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Mercado e Vendas | VENDA
Conheça aqui as principais tendências no varejo de moda!

As tendências no varejo de moda já estão batendo às portas dos empresários. Veja quais são elas e evite ficar para trás e perder espaço para a concorrência.

· 21/10/2021 · Atualizado em 21/10/2021
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As tendências no varejo de moda já podem ser percebidas por alguns empresários. Muitos, contudo, acabam negligenciando a importância dessa observação, acreditando que apenas grandes marcas e indústrias devem se preocupar com a questão.

Justamente aqui é que notamos um grande erro. Afinal, em um universo cada vez mais digitalizado e integrado, as tendências chegam para todos em tempo real. Não existe mais essa ideia de que uma novidade é aplicada apenas aos "grandes tubarões" de um setor.

Foi pensando nisso que nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos as principais tendências no varejo de moda para você se atualizar e ficar atento a essas novidades. Continue lendo!

Como está o varejo de moda atualmente?

O segmento de varejo de moda está passando por uma grande mudança, especialmente graças à pandemia do novo coronavírus. Ela não afetou apenas os produtos que consumimos, mas também a forma como interagimos com as marcas.

Assim, vemos peças mais despojadas e focadas na liberdade e no conforto ganhando espaço, principalmente a partir do momento em que muitas pessoas passaram a trabalhar de casa. Contudo, percebemos fortemente também uma ideia que já existia no setor de que o vestuário não é um mero utilitário, mas uma forma de expressar a sua personalidade e a sua individualidade.

Logo, a expressão estética continua sendo algo muito importante para o consumidor do varejo de moda. Além disso, a pandemia trouxe uma tendência muito forte, fazendo com que as pessoas passassem a se relacionar com as marcas de forma digital.

Quais são as maiores tendências dentro do varejo?

Quando se fala em tendências no varejo de moda, é importante ter em mente que ainda estamos vivendo os reflexos da pandemia. Logo, alguns processos continuarão existindo, especialmente quando o assunto envolve atendimento online e compras em e-commerce.

Além disso, temos outras tendências que afetam os padrões de consumo, bem como a gestão das empresas. Nesse caso, podemos destacar os pontos elencados a seguir.

Potencialização nas vendas do e-commerce

O e-commerce é um tipo de negócio que já existe há anos. Contudo, muitas pessoas tinham certo receio em fazer compras online, por mais seguro que esse tipo de transação seja. Porém, com a pandemia, essas objeções caíram por terra. Afinal, a ideia de comprar algo utilizando um smartphone ou um computador se tornou comum para a grande maioria.

Logo, é provável que o setor de e-commerce seja ainda mais explorado nos próximos anos. Só para você ter uma ideia, as vendas nesse formato cresceram cerca de 22% no ano de 2021, alcançando o expressivo número de 1,59 milhões de negócios feitos no país.

Fashion delivery

Outra tendência que está por vir é a ideia do fashion delivery. Basicamente, trata-se de um serviço personalizado e idealizado para cada cliente. A ideia é fazer um cadastro do consumidor, solicitando algumas informações básicas sobre o seu estilo de vida e sobre os hábitos de consumo no setor de moda.

Com essas informações em mãos, a loja faz uma espécie de consultoria de acordo com o perfil que foi traçado. Assim, o cliente tem um prazo determinado pela empresa para decidir se fica ou não com as peças.

Além do benefício da comodidade e da entrega em casa, a empresa agrega mais valor ao seu negócio, proporcionando uma espécie de consultoria gratuita em moda. Também temos, como um plus, a eliminação da barreira da falta de provador. Afinal, o cliente pode provar todas as peças antes de tomar a decisão final.

Atendimento multiplataforma

O atendimento multiplataforma é outra tendência do mercado de moda. Basicamente, é proporcionar ao cliente diversos meios de se comunicar com a sua empresa, seja utilizando mensagens de WhatsApp, de Telegram ou de Instagram, seja usando o telefone, seja pelo site, seja por e-mail etc.

O atendimento multiplataforma tem o objetivo de eliminar completamente a barreira de contato. Nesse caso, você deve fazer um estudo para entender quais são os canais de comunicação mais utilizados pelo seu consumidor. Em seguida, é fundamental oferecer aqueles mais adequados.

Provador virtual nos e-commerces

Outra tendência muito interessante é o surgimento do provador virtual. Essa é uma ideia aplicada com mais intensidade nos e-commerces. Basicamente, o empresário precisará de um sistema que seleciona as medidas do cliente, oferecendo os tamanhos ideais de cada peça para o seu tipo físico.

Além de calcular com exatidão os tamanhos ideais, esse tipo de tecnologia permite que o consumidor sinalize alguns tipos de preferência. Por exemplo, um caimento mais largo ou mais justo, o formato das mangas etc. Assim, é possível proporcionar uma prova virtual de cada tamanho de peça, reduzindo as chances de troca, bem como do abandono de carrinho. É provável que você também possa utilizar a realidade aumentada para esse tipo de processo.

Ou seja, o cliente tira uma foto sua, insere em uma plataforma digital de sua empresa e encaixa as roupas em seu próprio corpo constante na fotografia. Assim, ele consegue ter uma ideia melhor das combinações de cores e de como as roupas ficarão no momento do uso.

Conteúdos em vídeo

Fornecer conteúdos é uma excelente forma de engajar os seus consumidores, fazendo com que eles se dirijam ao seu estabelecimento ou ao site para fazer uma compra. Contudo, nos últimos anos, estamos notando uma preferência maior das pessoas pelos vídeos.

Isso pode ser percebido analisando algumas redes sociais. As postagens que têm mais engajamento são aquelas feitas em forma de vídeos. Para se ter uma ideia, o Instagram, que, originalmente, foi criado para ser uma rede social de fotos, foi tomado por esse tipo de postagem.

Existem perfis que contam apenas com vídeos e pouquíssimas fotos. Além disso, a tendência é de publicar vídeos curtos, com poucos segundos, mostrando detalhes rápidos de alguns produtos e convidando o usuário a conhecer mais sobre eles, direcionando-o para um site ou para outra publicação com mais informações.

Conforto sem abrir mão do estilo

Por fim, a pandemia do novo coronavírus causou mudanças significativas no perfil de consumo das pessoas. Isso se espalhou para o setor de moda. Sendo assim, a ideia de roupas confortáveis continuará em alta nos próximos meses ou anos.

No entanto, é preciso lembrar que essas peças serão utilizadas no dia a dia. Sendo assim, o conforto deve seguir de mãos dadas com o estilo. Ou seja, a tendência é de proporcionar uma vestimenta confortável, mas que pode ser utilizada em diversas ocasiões do dia a dia. 

Como se adaptar a essas novidades?

Agora, mostraremos algumas dicas que você pode seguir para se adaptar a essas tendências no varejo de moda. Continue lendo!

Acompanhe o mercado de perto

Quando se fala em tendências de mercado, independentemente de qual seja, é fundamental acompanhar de perto as novidades que surgem. Antigamente, eventuais mudanças demoravam meses ou anos para chegar a determinados negócios. Em alguns casos, elas sequer chegavam a alguns setores da moda.

Com o avanço da tecnologia, isso mudou substancialmente. Atualmente, uma novidade que surge em outro país e é enxergada como uma tendência pode ser reconhecida em tempo real em outras localidades, até mesmo nos menores e mais recentes negócios.

Mantenha-se conectado aos principais players do mercado

Para que esse acompanhamento aconteça de forma eficiente, é fundamental se manter conectado com os principais players do mercado. Em outras palavras, é importante seguir essas pessoas. Ou seja, encontre os seus perfis nas redes sociais e fique atento às postagens que eles fazem.

Acredite, grandes insigths e informações sobre tendências de mercado podem ser identificados ao seguir esses profissionais, lojas e outros tipos de players do seu segmento.

Invista em inovação

Outro ponto importante é investir na inovação no setor de moda. A partir dos próximos anos, as principais tendências no varejo de moda terão um apelo muito forte quando o assunto envolve inovação. Afinal, o mercado e a sociedade vêm clamando por novos conceitos, cada vez mais atrelados ao uso da tecnologia e à conectividade.

Nesse sentido, é importante ter em mente que nem sempre as tendências estão relacionadas diretamente às coleções ou a novos modelos. Muitas podem ter relação com a metodologia de trabalho, com o marketing digital e com outros assuntos que tocam a administração da empresa. É aqui que entra o importante papel da inovação.

Aposte na capacitação da sua equipe

Outro ponto importante é investir na capacitação da sua equipe. As novidades que surgem no mercado de moda podem exigir novos conhecimentos de alguns setores. Por isso, os colaboradores devem estar em constante atualização e capacitação para se adequarem a essas novas práticas que evoluem junto ao mercado.

Implemente as mudanças necessárias

Por fim, é fundamental que você tenha um padrão mental voltado à adaptação e à mudança. Geralmente, alguns empresários têm receio do novo e evitam implementar as tendências que surgem em seu segmento. Isso pode ser extremamente danoso para o sucesso de uma empresa.

Logo, sempre que perceber que está frente a uma tendência que pode trazer benefícios ao seu negócio, não tenha medo da mudança. As novidades podem assustar em um primeiro momento. Contudo, em poucos dias, você e a sua equipe se adaptarão a essa nova necessidade, tornando a novidade algo simples e que passa a fazer parte da rotina de todos os envolvidos.

Portanto, podemos concluir que as tendências no varejo de moda acompanham de perto o surgimento de novas tecnologias. Nesse sentido, é fundamental que o empresário do setor — independentemente do seu porte — atente a essas novidades e implemente-as em seu negócio.


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