this is an h1

this is an h2

Mon Jan 31 17:54:01 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Veja como aproveitar 7 tendências da produção de conteúdo em vídeo

Veja como é possível atingir o seu público-alvo por meio de conteúdos em vídeo que ajudam a engajar e atrair os clientes.

· 31/01/2022 · Atualizado em 31/01/2022
Imagem de destaque do artigo

O conteúdo em vídeo tem se tornado um recurso cada vez mais explorado pelas empresas que desejam destacar-se no mercado de atuação. Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível alcançar o seu público-alvo de forma mais direta, visto que o universo audiovisual já faz parte da vida de muitas pessoas.

Assim, ao explorar esse tipo de conteúdo no seu empreendimento, principalmente por meio de redes sociais, conseguirá engajar ainda mais os consumidores, fazendo com que eles interajam com sua marca e, consequentemente, se tornem clientes fiéis do empreendimento. 

Quer entender melhor sobre as tendências de produção de conteúdo em vídeo? Então, confira os tópicos a seguir. Boa leitura!

Confira 7 tendências de conteúdos em vídeo

Com a tecnologia na palma da mão, é preciso ficar atento a todas as novidades de conteúdo em vídeo para conseguir explorar os melhores recursos em sua organização. Para entender melhor quais são essas tendências, continue a leitura! 

1.SEO para vídeos

Todas as empresas e pessoas que produzem conteúdos desejam fazer com que eles alcancem um maior número de pessoas. Mas, para que isso se torne realidade, é preciso investir em estratégias de SEO para vídeos, pois, dessa forma, os conteúdos conseguem atingir o público certo. 

Atualmente, existem algumas recomendações que ajudam a incluir o SEO nos vídeos corretamente. Entre elas, estão as seguintes:

  • inclua palavras-chave no título, no nome do arquivo e na descrição; 
  • insira tags importantes e que estejam relacionadas com assunto do material;
  • coloque imagens em miniatura nos seus vídeos;
  • adicione o closed caption e as legendas para que seja possível melhorar a experiência das pessoas que assistem o material;
  • faça a transcrição do conteúdo na descrição;
  • estimule a interação por meio dos comentários e peça para que os usuários compartilhem e curtam o material. 

2.Vídeos curtos

Com a ascensão do TikTok, os vídeos curtos se tornaram cada vez mais populares. A partir dessa mesma tendência, o Reels foi lançado pelo Instagram e tem engajado diversos usuários a interagir nessa rede social. O melhor de tudo é que essa estratégia de marketing tem um alcance muito maior do que as postagens estáticas nas mídias digitais, pelo fato de os vídeos se tornarem virais em pouco tempo.

Quanto mais presente você estiver nesses canais de comunicação, utilizando recursos que são tendências do momento, maiores serão as chances de o seu empreendimento conseguir se destacar no mercado de atuação. Por isso que essa tendência não pode ficar de fora das empresas que desejam atrair cada vez mais consumidores para o seu negócio. 

3.Storytelling na criação de roteiros

Essa é uma estratégia realizada por meio de uma narrativa, que permite potencializar o engajamento da audiência. Por isso, na hora de elaborar o conteúdo em vídeo da sua marca, é importante utilizar storytelling para criar os roteiros.

Nessa ação, não é indicado falar sobre os produtos ou serviços, mas contar histórias que atraiam a atenção de consumidores, com ajuda de elementos textuais e visuais. O seu objetivo é evidenciar os valores, propósitos e demais aspectos relevantes do empreendimento. 

4.Vídeo sem som

Você sabia que os vídeos sem som também podem ajudar na sua estratégia de marketing? É verdade! Por meio de recursos como closed caption e legendas, conseguirá aumentar as visualizações dos conteúdos publicados nas redes sociais da companhia.

Essa é uma tendência de conteúdo ideal para promover a acessibilidade digital e possibilitar que o seu público consuma os materiais em locais em que não é permitido fazer barulho. Dessa forma, as pessoas podem assistir à gravação quando quiserem, sem precisar incomodar outros indivíduos.

Entre os tipos de conteúdo que podem ser utilizados por meio desse formato, estão:

  • tutoriais;
  • notícias;
  • receitas etc.

Contudo, para que consiga fazer com que os vídeos sejam bem aceitos e gerem engajamento em suas plataformas digitais, é preciso que aposte na originalidade. Você deve saber utilizar bem infográficos, imagens, transcrições automáticas, entre outros recursos que possibilitem uma melhor compreensão do conteúdo. 

5.Video 360°

Os vídeos 360º, também conhecidos como vídeos esféricos ou vídeos imersivos, é um tipo de conteúdo que possibilita à pessoa decidir qual o melhor ângulo da imagem para ela visualizar a gravação. Para fazer essa filmagem, é preciso utilizar uma câmera omnidirecional ou mais de uma câmera, além de um player que tenha suporte para conteúdo imersivo e software de edição específico.

Esse tipo de conteúdo em vídeo permite apresentar imagens com muitos detalhes, com diferentes pontos de uma mesma cena. Além disso, as filmagens apresentam uma continuidade, mostrando como determinado objeto se comporta em movimento, com a interação de uma pessoa ou com alguma fonte de luz. 

6.Live commerce

O live commerce, também chamado live shopping, tem se tornado uma tendência cada vez mais forte entre as empresas. Isso porque ele consegue, por meio de transmissão ao vivo na internet, mostrar as funcionalidades de cada produto, na prática. A partir disso, é possível direcionar o consumidor para o canal de finalização da compra, seja por meio de QR Code, seja por links que ficam disponíveis na tela.

Com a união do live streaming e do comércio eletrônico, essa estratégia permite gerar um maior engajamento do público e o crescimento das vendas. Isso acontece devido ao aumento da dinâmica de interação da empresa com os consumidores que, geralmente, contratam influenciadores digitais para tirar as dúvidas e interagir com o público em tempo real. 

7.Eventos online

Os eventos online também têm se tornado tendência na produção de conteúdo em vídeo. Isso porque eles ajudam a reduzir os custos operacionais com deslocamento, transporte e alimentação, por exemplo. Da mesma forma que permitem atingir consumidores de diferentes locais do país e do mundo.

Assim, os usuários conseguem assistir aos conteúdos que sua empresa está disponibilizando de forma simples e prática, sem nenhum custo adicional. Para isso, basta que eles façam inscrições online em suas plataformas digitais. Essa estratégia também é fundamental para que o empreendimento mantenha uma relação ainda mais forte com o seu público.

Confira dicas de como utilizar o conteúdo em vídeo no seu negócio

Além de descobrir quais são as principais tendências de conteúdo em vídeo, é preciso saber como utilizá-las no seu negócio. Pensando nisso, preparamos os tópicos a seguir. Confira! 

Tenha uma câmera de qualidade

Ter uma câmera de qualidade é fundamental para que os seus vídeos saiam com uma boa resolução de imagem. Para isso, o ideal é que sua resolução seja full HD. Além disso, não esqueça que os equipamentos que possuem tela móvel também costumam facilitar o seu trabalho na hora da gravação e, principalmente, quando você não tiver ajuda de outra pessoa para realizar a filmagem. 

Conte com uma boa iluminação

Além de investir em uma boa câmera e contar com um roteiro excelente, é preciso que o cenário esteja com uma iluminação adequada para filmagem. Isso porque, quando o vídeo está pouco iluminado, é possível que fique mais difícil de as pessoas compreenderem o que se passa nas imagens. Dessa forma, pode haver prejuízo para compreensão da sua estratégia de comunicação visual. 

Isso pode fazer com que perca a credibilidade dos seus trabalhos de filmagem, como também poderá diminuir o interesse do seu público em assistir à gravação, por demandar grande concentração e esforço visual. Por isso, é importante ficar atento a alguns pontos de iluminação, como luz externa e interna do ambiente. 

Você também não deve esquecer de verificar os tipos de equipamentos de iluminação que são mais apropriados para sua gravação. Entre eles: softbox (luz difusa e suave), sun gun (luz intensa), ring light (luz fluorescente circular), painéis de led (emite luz forte, por meio de várias lâmpadas pequenas) etc.

Use uma linguagem adequada ao público

Usar uma linguagem adequada para o seu público também é uma dica essencial para conseguir produzir conteúdo em vídeo de qualidade. Ao realizar a filmagem que esteja de acordo com o perfil da sua clientela, aumentará as suas chances de chamar a atenção dos consumidores para a empresa. Isso porque os clientes se sentirão representados pela sua marca, o que também aumenta as chances de cada vez mais pessoas desejarem efetivar a compra de um produto ou serviço no empreendimento. 

Como você pode perceber ao longo do artigo, saber como aproveitar as tendências de produção de conteúdo em vídeo é indispensável para o sucesso no seu negócio. Por isso, você não pode esquecer a importância de investir em SEO para vídeos, vídeos curtos, storytelling na criação de roteiros, vídeo sem som, vídeo 360° e eventos online. 

Além disso, fique atento às dicas para uma boa produção de conteúdo em vídeo, como ter uma câmera de qualidade, contar com uma boa iluminação e usar uma linguagem adequada ao público. Dessa forma, ficará mais fácil engajar os consumidores a interagirem com sua empresa e a finalizarem a compra no estabelecimento. Além disso, conseguirá fazer com que o negócio seja cada vez mais reconhecido no mercado de atuação.

Gostou das informações que elaboramos para você? Então, segue nosso perfil no Instagram e fique por dentro de outras tendências e dicas que vão ajudar no crescimento do seu negócio. Não perca essa chance!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora