira! 1. Aproveite a iluminação natural A iluminação é um aspecto fundamental em qualquer tipo de fotografia. Você já deve ter percebido que fotógrafos profissionais raramente fazem o seu trabalho em locais poucos iluminados. Muitos carregam consigo seus próprios refletores para garantir que suas fotos terão o máximo de qualidade. Quem utiliza o Instagram como ferramenta de divulgação também precisa ter cuidado com esse elemento. Você até pode comprar algum tipo de refletor mais simples, como os que existem no mercado atualmente, porém a luz natural pode proporcionar um diferencial invejável para suas fotos. Portanto, sempre que possível, aproveite esse benefício incrível que a natureza proporciona para quem trabalha com Instagram. O melhor de tudo é que a iluminação natural é de graça e você precisa apenas aprender a posicionar a sua câmera no melhor local para aproveitar essa luz. O ideal é que você sempre fique a favor da iluminação. Ou seja, a luz deve vir por trás da câmera. Nunca aponte suas lentes para nenhum tipo de iluminação, seja ela natural ou artificial. Isso pode prejudicar muito mais do que ajudar. 2. Invista em uma câmera de qualidade Se você utiliza o Instagram como uma ferramenta de negócios é preciso ter em mente a necessidade de desenvolver um perfil profissional para sua empresa. Para tanto, não há como fazer isso sem utilizar uma câmera de qualidade. Não precisa ser, necessariamente, uma ferramenta profissional — que pode chegar a custar de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00. Atualmente, alguns smartphones são capazes de fazer fotografias com a qualidade equivalente à de uma câmera profissional. Obviamente, eles não realizam algumas manobras mais complexas, como fotos embaixo da água ou com grande movimento. Existem algumas limitações, porém, para tirar fotos paradas um bom smartphone pode ser a solução perfeita. A grande vantagem é que esse equipamento pode ser utilizado com outras finalidades dentro da empresa. Com seu smartphone você pode gerenciar o seu perfil no Instagram, atender seus clientes e aproveitar todos os benefícios que essa brilhante invenção pode proporcionar. 3. Teste diferentes ângulos para a foto A fotografia é vista por muitos como uma arte e isso não é nem um pouco exagerado. Saber tirar uma foto de qualidade e aproveitar ao máximo todo o ambiente, de fato, é um trabalho de artistas. Porém, você pode fazer algo semelhante dentro de suas limitações, sejam elas relacionadas à experiência com fotografia ou com a própria câmera que utiliza para tirar as fotos para Instagram. Para tanto, você pode testar ângulos diferentes para suas fotos. Use e abuse dessa dica. Mesmo que você tenha que dedicar muito tempo tirando fotos diferentes para o mesmo produto, vale a pena fazer esse teste de ângulo para que o retrato possa demonstrar todas as características da sua mercadoria. Para entender a importância de escolher vários ângulos é necessário que você se coloque no lugar do seu cliente. Tenha em mente que os seus consumidores não estão vendo os produtos ao vivo, tampouco têm a possibilidade de tocar neles. O seu papel, portanto, é tirar uma foto que seja capaz de mostrar o seu produto ao consumidor fazendo com que ele consiga enxergar todas as suas nuances e os seus detalhes. Se necessário, poste fotos de vários ângulos de um mesmo produto para que o cliente possa analisar a fundo o item que deseja adquirir. Algumas pessoas erram nesse aspecto e colocam fotos com pouca amplitude em relação ao ângulo, acreditando que o cliente vai fechar a página e correr na sua empresa para ver o item de perto. Acredite, isso não vai acontecer! Você precisa despertar o interesse da pessoa dentro do próprio perfil do Instagram e isso é feito por meio das fotos tiradas de um bom celular, como iluminação adequada e de diversos ângulos diferentes. 4. Utilize o enquadramento adequado O enquadramento também é algo muito importante de ser observado. Isso interfere demais na qualidade de suas fotos para Instagram. O principal é que é tão fácil de fazer que não justifica postar fotos desenquadradas no seu perfil. Se você utilizar um smartphone para fazer suas fotografias é interessante manter o equipamento estável antes de clicar no botão para capturar a imagem. Dessa forma, você consegue enxergar como aquela foto vai ficar enquadrada e poderá manter o produto sempre no meio, independentemente do ângulo em que ele está sendo visto. 5. Crie fundo infinito improvisado O fundo infinito é uma estratégia muito interessante para fotografias a serem inseridas no seu Instagram. Essa técnica passa um aspecto de muito profissionalismo, o que conta pontos a favor de sua empresa. O foco principal dessa estratégia é destacar o produto atraindo a atenção do usuário diretamente para ele. A técnica evita que a pessoa tenha distrações no momento em que visualizar a imagem principal que foi capturada, que nesse caso seriam seus produtos. Criar um fundo infinito é muito simples. Isso pode ser feito com um pano branco ou até mesmo um pedaço de papel posicionado atrás do produto. É importante que esse acessório fique totalmente dentro do enquadramento da foto. Não permita que nenhum detalhe fora desse pano branco ou papel saia na sua fotografia, pois isso pode colocar toda a estratégia do fundo infinito a perder. Além disso, gerará distração no cliente. Essa falha demonstra certa falta de profissionalismo, fazendo com que as pessoas percam o interesse em seus produtos ou serviços. 6. Utilize o Canva para editar as fotos A edição de fotos é uma etapa que pode ser bastante desafiadora para um empresário que não é fotógrafo profissional. Entretanto, existe uma ferramenta que funciona totalmente online e que pode ajudar muito nessa tarefa. Antes, é importante que você entenda que as suas fotos do Instagram precisam ser editadas antes de postar. É necessário que você padronize as suas publicações, e isso é muito simples de fazer quando você pode contar com uma plataforma online que disponibiliza modelos pré-programados e totalmente editáveis de postagens em diversas redes sociais. Essa ferramenta se chama Canva. Com ela é possível acessar a plataforma de forma totalmente gratuita, porém, nesse caso, existem algumas limitações quanto a forma de downloads e até mesmo a utilização de alguma de suas funções. Se você deseja criar um perfil profissional no Instagram vale a pena pagar pela assinatura da plataforma para utilizar todas as vantagens incríveis que ela pode proporcionar. Assim, você economiza dinheiro com edição e terá um aspecto profissional em suas postagens. 7. Tenha cuidado com a limpeza da câmera do celular Pode parecer bobagem, mas é muito comum que as pessoas não consigam tirar fotos com qualidade devido a sujeiras na própria câmera do celular. Em alguns casos, quando se trata de algum cisco, por exemplo, é mais fácil identificá-lo, porque ele fica totalmente evidente em uma parte da tela. Porém, sujeira que embaça a câmera do celular muitas vezes não é percebida, principalmente quando você está aproveitando a luz do dia para tirar a foto e o sol acaba embaçando um pouco a tela do smartphone. Por isso, desenvolva o hábito de sempre passar uma flanela limpa na câmera do seu celular antes de começar uma sessão de fotos. Isso evitará que a sujeira prejudique a qualidade das capturas. 8. Prefira cenários neutros Outra dica interessante para tirar fotos para Instagram com qualidade é dar preferência para cenários neutros. Dessa forma, você consegue fazer imagens padronizadas e de forma mais simples. Quando você começar a trabalhar com as fotos para o seu perfil no Instagram, pode se sentir tentado a fazer coisas diferentes, escolher cenários e ângulos distintos para fazer as imagens. Evite esse tipo de coisa e sempre lembre-se que o simples é a melhor opção quando o assunto é rede social. 9. Utilize filtros para favorecer pontos fortes Atualmente existem diversos filtros que são inseridos naturalmente pelo Instagram ou até mesmo em alguns softwares específicos. Esses elementos podem ser utilizados para favorecer alguns pontos fortes dos seus produtos. Porém, é importante que você use essas funções com cautela e evite sobrecarregar a fotografia e tirar a atenção daquilo que realmente importa, que é o seu produto. Se você seguir essas 9 dicas práticas para tirar fotos para Instagram, certamente terá uma grata surpresa ao ver o aumento no número de seguidores e, principalmente, de engajamento do seu público-alvo. Isso facilitará o seu processo de marketing e contribuirá para a melhoria nas vendas. Gostou das nossas dicas? Que tal continuar aprendendo sobre essa plataforma incrível? Então, confira o nosso artigo sobre como vender pelo Instagram.