MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM

O que são métodos adequados de solução de conflitos

Saiba quais são as vantagens dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos

Conceitos

Conciliação
É uma forma de resolução de conflitos, onde um terceiro, neutro e imparcial, chamado conciliador,através de sua orientação direta facilita a comunicação entre os interessados na busca de interesses e na identificação de suas questões para um acordo satisfatório.

Mediação
É uma forma de resolução de conflitos, onde um terceiro, neutro e imparcial chamado mediador, facilita a comunicação entre os interessados em uma relação continuada, na busca de interesses e na identificação de suas questões para solução satisfatória.

Arbitragem
É uma forma de resolução de conflitos, onde os interessados escolhem um terceiro, neutro e imparcial, chamado árbitro para resolver a controvérsia.

  • Conceitos
  • Principais vantagens

A principal vantagem é a liberdade que os interessados possuem em todos os desdobramentos do procedimento, como, por exemplo, a possibilidade de nomeação, pelos interessados, dos especialistas em conciliação, mediação, e arbitragem.

Principais vantagens

1. Celeridade.
O procedimento é mais rápido e menos informal, o que contribui para diminuir o desgaste e a ansiedade.

2. Economia.
Como o processo é célere, o empresário não perde tempo nem dinheiro, e poderá tocar os seus negócios sem dispor de muito tempo e despesas.

3. Informalidade.
Os procedimentos são imunes à burocracia. São técnicas ágeis e dinâmicas, que combinam com uma sociedade moderna que valoriza a busca por soluções eficazes e efetivas.

4. Sigilo.
Não há publicidade nos métodos de pacificação, resguardando aos interessados a exposição perante o público e a mídia.

5. Especialização.
São profissionais especializados na matéria objeto do conflito e no conflito em si, podendo, assim, conduzir com absoluto conhecimento de causa e chegar ao procedimento com objetividade e precisão, garantindo a qualidade.

6. Autonomia da vontade.
Os interessados têm maior autonomia, pois podem escolher os especialistas e a entidade que ficará encarregada na administração do procedimento.

7. Manutenção das relações comerciais.
Preserva o relacionamento por ser uma opção feita pelos próprios interessados, de comum acordo e de forma pacífica, onde cria-se um ambiente favorável a mútua cooperação.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: