ABERTURA DE EMPRESA

Guia prático para a formalização de empresas

Fique por dentro de caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.

Você já teve a ideia e até já visitou a página de Ideias de Negócio. Você também já até elaborou a ideia, aperfeiçoou o seu produto, estudou as empresas do segmento. Você já pensou também na estratégia de marketing para atrair os consumidores e já até realizou o levantamento de todas as informações necessárias e tem, inclusive, o local da atividade escolhido.

Tudo estruturado? Falta apenas colocar a mão na massa: registrar a empresa e torná-la realidade.

Microempresa

Como fazer esse registro?

A primeira coisa que você precisa saber no momento de fazer o registro de sua empresa é que existem duas possibilidades e que os procedimentos são distintos. Sabe por que? É porque você tem a opção de ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou abrir uma microempresa. Nós vamos te explicar a diferença entre estas duas opções.

Microempresa

Para uma micro empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, possuir registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela funcionará, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros órgãos de fiscalização.

É certo que o procedimento variam de acordo com as leis estaduais. Mas os passos a serem seguidos são basicamente o mesmos em todo o Brasil.

Ainda tem dúvidas?

Passos necessários
Nós separamos um conteúdo explicativo sobre a consulta e viabilização na hora de abrir uma microempresa, que orientará sobre o que é o contrato social e quais são os documentos necessários para a inscrição. Para conhecer os passos necessários para abrir uma microempresa, clique aqui.

O que preciso saber antes da abertura?
Já nesse outro conteúdo, você receberá orientações sobre o que precisa resolver com o contador, quais sãos os custos e impostos, modalidades de empresas e o processo de formalização, além de seus benefícios. É só acessar.

MEI

Já se a sua opção é fazer o registro como Microempreendedor Individual (MEI), o processo é bem mais simples e menos burocrático. É porque ele é todo feito online. São basicamente seis passos a serem seguidos, que vão de informar-se sobre a abertura até a confecção da nota fiscal. Após essas etapas, de forma rápida e fácil, você já terá todos os documentos necessários para começar a exercer sua atividade.

Mas, é claro que antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações em mãos para se tornar um empreendedor. 

Se você quiser acessar esse conteúdo de forma também simples e facilitada, seja rápido e clique aqui.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: