this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Empresa de biscoitos apostou em especialização para expandir
Leonardo Müller, sócio proprietário da Letuca, fabricante do Fibratto Bicoito Integral, conta como conseguiu reposicionamento de mercado e melhorias

Produzir biscoitos foi um acaso do destino. Mas a vontade de empreender do jovem Leonardo Müller, em 2004, aos 17 anos, foi determinante para o nascimento da empresa. “Eu sempre acreditei em um mundo melhor e sempre quis trabalhar pra isso, pra deixar uma marca boa no mundo. Começamos na cozinha da minha casa: minha mãe, uma grande amiga na época – que hoje é minha esposa – e eu, fazendo biscoitos com base em uma receita de família. A venda era feita de porta em porta. Com o tempo, a partir do pedido dos clientes, partimos para receitas com apelo mais saudável, na linha dos alimentos funcionais. E continuamos nesse segmento até hoje, com o apoio de profissionais capacitados, como nutricionistas e engenheiros de alimentos”, explica.

Desde a fundação, Leonardo e suas sócias apostaram nas consultorias do Sebrae para estruturar o empreendimento. “O Sebrae é uma mãe pra gente, feito por pessoas que entendem as necessidades das empresas. E é uma instituição que tem um papel muito importante para os negócios, com opções que facilitam bastante não apenas questões cotidianas mas também coisas mais complexas, como subsídios para investimento. O Sebrae nos ajudou a dar os primeiros passos, a montar nossa empresa – e ainda hoje é uma referência quando precisamos de suporte”, comenta.

Um dos últimos serviços adotados pelos empresários foi o Sebraetec, através do qual foi contratado um estudo para aumentar a vida útil dos biscoitos da Fibratto sem a necessidade de adicionar conservantes. A consultoria foi conquistada com subsídio de 70%, custeados pelo Sebrae. Segundo Leonardo, sem essa contrapartida, não seria possível dar mais esse passo de valorização dos produtos e consequentemente, do negócio em si. “Sabemos que o estudo que precisávamos tinha um custo considerável. Essa possibilidade do subsídio do Sebrae foi uma porta pra gente: conseguimos pagar um valor justo pelos 30% que ficou sob nossa responsabilidade e o resultado do trabalho foi realmente compensador”.

Para Fernanda Rosa, especialista do Sebrae Vale do Itajaí, esse é apenas um exemplo de serviço que pode ser contratado por meio do Sebraetec, uma linha de solução que visa a inovação dos negócios. “É uma forma bem interessante de fortalecer o empreendimento, com melhorias dos processos, dos produtos ou serviços e ainda com investimento em tecnologia. O Sebrae/SC tem uma ampla rede de prestadoras de serviço capacitadas a dar o suporte necessário a cada tipo de negócio”, aponta.

Essa não foi a primeira vez que a Fibratto utilizou soluções do Sebraetec. Em 2013, a empresa que é referência no seu segmento contratou uma consultoria para reposicionamento da marca no mercado. Leonardo conta que essa foi uma indicação do profissional que oferecia um outro serviço à empresa como Agente Local de Inovação (ALI). “Até então a marca dos biscoitos era apenas o nome da fábrica, Letuca. Passamos por um processo de mudança e melhoramento das nossas embalagens e a marca dos biscoitos passou a ser Fibratto, que comunica melhor o produto do que apenas Letuca, e agora condiz muito mais com o nosso propósito de um alimento que traz benefícios à saúde do consumidor. E só conseguimos essas conquistas porque investimos no conhecimento de quem tinha know how e que nos auxiliou de maneira bastante assertiva”, afirma o pequeno empresário que comanda a fábrica que oferece hoje 12 tipos diferentes de biscoitos integrais doces e salgados para o país inteiro, além de disponibilizar vendas online.    

Entre os serviços que o Sebraetec oferece estão a consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade e prototipagem. Todos eles estão disponíveis para qualquer empresário da região. Mais informações sobre essa solução no telefone (47) 3702-6403.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?