Qual mídia social devo escolher para divulgar a minha empresa?
Para que uma empresa de torne mais conhecida e consiga atrair novos clientes, o uso de mídias e redes sociais é fundamental.

Mídias Sociais
O marketing digital reúne as mais diversas estratégias para atingir o público certo e disseminar uma solução para os problemas das pessoas, que muitas vezes pode até passar despercebido por elas. Veja abaixo alguns dos principais objetivos para estar presente na web:
- Criar um relacionamento com o público-alvo e clientes.
- Mostrar ao mundo a identidade da marca, para que os clientes possam se identificar de acordo com suas ideologias e personalidade.
- Atrair novas oportunidades e compradores.
- Mostrar aos internautas motivos e criar o desejo de adquirir um produto ou serviço.
Mas tudo isso não é tão fácil quanto parece. É preciso utilizar técnicas de marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO. Outro detalhe importante, é saber utilizar os canais certos, para atingir as pessoas certas.
O que são mídias sociais?
As mídias sociais são os canais online por onde os internautas podem se comunicar. É possível achar muitas informações dos clientes e de campanhas na web. Não é só a empresa que fala com o consumidor, mas ele também pode se comunicar com a empresa.
Marcas costumam usar as redes para se aproximar mais de seu público, dar atenção para cada um, de maneira individual. Isso faz com que as pessoas se sintam especiais e estreita laços entre marca e consumidor.
É importante ter cautela e saber lidar com críticas. Pode ser que exista um retorno negativo para algumas características da empresa. Nessas ocasiões é preciso muito jogo de cintura, para responder o consumidor com educação e tentar achar uma solução para aquilo que ele expos.
O material que será colocado na internet deve ser interessante para o público-alvo. Diferente dos métodos mais arcaicos de comunicação, as redes sociais funcionam como uma via de mão dupla. Antes da era digital, apenas as empresas poderiam emitir suas mensagens e dificilmente recebiam um feedback do público. Era difícil saber o que estava agradando e coletar informações da opinião do público. Mas nessa nova era, tudo se tornou mais fácil.
As mídias sociais começaram a permitir a interação e participação dos usuários. Grandes marcas passaram a ficar conhecidas pelo público, devido às respostas espontâneas dadas aos seguidores. A Netflix é um grande exemplo, que usa e abusa do humor e criatividade em sua comunicação, e se tornou referência quando se fala de atuação online.
Entenda a importância de estar no meio online
No ano de 2017 foi feita uma pesquisa de opinião de empresários. Do total entrevistados, 92% constatou a importância das redes sociais para seu negócio. As informações postadas na web possuem a capacidade de serem compartilhadas por diversas pessoas, em questão de segundos, o que é praticamente impossível com mídia impressa, por exemplo. É preciso que as mensagens sejam claras, para que não exista margem para uma interpretação errada.
Qual canal online escolher?
É preciso que você conheça seu público-alvo antes de definir as redes que irá utilizar. Analise quem seus clientes seguem, o que eles publicam, o que compartilham e todas as informações possíveis. Escolha o ambiente digital que seus compradores estão. Abaixo você pode conferir dados importantes:
- 92,1% das empresas estão em alguma rede social.
- A utilização de mídia paga é feita por 63% delas.
- Utilizar conteúdo visual aumenta 40 vezes a chance de ser compartilhado.
- Em média o valor gasto nas mídias digitais corresponde a 5% de todos os gastos com marketing.
Informações das redes
Cada rede tem sua vantagem, geralmente utiliza-se mais de uma rede social, para atingir um público maior. Conheça os benefícios e saiba qual escolher:
Facebook
- O Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas.
- Conteúdos com imagem aumentam 2,3 vezes a chance de serem compartilhados.
- O maior acesso ocorre na América Latina.
- 73% dos usuários usam o Facebook para fins profissionais.
- O aumento dos conteúdos aumentou em mais de 57% entre 2014 e 2016.
- É a rede mais utilizada por usuários no país.
- O Facebook é utilizado por 97,6% das empresas.
- O envolvimento do usuário com as empresas é frequente, correspondendo a 68%.
- Mensalmente existem 500 milhões de usuários ativos.
- O engajamento por consumidor é 58 vezes maior.
- É a rede mais importante para 32% dos jovens.
- A maior faixa etária existentes é dos 18 aos 29 anos.
- Mulheres são maioria na utilização da rede.
- 63,3% das pessoas utilizam o Instagram.
- 98% de postagem com imagem recebem comentários.
- Conteúdos com link são 200% menos acessados.
- Em 2016 o número de consumo de conteúdo teve um aumento em 21%.
- 39% dos usuários pagam pela conta premium.
- É muito utilizada para usuários que buscam aprendizado e conteúdos de qualidade.
- No comércio B2B, 81% das empresas usam a plataforma para lançamento de produtos.
- Ainda se tratando do B2B, 91% das empresas utilizam o Linkedin para compartilhar informações.
- Em média, os usuários gastam 17 minutos mensalmente na plataforma.
Youtube
- As visualizações via mobile representam mais da metade dos acessos.
- As qualidades mais notadas pelos usuários é autenticidade, variedade de conteúdo e liberdade de expressão.
- O Youtube atinge as classes A, B e C.
- 95% de pessoas entre 18 e 35 anos acessam o site.
- 31% buscam conteúdos para aprendizado.
- As pessoas acreditam que o Youtube oferece os mais diversos conteúdos.
- 59% das pessoas preferem se atualizar pelos vídeos postados do que através de notícias.
- 80% dos acessos é por mobile.
- 72% utilizam as imagens como inspiração para compras em lojas físicas.
- A idade média dos usuários é de 40 anos.
- O Pinterest influencia 87% dos usuários a fazerem compras.
- 67% utilizam o app dentro de lojas.
- 81% das pessoas que utilizam a plataforma são do sexo feminino.
Como começar a usar as mídias sociais
Monte um plano de ação e faça o cronograma de todo conteúdo a ser postado, colocando prazo para a postagem. O marketing digital é um ótimo investimento, contratá-lo pode ajudar a atingir um público maior e com mais potencial de compra. Não adianta apenas sair postando qualquer texto ou vídeo. É preciso analisar se estes conteúdos têm a ver com a imagem que sua marca quer alcançar.
Separe as plataformas que deseja usar. Tenha em mente que todas as mídias sociais devem ser atualizadas constantemente. O direcionamento certo torna o investimento mais barato. Lembre-se que não adianta entregar o que é produzido para pessoas que não se interessem e não se identifiquem.
Dicas
Estar presente nas mídias sociais pode parecer difícil no começo. Só produzir conteúdo, sem que haja engajamento e interação com os consumidores, é perda de tempo. Se não sabe por onde começar, veja nossas dicas abaixo:
- Faça o engajamento acontecer. Utilize postagens de qualidade e os seguidores aparecem naturalmente. Para que eles comentem e publiquem crie enquetes, use o bom humor, crie testes e coisas interativas. Isso faz as pessoas confiarem na sua marca.
- Trate seus clientes de forma diferenciada. É preciso um contato mais humanizado, feito por alguém responsável por responder os comentários. Quando se utiliza respostas prontas, não se alcança o objetivo de se aproximar do cliente.
- Conteúdos úteis atraem mais pessoas. Caso poste informações sem relevância, dificilmente o cliente vai prestar atenção.
- Use a criatividade para resolver problemas e responder os internautas.
Agora que você já conhece algumas mídias sociais, é possível avaliar as melhores delas, de acordo com o conteúdo que se tem a oferecer e o público que pretende-se engajar.
Quer saber mais? Conheça o Guia de Marketing para pequenos Negócios:
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Antigamente, quando praticamente só existia a mídia impressa, a comunicação era limitada. Presentes nos jornais, revistas, panfletos e outros locais, a empresa transmitia suas mensagens, mas sem que o consumidor pudesse dar um retorno. Com existência de rádio e televisão, as formas de divulgação evoluíram até chegar na internet, que proporciona inúmeras possibilidades. No meio do século XX, se deu início da era digital, reconhecida como a terceira revolução industrial. E em seguida surgiu a internet, que passou por várias etapas até chegar onde estamos. A internet também passou por várias fases, até chegar naquilo que estamos acostumados a utilizar. Por enquanto existem três, que variam de acordo com a interação: Web 1.0 – O primeiro formato existente. Eram páginas de site estáticas com pouca ou nenhuma interatividade. Existiam sites com o teor institucional. Eram todos cheios de links e pouco atrativos. Web 2.0 – A web começou a se moldar de acordo com que as pessoas necessitavam. Houve o início da era participativa, onde os internautas começar a criar seu próprio conteúdo através dos chats e blogs. Nessa época existiam cada vez mais pessoas se conectando. Web 3.0 – Muito próxima da inteligência artificial, a leitura pode ser feita por humanos ou máquinas. Os conteúdos e propagandas online são personalizados para cada usuário. Por meio de algoritmos, baseados de acordo com o histórico das buscas e visitas em sites, a internet exibe a publicidade de jeitos diferentes para os internautas. O motivo é tentar entregar um conteúdo que desperte maior interesse para cada um e facilitar a segmentação da publicidade. A taxa de conversão de vendas é maior quando entregue para o público certo. Ou seja, está cada vez mais fácil se promover no meio online. Os algoritmos estão cada vez mais precisos, conectando produtos e serviços com pessoas aptas adquiri-lo. O mesmo acontece com conteúdos e informações.
Confira dicas para fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso para a sua empresa.
Ao contrário do que se pensa, não é necessário muito dinheiro para investir no marketing do seu negócio, mas também boas escolhas! Mas como escolher entre tantas possibilidades o que realmente pode trazer relevância para a sua empresa em termos de marketing? Vamos supor que, você irá montar a lancheira para o seu filho ir na escola amanhã. Você certamente poderá selecionar uma fruta, um suco, um sanduíche e talvez alguma guloseima. E sem dúvida, o que motivará a sua escolha não será optar pelos itens mais baratos, mas sim, por aqueles que possuam boa qualidade, que deem energia e que sejam do agrado de seu filho. Com a sua empresa não pode ser diferente! Você deve pensar não no que necessariamente tem o menor custo, mas sim no que lhe trará o melhor benefício. Procure sempre o equilíbrio entre o custo e o benefício. Para ajudar você nessa escolha, elencamos abaixo os itens essenciais, para compor um kit de sobrevivência em marketing para a sua empresa, por ordem de prioridade: 1. Naming:O nome da sua empresa é essencial. Se você ainda não tem, não perca mais tempo. Elabore um nome que tenha relação com o seu negócio, seja fácil de ser lembrado e soe bem. 2. Logotipo:O próximo passo depois do nome é a marca da sua empresa. Opte por formas simples que possam ser facilmente reduzidas sem perder a qualidade e a resolução. Escolha cores que tenham a ver com o seu negócio. 3. Cartão de VisitasEste é um item básico e que não pode faltar. Insira apenas os seus dados de contato: nome, telefone, email, endereço e site ou mídias sociais, se tiver. 4. Site ou Página Empresarial no Facebook e/ou InstagramNos dias atuais, antes de visitar ou até mesmo para acharmos uma empresa, virou um hábito buscá-la no Google. Por isso é importante que você tenha um site ou uma página empresarial para divulgar o seu endereço e os serviços que você presta. 5. Folheto ou FolderProcure ter um material impresso bem feito sempre em mãos. Pode ser um folheto ou um folder divulgando os serviços da sua empresa.Para saber mais acesse: Folhetos e Folders: eles ainda funcionam 6. PadrõesProcure padronizar a comunicação da sua empresa, seguindo uma Identidade Visual, aplicando a sua marca nos materiais, sempre que possível. Sucesso! Gostou desse conteúdo? Saiba tudo sobre marketing no Guia de Marketing para pequenos negócios:
Trata-se de uma estratégia que consegue segmentar o público, podendo ser aplicado de diversas formas, como para a criação de conteúdos. As primeiras etapas do funil abrangem o público em geral. Essa grande quantidade vai ficando cada vez mais segmentados e com menos pessoas, sendo representadas graficamente como um funil devido à semelhança da representação visual com o objeto. Essa última etapa envolve pessoas com mais probabilidade de fazer alguma aquisição de serviço ou produto. São utilizados gatilhos mentais, que despertam a curiosidade e o interesse das pessoas, para que então elas possam ir pra próxima etapa do funil. É necessário afirmar que não são todos os clientes que começaram sua trajetória pelo topo do funil – que é o primeiro contato do cliente com a empresa. Alguns podem começar até mesmo no meio da jornada ou no final dela. Muitos consumidores podem tentar entrar em contato com a empresa, para fazer sugestões, elogios ou reclamações. Todos devem ser muito bem atendidos, pois podem virar consumidores. O atendimento na hora da compra se torna decisivo para que o cliente adquira o que está sendo vendido. Ao dar importância aos insatisfeitos com a empresa, é possível corrigir o erro e fazê-los criar uma nova imagem do negócio. O boca a boca ainda é uma forma fortemente eficaz para atrair mais pessoas. Muitas pessoas consomem pelo fato de alguém próximo indicar uma empresa da qual gostou. Para atrair mais pessoas é necessário satisfazer aqueles que já estão comprando atualmente. A gentileza, prontidão, eficácia de um bom atendimento devem existir em todas as etapas do funil de vendas. Isso serve não só para fechar negócio, mas também é um incentivo para que os leads continuem na jornada consumidor.
Muito se fala de marketing digital nos dias atuais. Sem sombra de dúvida, eles são fundamentais! Sites, mídias sociais, blogs. Mas e os impressos, como ficam nessa história? Os materiais impressos podem ajudar as vendas e trazer clientes para a sua empresa, quando elaborados corretamente. Aqui neste artigo, trataremos especificamente de materiais muito comuns: folhetos e folders. Mas antes de mais nada, vamos entender a diferença entre eles.
Sempre realizamos campanhas de e-mail marketing no Sebrae. Mas no mês passado, fizemos uma pequena mudança, que melhorou muito o resultado de nossas campanhas: uma simples inserção do nome do cliente no assunto do email fez com que mais pessoas abrissem os nossos e-mails. Essa é apenas uma das dicas de hoje sobre e-mail marketing para pequenas empresas. Geralmente, as nossas campanhas de e-mail marketing, são feitas da seguinte forma: elaboramos um texto, aplicamos o layout, segmentamos nossa base de clientes que autorizam receber nossas mensagens e oferecemos algum produto ou serviço que possa ser interessante para essa base. Costumamos personalizar o nome do cliente no corpo do e-mail marketing. Mas no mês passado, fizemos algo diferente: personalizamos o nome do cliente também no assunto da mensagem. E esse pequeno detalhe gerou bons frutos em termos de taxa de abertura (relação de leitores que abriram o email) e taxa de clique (aqueles que clicaram nos links presentes na mensagem) Com o aumento da quantidade de e-mails que seus clientes recebem diariamente, fica difícil abrir todos. Por isso, a sua chance de convencê-los a ler seu email está no assunto. Para fazer com que seus clientes abram e se interessem por suas mensagens, seguem 6 dicas valiosas: 1. Envie uma campanha, oferta ou conteúdo de interesse para seu público. Oferecer algo desinteressante e sem relevância para seu cliente pode ser um tiro no pé, pois ele pode passar a ignorar suas mensagens. 2. Capriche no texto e nas imagens: Textos bem escritos e objetivos e imagens leves e bem feitas dão um ar de profissionalismo e seriedade ao material. 3. E-mail marketing deve ser sempre em HTML, misturando textos e imagens. É muito comum as empresas simplesmente inserirem uma imagem no corpo do email. Para os servidores de e-mail, esse já é um alerta de que possivelmente trata-se de um SPAM. 4. Não esqueça do call-to-action, ou seja, uma chamada-para-ação! Clique, baixe, saiba, adquira: todos os verbos no imperativo que exijam do leitor tomar uma ação. Enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem. 5. Personalize. Chame seu cliente pelo nome, no seu texto no e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Quando você utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, isso fica muito fácil, pois esse processo torna-se automatizado. 6. Avalie e estude. Sempre depois de realizar uma campanha de e-mail marketing confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado nas próximas. Métricas: é algo que toda boa ferramenta de email marketing tem disponível E se você deseja aprimorar suas campanhas por e-mail, mantenha sua base de clientes que autorizam receber suas mensagens sempre atualizada. Existem várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado e muitas delas permitem que você experimente uma versão free. Sucesso e ótimos negócios!
A gestão de empresas pode parecer algo complicado logo no início, mas depois que se aprende a fazer, se torna uma atividade mais simples. Essa tarefa é fundamental para acompanhar o desempenho do negócio. Antigamente, toda a gestão era feita de forma manual, mas hoje em dia existem diversos programas ou softwares que podem ser utilizados com a proposta de automatizar os dados necessários. Os indicadores de venda são uma das maneiras de fazer a gestão empresarial, eles servem para fazer o acompanhamento de toda a equipe, medindo o desempenho individual e coletivo. Esses dados auxiliam a verificar a situação atual da empresa, para que ela possa vencer metas e prazos no futuro. Eles direcionam cada funcionário para que possam cumprir o seu papel, bem como guiar todos para um objetivo em comum, que deve ser alinhado pela empresa. O uso feito da forma correta promove o crescimento do negócio. Benefícios Utilizar indicadores dentro de uma empresa faz com que todos alcancem melhores resultados. Pode-se medir o desempenho de cada vendedor em particular e de toda equipe de vendas. Torna-se possível fazer previsões de vendas dentro de um determinado prazo. É possível colocar metas e explicar novos métodos, para que o vendedor consiga vender mais. Ensinar cada um sobre a empresa e o padrão desejado para o atendimento pode trazer mais segurança e conforto, pois saberão que estão fazendo as coisas do jeito certo. Quando cada vendedor traça suas metas, de maneira particular, sem pensar em conjunto, ele acaba lutando para um ideal que muitas vezes pode não estar alinhado com a proposta da empresa. A consequência de não ser guiado é desviar de um objetivo maior, podendo causar frustrações por não conseguir se adequar ao negócio.
É muito difícil conseguir um grande volume de novos clientes, sem que seja feito um profundo estudo de mercado da sua empresa. É necessário saber quais são seus clientes, e vender soluções para os problemas deles. Precisa-se buscar as necessidades do mercado. Tudo isso exige atitudes como comunicação entre a empresa e clientes, além de estratégias de marketing. Algumas empresas enviam mensagens para possíveis clientes de forma massiva. Acontece que se a mensagem não gerar vendas e não for canalizada para pessoas dispostas a comprar produtos e serviços, ela não resulta em um bom retorno. Sempre que possível, contrate profissionais do ramo, eles podem ajudar a conseguir boas estratégias para prospectar clientes. Leve em conta que as vendas mudam de acordo com o mercado, Mesmo em tempos de crise, algumas marcas continuam crescendo, mesmo atuando em um ramo momentaneamente desfavorável. Confira algumas dicas: Perfil Defina seu perfil de acordo com o que você oferece para seus clientes. É preciso planejar bem, para acertar o público alvo suscetível a comprar a sua mercadoria. Nesse perfil inclua as necessidades dos clientes e a maneira que você pretende agir para solucioná-las. Comece a agir Depois de detalhar características de sua empresa e aquilo que ela oferece, é hora de montar listas com dados de possíveis clientes. Para contatos de qualidade, você pode fazer a captação de leads. Um bom jeito de fazer isso, é oferecendo em troca promoções ou entrega de informações. Faça o planejamento pensando em estratégias, meios e abordagem com o cliente. Mande mensagens que sejam a cara da sua empresa e daquilo que ela fornece. Não adianta nada oferecer algo que não seja atrativo ou semelhante à imagem dos clientes que se deseja conquistar. É preciso traçar metas, objetivos e prazos para cada ação que for feita. Preze pela qualidade Sempre faça a inclusão de possíveis clientes pela qualidade deles e não pela quantidade. Ao atingir o grupo errado, a mensagem que poderia ser efetiva acaba virando apenas spam. Muitas empresas erram ao optar por direcionar seus esforços para todos os lados. Além de perder tempo com tal atitude, perde-se também o dinheiro que poderia estar sendo investido de forma correta. Crie personas Caso sinta-se perdido em relação aos clientes que deseja atingir, crie pelo menos 3 personas. Crie-as como se fossem 3 tipos ideais de clientes, mas com personalidades diferenciadas entre si. Por exemplo: Uma academia vai abrir e existem 3 tipos de clientes que ela deseja ter – um homem que busca ficar musculoso, uma mulher que quer perder peso e outra cliente fitness. Dê nomes para cada uma das personalidades, defina gênero, idade, objetivos e metas. Trace o trajeto do cliente até chegar no uso do serviço ou produto fornecido por sua empresa. O Sebrae, no seu curso Guia de Marketing para pequenos Negócios, ajuda você a criar as suas personas. Matricule-se gratuitamente. Não entre no piloto automático É preciso conhecer todos os produtos e serviços que sua empresa oferece. Ao fazer isso, alguns vendedores podem acabar agindo de modo automático, focando sempre no mesmo discurso. A emoção é um elemento crucial para que a venda seja efetuada. Por esse motivo, deve-se levar em consideração que cada cliente precisará satisfazer sua necessidade de modo diferente. Com um atendimento diferenciado, é possível prospectar cada vez mais clientes. Utilize sempre argumentos diferentes e não esqueça de detalhar os produtos ao invés de descrevê-los de maneira geral. Tenha cuidado com as descrições minuciosas, é nos detalhes que se faz toda a diferença. Não tenha medo de mudar A mudança é crucial quando se trata de produtos e serviços. Com novas notícias, informações e estilos de vida o cliente muda suas necessidades. O mercado precisa estar preparado pra supri-las. Por exemplo: uma empresa oferece cápsulas de óleo de coco para emagrecimento, um produto que foi visto como saudável por muito tempo. Mas depois de algumas pesquisas, o óleo não se mostra muito eficaz para esse fim. Ao mesmo tempo, cientistas mostram que o chá verde é um ótimo aliado à queima de gordura. Nesse caso, a empresa que vendia o óleo de coco pode começar a produzir cápsulas de chá verde para não cessar as vendas. Não pare de buscar clientes Além de fidelizar os compradores, é importante continuar criando clientes novos. Um número maior de vendas de uma empresa reflete diretamente no crescimento da mesma. Uma forma de conseguir novos contatos é utilizando a internet para fornecer conteúdos frequentes, aproximando o comprador e a empresa e atraindo mais pessoas interessada no ramo. Procure atingir também os clientes da concorrência e, conseguir novos contatos através daquelas pessoas que já compram com você. Participe de feiras, congresso, palestras e outros eventos relacionados à sua empresa, para ter visibilidade e atrair o público. Fidelize Algumas empresas costumam criar promoções variadas e muito atrativas para atrair novos clientes. O problema aparece elas esquecem de beneficiar aqueles que já compram a mais tempo. Não adianta nada ficar acolhendo novos compradores, se eles não voltarem a comprar. Além disso, precisa-se de muito menos recursos para fidelizar do que para conquistar um novo cliente. Assim, além de manter um bom fluxo de vendas, a fidelização ajuda na diminuição de custo. Mantenha os vendedores animados Os vendedores de uma empresa lidam diretamente com os clientes, são como a ponte do serviço e produto até o comprador. É preciso treinar toda a equipe para que possam fornecer um atendimento de qualidade. O maior motivo pra desistir de uma compra é ser mal atendido. Os vendedores devem saber as utilidades e características para tudo que é fornecido. Um sistema de bonificação pode ajudar a manter os funcionários motivados. Prospecção de clientes setor B2B A sigla “B2” vem do termo em inglês “business to business”. Trata-se de um tipo de negócio que envolve a venda entre duas empresas. Sendo assim, a comunicação é feita para vender para outra empresa e não necessariamente uma pessoa física. Boca a boca importa muito Se torne referência de mercado. Um dos maiores motivos encontrado no comércio B2B para uma venda ser efetuada é a indicação de outra empresa. Mesmo na era digital, o método boca a boca é uma ferramenta importante e eficaz. Cerca de 84% dos compradores levam em consideração a opinião de outros. Um serviço diferenciado agrega na experiência do consumidor. Para conseguir outras indicações, é preciso que tudo ocorra da forma correta e que haja destaque perante os concorrentes. Um comentário negativo costuma impactar muito mais do que os positivos. Um cliente não satisfeito pode afetar e fazer com que outras pessoas criem uma imagem negativa e deixem de comprar, mesmo sem conhecer a sua empresa. Tenha uma vantagem competitiva Analise qual o ponto mais forte de sua marca do ponto de vista dos seus clientes. Faça com que essa característica se sobressaia perante seus concorrentes, fazendo dela seu diferencial. A vantagem competitiva gera conteúdo para aproximar a empresa de seus possíveis compradores. É possível fazer até promoções com a característica em destaque. Foque no seu ponto forte e descubra maneiras de utilizá-lo. Use as redes sociais Engana-se quem pensa que as mídias sociais servem apenas para pessoas físicas. Marcas que negociam com outras marcas também precisam estar nas redes sociais. O mais recomendado nesse caso, é o uso Linkedin. Mas, isso não é uma regra, é preciso analisar em quais redes os seus clientes se encontram. Otimize seus perfis para que seus clientes possam encontra-lo de maneira fácil. Ofereça conteúdos gratuitos e relevantes que possam despertar a atenção dos seus clientes. Quanto mais eles interagirem com suas páginas, melhor para sua marca. Fale com o responsável Efetue uma excelente pesquisa de mercado para saber quais empresas podem se tornar seus clientes e ficarem na mira de estratégias e publicidade. Saiba exatamente quem é seu público alvo, para então se comunicar com eles. É preciso que esses clientes saibam da necessidade de obter aquilo que sua empresa vende. Deve-se fazer o contato diretamente com o responsável pela decisão de compra dentro da empresa. A melhor apresentação não resultará em compra se estiver falando com a pessoa errada.
A raiz etimológica da palavra “market” significa comércio. Ao adicionar o sufixo “ing”, podemos transformar a palavra em algo como “vender agora”. Existem muitas dicas para o negócio dar certo, mas escolher estratégias de marketing e fazer um estudo do mercado traz todo o diferencial. Com estratégias de marketing assertivas, é possível atingir o público certo e de maneira eficaz para um produto ou serviço. Engana-se quem pensa que apenas empresas maiores precisam de marketing. O que é marketing O marketing trabalha com o aumento da procura em relação a oferta de uma empresa. As técnicas utilizadas buscam aumentar o tamanho do grupo que vai atrás dos serviços ou produtos oferecidos por empresas específicas, vencendo a concorrência. O serviço também abrange o estudo do mercado e de estratégias para beneficiar um negócio, modificando a gestão, de modo que ela possa fidelizar compradores já existente e também atrair novos clientes. Os quatro “P” O marketing se baseia no conceito dos 4Ps para verificar as informações primárias do cliente, para então analisar soluções viáveis em cada negócio. Esse nome existe pelo fato de as informações estarem divididas em 4 pilares básicos das estratégias. Eles são referentes as seguintes palavras iniciadas com a letra “P”: Produto – apesar do nome, deve-se incluir também os serviços ofertados. Dentro de produto deve-se incluir as características do que é vendido. É preciso definir quais as necessidades que o produto resolve, como ele é, como funciona e onde será utilizado. Preço – se trata de quais valores serão cobrados pela solução fornecida pela empresa. O dinheiro é o grande movimentador do negócio. Além do lucro, o preço de venda final deve considerar todas os custos, despesas e investimento. O retorno monetário que irá sustentar as negociações com os fornecedores, a distribuição de produtos e pagar os funcionários. É preciso delimitar faixas de preço de cada produto, comparar o preço aos dos concorrentes e analisar a reação dos clientes durante a compra. Praça – é referente a colocação do produto no mercado. O item conta com a análise de como o cliente vai chegar até as soluções oferecidas pela empresa. Serve para saber onde o consumidor costuma buscar pelos produtos e serviços. A praça se preocupa em otimizar a distribuição, tanto no meio físico, quanto no meio digital. Promoção – a promoção vem com o significado diferente do que a promoção relacionada à liquidação. Ela se trata da maneira como a mensagem é promovida até os clientes. O item mostra como a empresa passa de despercebida até a fidelização do comprador. Essas informações ajudam a empresa a vender mais, guiam as campanhas e ainda permitem conquistar e fidelizar os clientes de maneira assertiva. Quanto mais dados forem coletados, melhor será a análise feita.
Antes de mais nada, vamos explicar do que tudo isso se trata. Identidade visual é a aplicação do seu logotipo, a escolha das cores e das fontes nos materiais gráficos e digitais da sua empresa.
O cliente é na maioria vezes o centro de toda uma empresa, tudo gira ao dele, na tentativa de tentar agradá-lo. Podendo ser chamado também de consumidor, ele é praticamente o sinônimo de lucro para qualquer negócio. Devido à sua grande importância, ele deve sempre ser respeitado. Não existe nada melhor do que ter um cliente satisfeito. Para que isso aconteça, tente sempre estar se renovando, planejando muito bem as conquistas que deseja alcançar e treinando muito bem a equipe que terá contato com seu cliente. Não é incomum acontecer de um cliente se sentir mal atendido, sem que esse acontecimento chegue até a gerência. O feedback é fundamental para que o dono saiba como seu negócio está fluindo. Algumas vezes pode haver dificuldades em encontrar o grupo de pessoas que representa os compradores em potencial. Mas é crucial saber identifica-lo, só assim você poderá saber onde investir dinheiro. As mensagens e toda a publicidade devem convergir em um público que realmente irá se interessar por aquilo que você vende. Mas como descobrir quem é meu cliente? Como posso vender mais para ele? Como otimizar o atendimento e torna-lo mais satisfatório? Respondemos essas e outras dúvidas relacionadas com o consumidor, para ajudar seu negócio a prosperar. O que é cliente? A raiz etimológica vem do latim cliens. O termo refere-se a vassalos, protegidos ou pertencente a um senhor. Quando relacionados à empresa, trata-se de uma pessoa que adquire serviços ou produtos, fornecendo dinheiro em troca deles. Apesar de cliente e consumidor possuírem significados muito parecidos, sendo até usado como sinônimos, ambos os termos podem ser diferenciados. O consumidor é aquele que vai até um lugar e faz uma compra, sem que necessariamente volte a adquirir algo no mesmo estabelecimento. Já o cliente passa a ter um vínculo com a empresa, podendo efetuar outras compras no futuro e é a pessoa ideal a ser impactada. É possível separar os compradores em dois grupos relacionado à frequência de compras: Clientes ativos – fazem compras com a marca com uma certa frequência. Clientes inativos – são pessoas que não compram na mesma loja há algum tempo. Pode ser até mesmo que ele esteja adquirindo bens dos concorrentes. Outra divisão também muito aplicada: Clientes satisfeitos – são todos os compradores que tiveram suas expectativas atingidas. Clientes insatisfeitos – são aqueles que não obtiveram aquilo que desejavam. Provavelmente não irão efetuar uma nova compra. Eles podem voltar, caso haja uma boa estratégia de comunicação com esse grupo. Assim é possível reparar possíveis erros cometidos com eles e induzi-los a comprar novamente.