EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Educação Empreendedora

Conheça as ações do Sebrae em Pernambuco para levar empreendedorismo para as salas de aula

Ensino Fundamental

A proposta do Projeto de Educação Empreendedora está conectada com a missão do Sebrae que é “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo”.

Sendo assim, o Programa Nacional de Educação Empreendedora vem estreitar as relações com instituições de ensino formal para expandir a oferta de educação empreendedora no ensino fundamental, médio, superior e técnico, com a aplicação de soluções educacionais que abordam o empreendedorismo.

Conheça abaixo as ações do Sebrae para a sua etapa de ensino na escola ou na universidade.

Ensino Fundamental

  • Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos – JEPP

Ninguém melhor que uma criança para dar asas à própria imaginação quando descobre algo novo. Por isso, a escola deve garantir uma educação que estimule a criatividade e o pensamento crítico. Ao considerar que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, o JEPP incentiva o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.

Para isso, os professores participam de capacitação promovida pelo Sebrae para que possam replicar o conhecimento a crianças e jovens de 7 a 14 anos do nível fundamental de ensino (1º ao 9º ano). O programa utiliza recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, com cursos que geram interesse sobre o mundo dos negócios e ensinam aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura.

O programa tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Ensino Médio

  • Despertar

O programa tem como objetivo “despertar” no aluno do ensino médio das escolas públicas e privadas, por meio dos professores, a vocação para empreender, proporcionando-lhe uma visão de mundo mais ampla, para que seja possível identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. 

  • Crescendo e empreendendo

O curso aborda temas como empreendedorismo, mercado de trabalho e comportamento empreendedor, e pode ser trabalhado nas escolas e em projetos com jovens.

O objetivo é despertar o empreendedorismo na juventude como uma das estratégias para a inclusão social e acesso ao mercado de trabalho. Dessa forma, por meio da experiência, os jovens podem participar e aprender com atividades práticas a sistematizar diferentes conhecimentos e transformar seus objetivos em realidade.

Ensino Técnico

  • Pronatec Empreendedor

Fruto da parceria com o MEC e Sebrae, o Pronatec Empreendedor integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo inserir conteúdos de empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional em todo País.Traz a perspectiva do autoemprego, além do desenvolvimento de competências empreendedoras.

Saiba mais sobre o Pronatec Empreendedor

Ensino Superior

  • Disciplina de empreendedorismo 

Possibilita aos estudantes universitários, das diversas áreas do conhecimento, que desenvolvam os comportamentos empreendedores e realizem práticas empreendedoras, buscando um aprimoramento profissional e pessoal.

  • Desafio Universitário Empreendedor 

Competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Sebrae, onde o universitário é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficar mais preparado para os desafios do mercado por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Conheça mais sobre o Desafio Universitário Empreendedor

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: