this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Empretec Rural aprimora características empreendedoras
Município de Seara é o primeiro do Estado a receber o seminário. Neste ano serão realizadas 50 turmas em SC

O município de Seara, no oeste catarinense, é o primeiro do Estado a sediar neste ano uma edição do Empretec Rural – que é o maior seminário de empreendedorismo do mundo. Até sábado (30), às 18 horas, 19 participantes da região serão desafiados, em atividades práticas, para desenvolverem e aprimorarem suas características de comportamento empreendedor. O seminário é uma realização da ONU e do Sebrae, em parceria com Sescoop/SC, Copérdia e Faesc/Senar. Conta com apoio da Administração Municipal, do Sindicato Rural de Seara, da Associação Comercial e Industrial de Seara (ACIS), da Sala do Empreendedor e do Programa Cidade Empreendedora.

O propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos. No Empretec Rural são ampliadas as capacidades de detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar sua eficiência, aumentar os lucros em situações complexas, satisfazer os clientes, testar modelos de negócios e condições de viabilidade mercadológica, operacional e financeira. A proposta também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços; a adoção de práticas sustentáveis; a utilização de múltiplas fontes de informação; o desenvolvimento da autorresponsabilidade e o reforço da autoconfiança.

De acordo com o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha, pela parceria Sebrae/SC, Faesc/Senar e Sescoop/SC serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais. “Somamos esforços para capacitar e desenvolver as características empreendedoras também no campo e, consequentemente, ampliar oportunidades e elevar os resultados no agronegócio”, destacou ao agradecer o empenho de todos os parceiros. Ele também antecipou a intenção de realizar uma nova turma do Empretec Rural na microrregião de Seara, principalmente por ser um celeiro de empreendedores.

O gestor estadual do agro do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltou que o Empretec faz uma grande diferença na vida do participante, principalmente porque a tomada de decisão assertiva e o posicionamento estratégico das pessoas pode efetivamente trazer resultados para toda a comunidade. “Agradecemos a parceria construída porque isso reflete um processo de sinergia, colaboração, cooperação e complementaridade voltada aos resultados. Parabéns para quem aceitou o convite em participar. A orientação é de que extraiam o máximo desse seminário, pois tenho certeza que é um presente na vida de vocês”, antecipou.

Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a região será contemplada com dez turmas neste ano. “É uma grande satisfação iniciar a programação de capacitações estaduais. O Empretec leva para os municípios, justamente, o desenvolvimento das características comportamentais dos empreendedores de sucesso para que os participantes saibam correr riscos calculados e aprimorem a gestão empresarial, além de reduzir a mortalidade dos pequenos negócios”, explicou.

Para o prefeito de Seara, Edemilson Canale, participar do Empretec Rural representa uma oportunidade única. “Eu já fiz Empretec, já fiz Gestão Empresarial e reforço que nunca deixamos de aprender. Aproveitem porque com certeza levarão os conhecimentos para suas propriedades e para suas vidas. Sabemos que as atualizações são constantes em todas as atividades econômicas, por isso procuramos trazer no mandato passado e agora, por meio de parcerias com as entidades, qualificações profissionais”, expôs. Canale também enfatizou que Seara é uma referência no agronegócio, comprovado por sua posição estadual de 3º maior movimento agropecuário e 38ª posição de maior movimento econômico de Santa Catarina.

Para o presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi, essa nova proposta de qualificação para os empreendedores rurais trará bons resultados no campo e na gestão das propriedades da região. “Estamos agradecidos pela presença de todos que se desafiaram a buscar mais conhecimentos para seus negócios. Abraçamos com todo o carinho esse trabalho que será desenvolvido pelo Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar e Sescoop/SC”, comentou.

O seminário é conduzido pelos facilitadores Jaime Folle, Olavo de Geroni e Tarcísio Kirch, e é acompanhado pela coordenadora estadual do Empretec no Sebrae/SC, Eliane da Rosa Figueira Costa. Também prestigiaram a solenidade de abertura do seminário o secretário municipal da Agricultura e do Meio Ambiente Renato Tumelero e o supervisor regional oeste do Senar/SC Helder Barbosa.

EXPECTATIVAS

Carla Biasoli, de 18 anos é de Marema, auxilia seus pais em duas propriedades. A primeira em sua cidade natal, que produz suínos, feno e gado de corte. A outra no município de Quilombo, de seus avós maternos, que atuam na olericultura (produção de legumes e verduras). Como filha mais velha – os irmãos têm 9 e 13 anos de idade – está se preparando para assumir os negócios da família e já iniciou a graduação de Engenharia Agronômica. “Ao receber o convite pesquisei sobre o Empretec e observei que o seminário proporciona conhecer melhor sobre o negócio e a ter persistência na atividade econômica. Se colocarmos uma meta, vamos atingi-la se tivermos conhecimento de como ocorre a produção”, analisou.

Daniel Theobald, de 30 anos é de Seara e já assumiu os negócios da família na apicultura, produção de nozes e agroindústria para produção de mel. “Espero com o Empretec adquirir conhecimentos para fazer uma avaliação criteriosa do meu negócio para identificar as necessidades e para melhorar a gestão empresarial”, antecipou.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. O Empretec Rural tem vagas limitadas. Mais informações sobre as próximas turmas 2022, procure o Sebrae/SC na sua região.

O público-alvo são empreendedores rurais (produtores de pequenas propriedades) das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, empreendedores de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frango etc) e aquicultura.

 

O propósito da capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos.

  

Empretec Rural é o maior seminário de empreendedorismo do mundo.

 

O seminário é conduzido pelos facilitadores Jaime Folle, Olavo de Geroni e Tarcísio Kirch.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora