this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Metodologias do Sebrae são ferramentas que promovem desenvolvimento
A proprietária do Laboratório Amigovida de Videira Maribel Emília Gaio é um exemplo. Fez e faz uso de várias dessas tecnologias oferecidas pelo Sebrae

 Videira – A aplicação pelo Sebrae/SC de metodologias está auxiliando pequenos negócios a terem resultados em curto prazo. Como é o caso de Maribel Emília Gaio, proprietária e responsável técnica do Laboratório Amigovida, localizado em Videira, na região Meio-Oeste catarinense, que tem uma forte parceria de muitos anos com o Sebrae. O Laboratório iniciou as suas atividades em 2006 como Laboratório de Análises Humanas.

 Em 2009, participou pela primeira vez do MPE Brasil. Mesmo não tendo sido classificada, a empresa baseada no relatório recebido, promoveu diversas mudanças e em 2012 foi classificada na etapa estadual em Serviços de Saúde. “Ganhando a etapa estadual fomos para o Nacional e ficamos em primeiro lugar no quesito Serviço de Saúde”. Conta Maribel.

Foto: Maribel Emília Gaio.

 

 Em 2010 participou do Empretec que também ofereceu excelente ferramentas para melhoria dos serviços. Em 2013 Maribel foi convidada pelo Sebrae para participar do Mulher de Negócios, conquistando o primeiro lugar em Santa Catarina como Pequenos Negócios e a segunda colocação no nacional. “Em 2015 participei com o Laboratório do Prêmio Catarinense de Excelência obtendo reconhecimento na categoria 125 pontos, já em 2018 fomos reconhecidos na categoria 250 pontos. Nós aplicamos o modelo de Excelência da gestão, seguindo também todos os requisitos da ISO 9001/:2015, somos acreditados pela ISO 15:189 pelo DICQ da SBAC desde 2012 ”. Essa caminhada e esses conhecimentos proporcionou o convite para participação como voluntária no ExcelênciaSC, o Movimento Catarinense pela Excelência que proporciona a outras empresas a disseminação do Modelo de Excelência da Gestão.

 Ainda em 2018 o Laboratório além de Análises Humanas passou a fazer análises veterinárias e também ambientais, cada laboratório funciona em espaços diferenciados. Em análises veterinárias o laboratório conta com um médico veterinário especialista na área para assessoria aos médicos veterinários das clínicas da região. Já em relação ao meio ambiente são feitas análises de água, efluentes, solo, tecido vegetal, análise de alimentos e bebidas, além de análise do ar ambiente.  O laboratório ambiental recebeu em outubro de 2020 a certificação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e está em busca da certificação pela ISO 17:125 pelo Inmetro.

 No final de 2020 até o início de 2021, Maribel conta que a equipe participou do Projeto ALI. “Com este projeto levantamos algumas questões e melhoramos muito o nosso trabalho que é focado no conceito de saúde única, preservação da vida humana, os cuidados com os animais e o meio ambiente. Estamos focados na gestão dos indicadores financeiros, participamos também da formação de lideranças com atendimento de coach individual com a finalidade de melhorar as habilidades no comportamento por meio da inteligência emocional, buscando a melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores para que eles tenham uma melhora pessoal e o que influencia na vida profissional. ”

 Mas Maribel não para por aí. Ela conta que está desenvolvendo a melhoria continua de segurança, ética e adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); está atualizando a área de microbiologia do laboratório, sendo pioneira na região na implantação da metodologia do BRCAST. Outra grande mudança é na logística para aumentar os atendimentos domiciliares, que tiveram um aumento considerável em função da pandemia e das ações voltadas para a comodidade dos clientes. “Também foi implantada logística própria para o atendimento de coletas de amostra para as clínicas veterinárias de Videira e região. Para isso o laboratório conta com um motoboy dedicado, o que foi proposto durante a participação do ALI”.

 Agora a empresa está buscando novas estratégias de marketing nas redes sociais, para ter uma comunicação mais próxima com o cliente, oferecendo novos canais de atendimento. Acompanha a evolução da pandemia colocando a disposição dos clientes os exames destinados ao diagnóstico e acompanhamento do Covid-19 conforme o histórico do paciente, também lançou novos exames nas análises veterinárias. 

 “O Projeto Ali, nos ajuda a organizar as ideias, fazer planejamento, planos de ação, ter objetivos, ter metas descritas com prazo para serem cumpridas e atingir estes prazos realizando o que foi proposto, foi muito bom, aliás como todos os projetos do Sebrae dos quais participamos”.

 Segundo a gerente regional do Sebrae Meio-Oeste, Sueli Bernardi o programa contribui por meio de metodologias e estratégias inovadoras os pequenos negócios a se reinventarem e ter mais sucesso no mercado. “No entanto, esse resultado somente foi possível, porque a empresária Maribel, aproveitou a oportunidade e implementou as ações em sua empresa. Parabéns, Maribel e equipe”!

Programa Brasil Mais/ALI

 

 O Programa Brasil Mais/ALI é executado gratuitamente pelo Sebrae e voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Durante quatro meses, os empreendedores são acompanhados por um ALI, profissional selecionado e capacitado pelo Sebrae para aplicação da metodologia, que prevê o mapeamento de problemas, a busca por soluções, também por meio de prototipagem, e a proposição de implementações com foco em melhorias reais e efetivas.

 O Programa ALI é realizado desde 2011 e, atualmente, integra o Brasil Mais com o objetivo de elevar a produtividade das empresas brasileiras a partir da promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

 O Sebrae/SC está selecionando empresas para o novo ciclo que inicia este mês. Para se inscrever, acesse www.gov.br/brasilmais. Outras informações no Sebrae mais próximo de você ou através do telefone 0800 570 0800 (também é WhatsApp).

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?