Como ter acesso à linha de crédito Sebrae e Caixa
Sebrae e Caixa ampliam crédito para MEI, micro e pequenas empresas

O que é?
Linha de crédito disponibilizada pela Caixa e garantida por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, mantido pelo Sebrae.
Saiba mais sobre a parceria Sebrae e Caixa no link abaixo. Clique faça o download.
Quem pode ter acesso?
- As microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI), dos setores de indústria, comércio e serviços;
- Para os microempreendedores individuais – MEI (faturamento anual de até R$ 81 mil), o crédito será de até R$ 12,5 mil;
- Para as microempresas (faturamento anual até R$ 360 mil), o crédito será de até R$ 75 mil;
- Para as pequenas empresas (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões), o crédito será de até R$ 125 mil.
Atendimento digital
As atividades de capacitação presenciais do Sebrae estão suspensas neste período, mas, você pode nos procurar em nossa EAD, participar dos mais de 100 cursos gratuitos que estão disponibilizados, bem como dos treinamentos oferecidos pela ABRASEL, parceira do SEBRAE e das micro e pequenas empresas de alimentação fora do lar. O Sebrae Piauí também está à sua disposição pelos canais:
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
A formalização e o registro da empresa geram oportunidades e ganhos para o negócio. Além disso, seu empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo. Vantagens Segurança Fechar parcerias Acesso à linhas de crédito - Conheça as linhas de crédito disponíveis. Clique aqui. Exportar e receber subsídios do governo É mais segurança para os investimentos feitos na empreitada, que viverá em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo: as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder público, ficando limitada a possibilidade de crescimento e de divulgação do seu negócio. A legalização de empresas depende da legislação de cada estado. Neste post, você encontrará informações que são comuns às leis das unidades federativas. Guia prático para o registro de empresas Os procedimentos são distintos se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma Microempresa. Para uma micro empresa exercer suas atividades no Brasil é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Para se registrar como Microempreendedor Individual, o processo é todo feito eletronicamente, via internet. Aprenda os caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.
O Sebrae no Piauí disponibiliza para empresários e para quem deseja abrir um negócio um acervo de informações sobre diversos campos da atividade empresarial, que podem servir de instrumento para a tomada de decisão. As informações abordam aspectos gerais como legalização, características técnicas da atividade, estrutura do negócio, mercado, entre outros temas. Escolha o tema do seu interesse nos links abaixo e faça o download do arquivo. Ebook - Tira dúvidas - COVID. Clique aqui. Perfil do Empreendedorismo Feminino no Brasil - Clique aqui. Ebook - Alimentação fora do lar - Baixe aqui. Como diminuir os impactos da Covid-19 - Baixe aqui. Ebook - O vírus da reinvenção afetou a sua empresa? - Baixe aqui. O que a solidariedade tem a ver com o mundo dos negócios? - Baixe aqui. As principais medidas para atenuar os efeitos da pandemia nos pequenos negócios - Baixe aqui. Dicas e orientações para a sua empresa sobreviver à crise - Baixe aqui. Ebook - Iniciando o trabalho remoto da minha empresa - Baixe aqui. Ebook - Como diminuir os impactos do Covid-19 na sua empresa? - Baixe aqui. Ebook - Transforme-se ou esqueça - Baixe aqui.
Com as medidas de isolamento recomendadas para evitar o avanço da Pandemia de Covid-19, uma das soluções encontradas por algumas empresas foi dar continuidade a sua operação através de home office, ou seja, o trabalho de casa de forma remota. Para implantar essa solução é preciso organização e estratégia para com isso conseguir manter o fluxo dos processos e não prejudicar as entregas ou a qualidade do serviço final. Para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que podem dar continuidade ao seu trabalho de forma remota estamos oferecendo essa orientação de boas práticas para esse momento emergencial. Esperamos contribuir para que seu negócio possa ter o mínimo de prejuízos durante essa fase. Naturalmente as empresas que antes da crise já trabalhavam de forma remota com suas equipes não tiveram tantas dificuldades nesse critério ao se deparar com a situação da Pandemia. Outras empresas também já exercitavam esse hábito seja trabalhando alguns dias por mês, ou alguns dias na semana, ou mesmo em viagens de negócios. Com a disponibilização de diversas ferramentas, muitas inclusive gratuitas e o crescente surgimento de equipamentos que permitem uma mobilidade cada vez maior várias empresas já tiveram a oportunidade de lidar de alguma forma com o trabalho remoto. Se as pessoas que fazem parte da sua equipe já possuem uma mentalidade mais digital a adaptação deverá ser menos complexa. Se não será um exercício mais desafiador, mas nada que seja impossível de fazer. O mais importante é iniciar e exercitar. Veja abaixo algumas das vantagens de trabalhar de casa: Diminuição de vários custos tais como: energia, água, manutenção da infraestrutura, manutenção predial, etc; As pessoas da empresa terão a oportunidade de ficar mais proximidade da família; Otimização do tempo com deslocamento; Redução do estresse e dos custos com o trânsito; Possibilidade de uma alimentação mais saudável; Desenvolvimento da habilidade de autogerenciamento. Essas são algumas das vantagens e temos certeza de que você conseguirá visualizar muitas outras. Essa fase também é um momento de aprendizado onde vamos ter a oportunidade de exercitar o trabalho remoto, aprender a ser mais digitais e usar mais as ferramentas digitais para aumentar nossa produtividade. Essa crise vai passar e vamos perceber que é possível sim trabalhar de forma remota com qualidade. PREPARANDO O AMBIENTE Primeiro de tudo é importante que você tenha um ambiente que propicie o trabalho home office. Garanta que as pessoas da sua equipe tenham um bom ambiente de trabalho. Parece óbvio, mas é muito importante certificar-se de que todos os funcionários tenham condições físicas de trabalho em casa e que contam com itens básicos como computador, internet e outros materiais de escritórios indispensáveis para a realização das tarefas diárias. Uma dica é que o lugar escolhido não seja o mesmo lugar que você dorme. Prefira um lugar com poucas distrações. Se possível prefira um lugar próximo ao seu roteador de internet para que o sinal de internet tenha maior qualidade, quanto mais próximo do ponto do roteador melhor a conexão. Procure se comportar exatamente como se comportaria no seu escritório. Então procure se vestir de uma maneira formal que é mais adequada para o trabalho. É importante ter cuidado com a imagem da empresa e a imagem que você quer passar. Esteja sempre bem apresentável na hora das reuniões. Como irão acontecer várias reuniões online ao longo do dia prepare o ambiente que irá ficar visível na transmissão. Se possível fique contra um fundo branco. Algumas ferramentas de transmissão tem a opção de embaçar o fundo deixando apenas você visível, use essa opção caso não tenha como viabilizar de outra forma. Deixe a água e o cafezinho sempre disponível para evitar idas a todo momento na geladeira. Organize sua agenda e adote um horário de trabalho: tenha horários definidos para se alimentar, para relaxar e para encerrar a jornada. Deixe seus horários de trabalho disponíveis para todos da equipe. Assim eles saberão quando entrar em contato com você. Cuidado para não passar do ponto e ser consumido pelo trabalho até altas horas. Comece o seu dia perguntando “O que eu não posso deixar de fazer hoje?”. Tenha foco nas tarefas. Termine cada uma das tarefas antes de passar para a próxima. As ferramentas podem ajudar, mas também podem atrapalhar bastante. Tente deixar as redes sociais todas no mudo, desative as notificações, e oriente sua equipe a fazer o mesmo. Tome cuidados com a distração. Dê dicas de produtividade para sua equipe para garanti que o ritmo não diminua. Em determinadas atividades o cliente requer certa privacidade em seu atendimento como consultas médicas, de coaching, dentre outras. Fique atento a esse aspecto e agende esse tipo de atendimento em um horário onde você tenha a menor quantidade possível de distrações, se possível em uma sala fechada. CONCILIANDO FAMÍLIA E TRABALHO Fazer o trabalho e ter a família no mesmo ambiente pode trazer alguns desafios. A melhor coisa a se fazer é primeiro ter uma conversa com sua família e explicar sobre a necessidade de ter que trabalhar em casa. E que mesmo estando em casa você não estará disponível. Explique que não poderá ter muitas interrupções pois isso irá atrapalhar o rendimento do seu trabalho. Combine com seus filhos que você terá o momento de trabalhar e que terá o momento de brincar com eles. Tente convencê-los a esperar o momento de brincar para ficar com você. É importante também ter uma conversa com as pessoas com quem vai se relacionar durante o dia nas reuniões online. Seja clientes ou colaboradores, explique que pode haver momentos em que o cachorro vai latir, que seu filho poderá aparecer durante a transmissão devido a necessidade especial da condição de trabalho remoto. Acordando isso com as pessoas todos ficam cientes e não haverá maiores problemas.
Conheça o mercado digital Na internet existem outros aspectos que devem ser levados em conta na hora da precificação, por exemplo: o custo de hospedagem do site, a taxa cobrada pela plataforma de pagamento que você escolher, o prazo para que esse recurso entre na sua conta, o custo da transportadora, entre outros. Organize o site Existem plataformas prontas onde você pode montar o seu site de forma bem intuitiva: alterando o padrão de cores, escolhendo as fotos, etc. Essa é uma ótima forma de começar. Lembre-se: uma boa página é aquela que vende. Conheça seu cliente No Google você pode descobrir quantas pessoas buscam por uma palavra relativa ao seu negócio. Outra forma de entender melhor o seu cliente é olhar os sites e redes sociais dos seus concorrentes. Ponto de atenção: não copie e cole o site ou as referências da sua concorrência, porque isso fica perceptível, além de ser antiético. Desenvolva estratégias de marketing O grande diferencial de anunciar na internet é gastar dinheiro com anúncio que vale a pena. Você pode testar diferentes textos e formatos de anúncio e verificar quais são os que chamam mais atenção e, consequentemente, geram maior fluxo de navegação no seu site. Entenda sobre logística no e-commerce A logística de um e-commerce tem características bem específicas. Por exemplo, o cliente não vai até a sua loja, ele espera receber o produto no conforto do seu lar, então você vai depender de uma transportadora, por exemplo. A boa notícia é que você pode testar a logística antes de investir nessa ação. Existem lugares na internet onde você pode anunciar e vender seu produto, os chamados marketplaces (ou "locais de comércio"). A grande maioria deles são gratuitos, como o Mercado Azul do Sebrae. Escolha um desses marketplace e faça algumas vendas para testar a logística do seu negócio. Conheça o Mercado Azul O Mercado Azul é uma vitrine digital de negócios do Sebrae, gratuita e voltada para empreendedores. Nele, você anuncia, encontra empresas que podem fornecer produtos e prestar serviços, compara as melhores e contrata aquela que desejar. Saiba mais. Clique aqui.
Uma crise sempre pode trazer, a princípio, barreiras que dificultam ver além. Mas algo que esses momentos desafiantes fazem aflorar é a Inovação. Essa ferramenta pode revelar muitas oportunidades que estão batendo à porta e que antes não explorávamos. Pensando assim, o Sebrae no Piauí disponibiliza, para empresas de todo o Estado, um serviço de orientação, gratuito e online, que é a redefinição do modelo de negócio, buscando apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios no período da pandemia. Esse serviço será prestado por um especialista da Instituição, que vai orientar o empresário sobre como redefinir ou recriar o negócio para as novas necessidades surgidas no ambiente de crise. A metodologia usada para esse atendimento será focada principalmente nos conceitos vistos no livro Inovação Em Modelos de Negócios: Business Model Generation, de Alexander Osterwalder, que foi proposta em uma tese de doutorado aprovada na Universidade de Lousanne, portanto com comprovação científica. Com auxílio do consultor especialista o empresário terá a oportunidade de desenhar um mapa estratégico contendo 9 blocos que irão redefinir a forma de atuar da sua empresa. Os blocos são: Segmentos de Clientes; Proposta de Valor; Canais; Relacionamento com Clientes; Fontes de Receita; Recursos Principais; Atividades-Chave; Parcerias Principais; Estrutura de Custo.
www.youtube.com Técnicas para colocar vídeo em 1º/2º/3º lugar: Colocar todas as palavras buscadas pelos clientes no título do vídeo, na descrição do texto, no corpo do texto, nas tags, nos comentários; Coloque o link/site para venda na descrição e nos comentários; O youtube reconhece áudio no vídeo (música famosa, direitos autorais), portanto, repita a mesma palavra-chave no vídeo; Especifique/delimite/detalhe o máximo possível o termo/produto/serviço buscado. www.tubebuddy.com Mostra palavras chaves escondidas em propagandas, publicações, posts e entre outros anúncios na internet. www.thinfi.com Protege sites/redes sociais com senha/código para você compartilhar com seus clientes. www.moat.com Buscador de propagandas de grandes marcas para gerar insights e inspiração. www.looka.com Criador de logomarca. www.offeo.com Editor de vídeos curtos, em 3D. pt.shopify.com Criador de plataforma e-commerce. www.namecheckr.com Verificador de nome/título em várias redes sociais para saber se há disponibilidade de uso. www.temporary-url.com Gameficação de marketing; cria QRCODE e link; faz promoção on-line. www.contato.ws Criador de cartão de visita e links. www.headlinear.app Editor de vídeo longos. app.neilpatel.com/en/ubersuggest Mostra análise qualitativa e quantitativa de palavras-chaves na internet. app.urlgeni.us Faz abrir o aplicativo instalado no celular do cliente ao invés de abrir uma página na internet. www.invertexto.com Ferramenta de edição e alteração de texto, sorteios de números e senha aleatórios, gerador de CEP/CPF. Leandro CratéusAssistente Técnico do Sebrae/PI
O Sebrae Piauí realizou a web série gratuita para ajudar os empresários de micro e pequenos negócios a inovar durante o período da Pandemia. Foram 6 episódios que ensinaram de forma prática como utilizar ferramentas digitais para melhorar vendas, trabalhar em casa e muitas outras. Essas novas tecnologias podem modificar a forma como você trabalha e podem ampliar bastante os resultados da sua empresa. São ferramentas simples e que vão aumentar a sua produtividade, da sua equipe e da sua empresa. As transmissões online foram finalizadas, porém você poderá assistir a todos os vídeos da web série clicando no link do assunto que você escolher. Assista agora a web série Sebrae Digital Solutions.
Utilizar bem as redes sociais pode conquistar ainda mais clientes para sua empresa. Confira as dicas preparadas pela nossa analista, Patrícia Lemos, e aprenda como fazer a diferença no seu negócio. Dicas para manter seu cliente fidelizado através das redes sociais Inicialmente é importante ter uma conta profissional para sua empresa, essa conta exclusiva é importante porque assim você não expõe aos clientes sua privacidade. Este tipo de exposição pessoal é de grande valia para os negócios quando se refere a figura pública. Conheça seu público (hábitos, localização, profissão, idade) enfim informações que você pode coletar numa pesquisa, ou fazer no momento da compra com um cadastro simples. Cadastros são sempre um entrave, que tal oferecer algum brinde para finalizar o cadastro.Faça um brinde simbólico e você terá informações valiosas para sua empresa. Estas informações são importantes para o relacionamento em datas especiais, promoções e descontos. Enfim, um conhecimento aprofundado será a base de todo seu trabalho de fidelização. Nem toda a ação de marketing precisa ser criada de algo inédito, algumas ações podem ser uma releitura. Alguns bordões e ações de marketing já criados podem servir como fonte de inspiração. Porém faça algo que realmente tenha identificação com seu produto ou serviço, mas sem plagiar a concorrência.Seja criativo, veja tendências, faça pesquisa!!! Além da venda do produto/serviço você está vendendo a realização de um sonho, atendendo uma necessidade, então faça com que esta compra seja prazerosa e lembrada pelo cliente como um momento marcante. Que tal uma marcação com foto e uma hastag da loja no momento da compra. Alguns clientes gostam muito de serem marcadas como clientes de produtos que elas adquirem. Faça interações sistemáticas com seus clientes, seja veiculando um tema de interesse, dicas legais sobre os produtos, sorteios, descontos, promoções etc.Tenha uma causa e faça dela a causa de todos os clientes, seja de produtos saudáveis, sustentáveis, apoio a obras sociais etc. Enfim, algo que seja bom para a imagem da sua empresa enquanto negócio. Esta causa também deve se adequar também ao seu estilo de vida para que não haja contradições no que você fala e no que vivencia. Mostre que você se preocupa com seu entorno e sua comunidade. Afinal quem faz a empresa são os clientes e eles estão na comunidade que você vive. Faça a interação do seu produto com bons influenciadores, assim você terá uma mídia espontânea do seu produto. E ainda terá seu produto sendo usado por pessoas que são admiradas no meio social do seu público consumidor. Se você usa meios digitais para compra, facilite para o usuário, tenha um cadastro vinculado com redes sociais. A compra on line é o meio de aquisição mais utilizado, seguro e de ampla abrangência atualmente. Use esse modelo, mas não deixe de fazer com que seu cliente se sinta único, tenha um cartãozinho ou outra lembrancinha de sua loja agradecendo ao cliente pela aquisição, e se mostrando a disposição. Ações como esta deixa um canal de relacionamento entre vocês. Faça uso da entrega delivery e também da compra programada, onde o cliente marca que horário quer ser atendido. E quando for entregar o produto que esteja bem acondicionado, numa embalagem segura e atrativa sem amassados e nem atrasos no horário de entrega. Algumas embalagens ecológicas e regionalistas são bem interessantes para uns seguimentos de negócios tente fazer algo criativo e singular e prezando sempre pelo estilo “clean”. A embalagem é pra muitas lojas um diferencial de muito retorno. Patrícia Lemos VazAnalista de RH do Sebrae/PI
Hoje muitas tecnologias estão surgindo graças a uma maior facilidade de acesso à computadores, celulares e à internet. E com isso os negócios digitais se tornam promissores e conseguem cada vez mais a atenção de grandes investidores. Essas empresas surgiram para substituir processos engessados e revolucionar o mundo como conhecemos hoje. Os empreendedores por trás delas desafiam o status quo, derrubando monopólios e ameaçando grandes corporações. De fato, startup é um termo que está na moda e empreender virou o sonho de muita gente, seja no Brasil ou lá fora. O termo vem da língua inglesa sem tradução oficial para a língua portuguesa, mas seria algo como uma "empresa emergente". Propagado nos Estados Unidos durante a década de 1990, o termo startup se popularizou graças às empresas ligadas ao segmento da tecnologia criadas no Vale do Silício (na Califórnia) durante essa época. Mas o que é uma startup? O conceito mais difundido é: Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Esses fatores são exatamente o que diferenciam uma startup de uma empresa tradicional. Em função de sua característica inovadora, do ambiente incerto e altamente competitivo, a startup tem que ter a capacidade de atender e de se adaptar rapidamente às demandas do mercado. Geralmente possui equipes formadas por poucas pessoas com flexibilidade e autonomia, além de estruturas muito enxutas. Muitos também compartilham a ideia de que uma startup é uma organização temporária. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre essas características e aprofundar o entendimento:
O Sebrae e a Caixa Econômica Federal fecham parceria para facilitar o acesso ao crédito por parte de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais, MEI, com taxas de juros reduzidas, maior prazo de pagamento e melhor período de carência, reduzindo o impacto provocado pela crise do Coronavírus sobre esses negócios. A expectativa do Sebrae é que, com esta operação de socorro que começará com R$ 500 milhões em garantias por parte do Fampe, sejam viabilizados aproximadamente R$ 7,5 bilhões em financiamentos. O acordo com a Caixa pode beneficiar, somente no Piauí, cerca de 100 mil empreendimentos, entre micro e pequenas empresas e MEI. A linha de crédito especial para capital de giro estará disponível para empresas de todos os setores: indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços. Mas vale ressaltar que os empreendimentos devem ter pelo menos doze meses de faturamento e não haver nenhuma restrição nem de CPF nem de CNPJ. Esse acordo com a Caixa é o início das operações do fundo de aval, mas o Sebrae buscará parcerias com outros bancos para ampliar ainda mais o crédito para os pequenos negócios, podendo chegar a até R$ 12 bilhões em operações. As duas instituições farão um intercâmbio de informações, por meio eletrônico, com o objetivo de agilizar e facilitar a concessão do crédito. É importante destacar que para solicitar a análise do empréstimo é preciso ter conta na Caixa. A aprovação do crédito cabe exclusivamente ao banco, não tendo o Sebrae qualquer interferência nesse sentido. Condições negociais de crédito
Em função do isolamento social causado pela Pandemia do Corona Vírus, as pessoas foram obrigadas a permanecerem em casa. Mas e aí, o que fazer para aproveitar e transformar esse tempo com a família em algo prazeroso e rentável? Montar um negócio em casa seria uma boa oportunidade, uma opção atrativa, pela flexibilidade para cuidar dos filhos além da geração de renda para aqueles que perderam o emprego ou tiverem renda reduzida ou mesmo para aqueles que resolvem empreender. Empreenda - Pense em algo que você sabe fazer e gosta de fazer! Pensando nisso, sugerimos ideias de oportunidades de negócios que podem render dinheiro dentro da sua própria casa, sem alguns custos fixos que gerariam mais despesas para um negócio: Reformas e consertos de roupa drive thru Aproveite a sua máquina de costura que antes você usava somente para os consertos domésticos, e sua habilidade, para prestar serviços para fora e aumentar a sua renda. Contação de História Virtual Se você tem habilidades de contar de entreter crianças sem sair de casa, exige criatividade e disposição, a oferta de contações de histórias por meio de vídeo, para elas se entreterem sozinhas ou para os pais fazerem com as crianças”. Artes Manuais Para quem gosta de trabalhos manuais a exemplo de pintura, bordados, croohet, confeccionar panos de pratos, jogos americanos,, guardanapos é uma boa pedida para aumentar a renda ou ganhar um dinheirinho. “As pessoas apreciam comprar para si e para presentear. Delivery de Bolo Frito no Cone Gosta de cozinhar e faz aqueles”bolinhos fritos” deliciosos para casa, aproveita para melhorar sua renda, e começa a fazer para vender. Se especializa nisso! Sopinhas Caseiras Gosta de Cozinhar? Se dedique à fazer sopinhas congeladas para a criançada. As mamães irão adorar e sua renda mensal irá aumentar. Crie um Produto Digital Transforme o que você sabe em um produto digital e venda da sua casa para milhões de pessoas ao redor do mundo. Faça traduções e edições de texto O conhecimento de línguas hoje pelo exigido pelo mercado atual, se você conhece as regras gramaticais de outros idiomas e também do português, pode trabalhar fazendo traduções e edições de texto. Ganhe seu dinheiro em casa. Hospedagem de animais A ideia é de hospedar esses animaizinhos. Ofereça serviços mais baratos que os serviços de hotéis para animais tradicionais. Assistente Virtual A Secretária Remota ou Assistente Virtual é aquela pessoa que tem sido requisitada pelas pequenas empresas, onde o trabalho dela é gerenciar e-mails, atualizar redes sociais, cuidar das notas fiscais, atualizar textos. Babás Você pode abrir uma empresa de prestação de serviços e investir a ponto de se tornar uma agência especializada em cuidados infantis. O mundo está corrido e muitas mães e pais não têm condições de cuidar dos filhos em período integral, muitos deles procuram agências e pessoas especializadas para cumprir tal papel. Abrir um negócio em casa já era uma opção atrativa para muitos empreendedores antes mesmo da quarentena. Com ela, o formato se tornou essencial para ainda mais pessoas – seja pela busca por flexibilidade para cuidar dos filhos ou pela geração de renda por quem perdeu o emprego ou teve o salário reduzido. Vários segmentos permitem começar um negócio em casa e sem um grande investimento. Com as mudanças de comportamento e consumo decorrentes da pandemia, alguns nichos chegam a ter demanda maior do que antes. “O coronavírus está mudando o mercado, mas não o parou. Existe espaço para todo mundo”, diz a consultora do Sebrae-SP Fernanda Bueno. A AUTORA: Analista Mary Kalume, gerente da Unidade Regional do Sebrae, em Floriano/PI
As lives acontecem de acordo com o horário de Brasília.