MIDIAS SOCIAIS

Qual mídia social devo escolher para divulgar a minha empresa?

Para que uma empresa de torne mais conhecida e consiga atrair novos clientes, o uso de mídias e redes sociais é fundamental.

Mídias Sociais

O marketing digital reúne as mais diversas estratégias para atingir o público certo e disseminar uma solução para os problemas das pessoas, que muitas vezes pode até passar despercebido por elas. Veja abaixo alguns dos principais objetivos para estar presente na web:

  • Criar um relacionamento com o público-alvo e clientes.
  • Mostrar ao mundo a identidade da marca, para que os clientes possam se identificar de acordo com suas ideologias e personalidade.
  • Atrair novas oportunidades e compradores.
  • Mostrar aos internautas motivos e criar o desejo de adquirir um produto ou serviço.

Mas tudo isso não é tão fácil quanto parece. É preciso utilizar técnicas de marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO. Outro detalhe importante, é saber utilizar os canais certos, para atingir as pessoas certas.

 

O que são mídias sociais?

As mídias sociais são os canais online por onde os internautas podem se comunicar. É possível achar muitas informações dos clientes e de campanhas na web. Não é só a empresa que fala com o consumidor, mas ele também pode se comunicar com a empresa.

Marcas costumam usar as redes para se aproximar mais de seu público, dar atenção para cada um, de maneira individual. Isso faz com que as pessoas se sintam especiais e estreita laços entre marca e consumidor. 

É importante ter cautela e saber lidar com críticas. Pode ser que exista um retorno negativo para algumas características da empresa. Nessas ocasiões é preciso muito jogo de cintura, para responder o consumidor com educação e tentar achar uma solução para aquilo que ele expos.

O material que será colocado na internet deve ser interessante para o público-alvo. Diferente dos métodos mais arcaicos de comunicação, as redes sociais funcionam como uma via de mão dupla. Antes da era digital, apenas as empresas poderiam emitir suas mensagens e dificilmente recebiam um feedback do público. Era difícil saber o que estava agradando e coletar informações da opinião do público. Mas nessa nova era, tudo se tornou mais fácil.

As mídias sociais começaram a permitir a interação e participação dos usuários. Grandes marcas passaram a ficar conhecidas pelo público, devido às respostas espontâneas dadas aos seguidores. A Netflix é um grande exemplo, que usa e abusa do humor e criatividade em sua comunicação, e se tornou referência quando se fala de atuação online.

 

Entenda a importância de estar no meio online

No ano de 2017 foi feita uma pesquisa de opinião de empresários. Do total entrevistados, 92% constatou a importância das redes sociais para seu negócio. As informações postadas na web possuem a capacidade de serem compartilhadas por diversas pessoas, em questão de segundos, o que é praticamente impossível com mídia impressa, por exemplo. É preciso que as mensagens sejam claras, para que não exista margem para uma interpretação errada. 

 

Qual canal online escolher?

É preciso que você conheça seu público-alvo antes de definir as redes que irá utilizar. Analise quem seus clientes seguem, o que eles publicam, o que compartilham e todas as informações possíveis. Escolha o ambiente digital que seus compradores estão. Abaixo você pode conferir dados importantes:

  • 92,1% das empresas estão em alguma rede social.
  • A utilização de mídia paga é feita por 63% delas.
  • Utilizar conteúdo visual aumenta 40 vezes a chance de ser compartilhado.
  • Em média o valor gasto nas mídias digitais corresponde a 5% de todos os gastos com marketing.

 

Informações das redes

Cada rede tem sua vantagem, geralmente utiliza-se mais de uma rede social, para atingir um público maior. Conheça os benefícios e saiba qual escolher:


Facebook

  • O Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas.
  • Conteúdos com imagem aumentam 2,3 vezes a chance de serem compartilhados.
  • O maior acesso ocorre na América Latina.
  • 73% dos usuários usam o Facebook para fins profissionais.
  • O aumento dos conteúdos aumentou em mais de 57% entre 2014 e 2016.
  • É a rede mais utilizada por usuários no país.
  • O Facebook é utilizado por 97,6% das empresas.

 

Instagram

  • O envolvimento do usuário com as empresas é frequente, correspondendo a 68%.
  • Mensalmente existem 500 milhões de usuários ativos.
  • O engajamento por consumidor é 58 vezes maior.
  • É a rede mais importante para 32% dos jovens.
  • A maior faixa etária existentes é dos 18 aos 29 anos.
  • Mulheres são maioria na utilização da rede.
  • 63,3% das pessoas utilizam o Instagram.

 

Linkedin

  • 98% de postagem com imagem recebem comentários.
  • Conteúdos com link são 200% menos acessados.
  • Em 2016 o número de consumo de conteúdo teve um aumento em 21%.
  • 39% dos usuários pagam pela conta premium.
  • É muito utilizada para usuários que buscam aprendizado e conteúdos de qualidade.
  • No comércio B2B, 81% das empresas usam a plataforma para lançamento de produtos.
  • Ainda se tratando do B2B, 91% das empresas utilizam o Linkedin para compartilhar informações.
  • Em média, os usuários gastam 17 minutos mensalmente na plataforma.

 

Youtube

  • As visualizações via mobile representam mais da metade dos acessos.
  • As qualidades mais notadas pelos usuários é autenticidade, variedade de conteúdo e liberdade de expressão.
  • O Youtube atinge as classes A, B e C.
  • 95% de pessoas entre 18 e 35 anos acessam o site.
  • 31% buscam conteúdos para aprendizado.
  • As pessoas acreditam que o Youtube oferece os mais diversos conteúdos.
  • 59% das pessoas preferem se atualizar pelos vídeos postados do que através de notícias.

Pinterest

  • 80% dos acessos é por mobile.
  • 72% utilizam as imagens como inspiração para compras em lojas físicas.
  • A idade média dos usuários é de 40 anos.
  • O Pinterest influencia 87% dos usuários a fazerem compras.
  • 67% utilizam o app dentro de lojas.
  • 81% das pessoas que utilizam a plataforma são do sexo feminino.

 

Como começar a usar as mídias sociais

Monte um plano de ação e faça o cronograma de todo conteúdo a ser postado, colocando prazo para a postagem. O marketing digital é um ótimo investimento, contratá-lo pode ajudar a atingir um público maior e com mais potencial de compra. Não adianta apenas sair postando qualquer texto ou vídeo. É preciso analisar se estes conteúdos têm a ver com a imagem que sua marca quer alcançar.

Separe as plataformas que deseja usar. Tenha em mente que todas as mídias sociais devem ser atualizadas constantemente. O direcionamento certo torna o investimento mais barato. Lembre-se que não adianta entregar o que é produzido para pessoas que não se interessem e não se identifiquem.

 

Dicas

Estar presente nas mídias sociais pode parecer difícil no começo. Só produzir conteúdo, sem que haja engajamento e interação com os consumidores, é perda de tempo. Se não sabe por onde começar, veja nossas dicas abaixo:

  • Faça o engajamento acontecer. Utilize postagens de qualidade e os seguidores aparecem naturalmente. Para que eles comentem e publiquem crie enquetes, use o bom humor, crie testes e coisas interativas. Isso faz as pessoas confiarem na sua marca.
  • Trate seus clientes de forma diferenciada. É preciso um contato mais humanizado, feito por alguém responsável por responder os comentários. Quando se utiliza respostas prontas, não se alcança o objetivo de se aproximar do cliente.
  • Conteúdos úteis atraem mais pessoas. Caso poste informações sem relevância, dificilmente o cliente vai prestar atenção.
  • Use a criatividade para resolver problemas e responder os internautas.

Agora que você já conhece algumas mídias sociais, é possível avaliar as melhores delas, de acordo com o conteúdo que se tem a oferecer e o público que pretende-se engajar.

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