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Inovação | INOVAÇÃO
Tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais

O aceite de pagamentos por meios digitais permite aumentar a satisfação dos clientes e gerar mais lucratividade para a empresa.

· 23/11/2021 · Atualizado em 23/11/2021
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As novas tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais têm se tornado uma ótima opção para os negócios que desejam melhorar o seu fluxo de caixa e que pretendem garantir mais benefícios para os clientes da empresa. Isso acontece porque, ao oferecerem novas formas de quitação, as empresas conseguem atrair mais consumidores.

Da mesma forma, torna-se possível aumentar a satisfação do público-alvo com a sua marca. Por sua vez, esse resultado colabora para a geração de mais lucratividade para o empreendimento e para a elevação da credibilidade diante do mercado de atuação.

Quer entender melhor as novas tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais e como é possível implementá-las em sua organização? Então, continue a leitura do artigo! Vamos lá?!

Quais são as maiores tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais?

Chegou a hora de você conhecer as maiores tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais que vão otimizar as estratégias financeiras do seu empreendimento. Confira a seguir! 

Pix

O Pix é um meio de pagamento feito de forma instantânea. Com ele, é possível transferir valores entre contas em apenas poucos segundos, seja por meio de contas correntes, seja por meio de contas de pagamento pré-pagas, seja por meio de uma conta poupança.

Aceitá-lo no seu negócio é uma prática extremamente interessante para quem deseja otimizar a transferência eletrônica instantânea de uma maneira segura e rápida. Além disso, esse sistema também permite que você receba o dinheiro na mesma hora em que ele é transferido, sem que haja a necessidade de se preocupar com o troco, por exemplo.

Os custos da ferramenta são menores do que os dos meios de pagamento tradicionais, trazendo também mais facilidade com a integração de softwares de automação. Por esses e outros motivos, o Pix é considerado uma forma de pagamento muito conveniente para o comércio eletrônico, visto que é possível acelerar o processo de envio da mercadoria e facilitar o gerenciamento do estoque e a logística dos produtos. 

Para implementá-lo, é preciso seguir apenas alguns passos:

  • defina em quais instituições financeiras e por quais contas você deseja receber o pagamento; 
  • verifique qual será o método de recebimento do Pix (e-mail, CNPJ, chave aleatória, telefone celular ou QR Code);
  • lembre-se de que se você fizer uso de um sistema de automação, deve fazer a integração do Pix com os seus sistemas por meio da API Pix, que facilita a conciliação de pagamento e a geração do QR Code;
  • treine a sua equipe para utilizar o recurso da forma correta;
  • informe aos seus clientes que o seu empreendimento aceita o pagamento via Pix. 

Maquinetas com aproximação

Com a busca de uma maior praticidade para o dia a dia, as maquinetas com aproximação têm se tornado uma tendência cada vez mais utilizada no que tange a pagamentos digitais. A expectativa, inclusive, é de que elas continuem sendo cada vez mais empregadas em 2022.

Basicamente, essas ferramentas usam a tecnologia NFC (Near Field Communication), a qual permite trocar informações entre dispositivos a partir da aproximação, sem haver necessidade de fios ou de conexão wireless. Essa forma de pagamento já é realidade com o uso de smartphones, relógios, pulseiras, cartões com chips etc. Para efetivá-la, basta aproximar o cartão com chip NFC, por exemplo, de uma maquineta com aproximação.

Esse processo permite agilizar a fila de caixa nos estabelecimentos, deixando tudo mais célere. Isso porque o cliente não precisará digitar a senha e nem inserir o cartão na maquineta para finalizar a compra. A medida, é claro, torna-se um benefício a mais tanto para o público, que não fica muito tempo esperando na fila do caixa, quanto para a empresa, que consegue agilizar as demandas do estabelecimento. 

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é um serviço que permite enviar e receber transferências e pagamentos entre os usuários do app. Para utilizá-lo, é preciso fazer um cadastro no aplicativo em um dos bancos que estão participando do sistema. Dessa forma, o usuário pode efetuar operações sem que haja a cobrança de taxas. Além disso, é permitido verificar o status da transferência pelo WhatsApp.

Essa funcionalidade está habilitada por meio do Facebook Pay, um método seguro autorizado pelo Banco Central. Assim, é possível fazer pagamentos no grupo de aplicativos do Facebook, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Por enquanto, esse sistema só está disponível para a transferência entre pessoas físicas. Mas a expectativa é de que, em um futuro próximo, seja possível realizar também os pagamentos para pessoas jurídicas (empresas). 

Então, não deixe de acompanhar as novidades do WhatsApp Pay para implementá-lo no seu negócio assim que ele for disponibilizado. Com certeza, essa estratégia trará vantagens para o seu empreendimento, pois ela é considerada uma das tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais mais interessantes.

Inclusive, como, cada vez mais, tem aumentado o número de pessoas que fazem uso desse aplicativo no celular, ficará ainda mais fácil para elas a realização do pagamento de suas compras sem grandes complicações. Desse modo, há o famoso "ganha-ganha".

Pagamentos In-App

Com as mudanças que vêm acontecendo no país e no mundo, as formas de consumo vêm sofrendo alterações também. Ou seja, muitas pessoas migraram das compras em estabelecimentos físicos para as feitas online. É nesse sentido que os e-commerces e os serviços on-demand (sob demanda) ganham cada vez mais espaço no dia a dia da população.

Isso significa que se antes os sites eram os que mais dominavam as vendas online, agora os aplicativos têm se tornado os queridinhos dos consumidores. O pagamento In-App tem sido, então, uma tendência. Por meio dessa ferramenta, você poderá oferecer melhores soluções para o seu cliente, com opções de customizar formulários de pagamento, fazendo com que a pessoa possa efetivar a compra por meio de um cartão de crédito ou de débito, por meio de um boleto bancário, entre outros. 

Além disso, essa funcionalidade também permite extinguir os desagradáveis redirecionamentos que aconteciam em muitas páginas dos sites de e-commerce na hora de concluir a compra. A medida possibilita atender às necessidades dos seus clientes de forma mais rápida e independentemente do local em que eles estejam. 

Carteiras digitais

As carteiras digitais são consideradas soluções que conseguem reunir informações financeiras e de pagamentos dos seus clientes em um único local. Por meio delas, o consumidor consegue realizar diferentes tipos de transações, sem haver a necessidade de uma carteira física.

Uma das grandes tendências da carteira digital é ofertar o serviço de cashback, em que uma porcentagem do valor pago na compra de um produto volta para a conta do cliente. Outra opção é a disponibilização do serviço de investimento, de modo que é possível gerar rendimentos a partir de uma quantia deixada em sua conta, de maneira segura e sem haver riscos.

Outras carteiras digitais muito conhecidas das pessoas são o Google Play e o Apple Play, por exemplo. Elas permitem que se tenha informações de pagamento armazenadas nesses softwares, sem que seja preciso fazer diversos cadastros em sites de compra online. Nesses casos, basta selecionar a opção de pagar com determinado aplicativo para finalizar a compra.

Os meios de pagamento por carteiras digitais são aceitos tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. No caso dos estabelecimentos físicos, essa funcionalidade é acessível por meio dos smartphones com aplicativos da carteira digital.

Assinatura digital

Com o crescimento de cursos online e de outras formas de compras pela internet, foi aberto um espaço para uma novidade na forma de pagamento: as assinaturas digitais. Dessa maneira, quando um cliente assina um plano ou um pacote, é feito um pagamento mensal automático durante um determinado tempo. Além disso, há a possibilidade de fazer uma renovação constante, sem previsão para o término. 

Essas assinaturas trazem mais vantagens para o consumidor que deseja ter descontos na aquisição de um produto ou de um serviço do seu interesse, por exemplo. Isso porque os pacotes anuais trazem uma maior segurança para a empresa e para as pessoas que desejam garantir benefícios a mais em suas aquisições. Essa medida também é uma forma de possibilitar que o empreendedor consiga reter a clientela no seu negócio.

Biometria, comando de voz e reconhecimento facial

Os pagamentos e as transações por comando de voz, por biometria e por reconhecimento facial trazem uma nova interface aos aplicativos dos smartphones. Ou seja, são, basicamente, uma maneira de autenticar os pagamentos por meio do leitor digital do aparelho, sem a necessidade de usar senhas.

Alguns desses procedimentos já são realidade e a tendência é de que eles sejam cada vez mais requisitados pelas empresas. Isso traz grandes benefícios para as compras digitais, que acontecem de forma segura e eficiente. 

Como implementar as formas de pagamento na empresa?

Agora que você já viu quais são as tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais, é preciso saber como implementar essas estratégias no seu negócio. Para tanto, você deverá contar com uma empresa que auxilia os empreendedores na gestão e no crescimento dos seus negócios.

Assim, será possível saber como ofertar as mais variadas formas de pagamento no empreendimento, de maneira simples e fácil, gerando ainda mais credibilidade para o estabelecimento e para os clientes. 

Além disso, as tendências para o aceite de pagamentos por meios digitais possibilitam uma melhora dos resultados do empreendimento, seja para atrair mais público, seja para melhorar a credibilidade da marca, seja para otimizar o fluxo de caixa, entre outros. Então, se o seu objetivo for garantir o sucesso do seu negócio, não deixe de seguir todas as dicas que listamos ao longo do artigo. 

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