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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como diminuir os impactos do Covid-19 na sua empresa

Conheça os 6 passos que podem ajudar sua empresa a se sobressair, lucrar e se fortalecer

· 15/04/2020 · Atualizado em 10/05/2021
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Em janeiro estávamos cheios de esperanças, 2020 seria um ano de superação e recuperação da economia e logo após o carnaval um espirro nos obrigou a mudar todos os nossos planos...

  • E agora José?

Pequenos Negócios respondem por 54% dos empregos do País e que somam 99% dos empreendimentos do Brasil. Continuar como está não dá mais, inovação e criatividade são ingredientes indispensáveis para atravessarmos esse momento. Para momentos de crise o remédio é reinvenção. Está na hora de se adaptar, criando novas formas de sobrevivência no mercado e acelerar o processo de mudança de canais de vendas e recebimentos.

A seguir veremos 06 passos que podem te ajudar a se sobressair, lucrar e se fortalecer com tudo isso:

06 passos

Primeiro passo: Conheça-te

  • Você conhece os custos do seu negócio?
  • Quanto precisará para manter seu negócio aberto nos próximos 3 meses? 5, 10, 15.000,00 reais?
  • Como está seu estoque?
  • E os perecíveis, tem o controle da validade?
  • Você tem um sistema de controle de vendas e financeiro?

A dica é: ponha tudo no papel ou crie uma tabela de controle em seu computador, na internet é possível encontrar vários modelos que podem ser muito úteis.

Façamos uma conta simples:
Custo trimestral / clientes = quantidade de clientes ou combos necessários -Temos um número X

 

Segundo passo: Quem são seus clientes?

  • Quem são seus clientes?
  • Você tem o cadastro deles?
  • Qual o perfil de consumo?
  • Tem esses dados?

A DICA É: procure obter o máximo de informações sobre os seus clientes, nome, contato, o que mais costuma consumir/comprar, em que região da cidade mora, se tem redes sociais, etc. – Entre em contato com todos aqueles com os quais você puder, por WhatsApp, redes sociais, através de outros clientes – nesse momento eles precisam sentir que sua empresa é parceira e está gerando valor, oferecendo um serviço personalizado e, quem sabe, até reduzindo a margem de lucro para não deixar de atendê-los da melhor forma.

 

Terceiro passo: É hora de arregaçar as mangas e buscar parcerias

  • Atente para mudança comportamental do seu público alvo e defina perfil de consumo. Sugestão: monte combos de produtos.
  • Combo de produtos trimestrais com entregas fracionadas (semanal/mensal), convém parcelar no cartão de crédito em até 3x a compra desses combos; o intuito é antecipar a venda e garantir receita para o trimestre.

Busque Parcerias - exemplos:

Comércio de alimentos

  • Parceria com padarias, distribuidoras de gás, água, açougues e outros.
  • Ex.: entrega diárias de pães + leite, café e outros do seu comércio.
  • Atente para sua capacidade de vendas, entregas e raio de atuação.

Loja de Roupas

  • Parceria com costureiras (manutenção de roupas), lojas de roupas íntimas, loja de roupas infantis,
  • Loja de roupas masculinas, Cama, Mesa e Banho e outros. Assim terão acesso a clientela um do outro, parceria no sentido amplo.
  • Monte malas para demonstração e prova das peças de acordo com o perfil de cada cliente e deixe na casa, marque horário para retorno.

Casa de Bolos

  • Parceria com casa de sucos, padaria, salgadinhos e docinhos e outros. A família toda está em casa, o que oferecer para o público infantil?

Loja de Móveis

Parceria com autorizadas de eletros, manutenção de condicionador de ar. Oferecer revisões gratuitas e gerar possíveis demandas. O Montador de móveis poderá fazer ajustes em móveis comprados na sua loja e executar limpeza externa (lustra móveis), pós-venda e fortalecimento da relação. Deixar catálogo.

Cabelereiro

Busque parcerias com manicure, podólogos, massoterapeutas, depiladoras e outros.

 

Quarto passo: Defina metas

Lembra do número que chegamos no passo 1? Ele será nossa meta. Monte combos (dê atenção aos perecíveis). Teremos um número a seguir seja com Combos, Kits ou visitas.

Exemplo:

  • Custo trimestral / clientes = quantidade de clientes ou combos necessários
  • Temos um número X
  • Se seu custo for R$ 10.000,00 e seu combo custar R$ 250,00 10.000,00/250 = 40
  • Sua meta é comercializar 40 combos
  • Sendo assim até o planejamento de compras dos próximos 03 meses estará feito.

 

Quinto passo: Reduza custos

  • Reduzir equipe não é uma boa ideia e poderá te prejudicar principalmente nesse novo formato. Sugiro que altere hábitos básicos, como adotar horário corrido de 06 horas, 07:00 ás 13:00 ou 08:00 ás 14:00. Assim, economizará imediatamente em energia, água e ajuda de custos da equipe.
  • Portas e janelas abertas, desligue os condicionadores de ar.
  • Reveja as compras e evite estoque desnecessário.

 

Sexto passo: Delivery

Fortaleça o delivery, se não tem, adote um urgentemente. Seja de bicicleta, moto ou por aplicativos. Tenha um!

  • Analise custos do serviço
  • Defina se assumirá os custos, se repassará ou dividirá com seus clientes.
  • Defina raio de atuação.

Lembre-se é hora de fortalecer relacionamento com seus clientes e criar novos, a pandemia vai passar e você pode crescer ou não, a decisão é sua. Escolha adotar novas estratégias e execute-as. #NenhumaEmpresaAMenos

 

O Autor

Marcos Albuquerque - Bacharel em Administração de Empresas, Empresário e Consultor de Negócios no SEBRAE/PI.

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