this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Parceria entre entidades visa a Rota do Enxaimel em Pomerode
Trabalho que reúne Viacredi, Sebrae/SC e Associação Rota do Enxaimel busca capacitar os estabelecimentos para criar experiências com maior valor agregado ao tur

Parceria entre entidades visa o desenvolvimento da Rota do Enxaimel em Pomerode

 

 Uma parceria entre a Associação Rota do Enxaimel, Viacredi e o Sebrae/SC visa reestruturar e potencializar a retomada do turismo no percurso nomeado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo Rogério Siewert, presidente da Associação Rota Enxaimel, entidade fundada há poucos meses, a cooperação já promoveu um aumento perceptível no fluxo turístico da região. “Gradualmente a cidade volta a receber visitantes e esse crescimento já pode ser notado pelas necessidades imediatas que precisaram ser atendidas, como a disponibilização de meios de pagamento eletrônicos nos estabelecimentos. O objetivo é que, com cautela e gestão responsável, possamos tornar a rota um destaque no cenário turístico”, diz.

 O trabalho realizado pelas organizações conta com atividades voltadas ao desenvolvimento de materiais gráficos e eletrônicos, rebranding nos negócios que compõem a rota, capacitações voltadas à gestão, consultorias de produtos turísticos, fortalecimento do núcleo do artesanato local, entre outras ações que devem promover o desenvolvimento local. A distribuição de mapas impressos nos estabelecimentos que integram o roteiro, além de hotéis, pousadas, lojas, restaurantes e no portal turístico já é uma das iniciativas concretas da parceria. O mapa também pode ser conferido no formato digital no site www.rotadoenxaimel.com.br. “A ideia de todo esse trabalho é aumentar a eficiência dos comércios, impulsionar a competitividade e mostrar o valor de experiência que a Rota do Enxaimel pode entregar aos visitantes”, explica Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC. E completa: “E o projeto vai além: é a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região por meio do desenvolvimento econômico”.  

 Outra ação que será realizada nos dias 20 e 21 de setembro é a visita técnica do grupo que está desenvolvendo o projeto a Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para conhecer de perto as estratégias de dois atrativos turísticos que seguem a mesma linha da Rota do Enxaimel: os roteiros Caminhos de Pedra e Estrada do Sabor. “Essas visitas técnicas são bastante importantes para entendermos como essas atrações funcionam e para termos insights de como tornar a rota local um atrativo completo para o turista 4.0”, comenta Luciana Thomé, consultora técnica do Sebrae/SC responsável pelo desenvolvimento do projeto. 

Indicação

 O roteiro foi um dos três no país indicado pelo Ministério do Turismo para representar o Brasil no programa Best Tourism Villages (Melhores Vilas Turísticas) da UNWTO (Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas). As outras duas indicações foram o São Bartolomeu, no distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais, e Alberto Moreira, no distrito de Barretos, em São Paulo.

 Para as indicações foram considerados aspectos como patrimônio cultural e histórico, objetivos de desenvolvimento social (ODS) da ONU e atividades rurais e tradicionais na localidade. A escolha pelo destino que fará parte do Best Tourism Villages será divulgada no dia 24 de outubro, em Marrakesh, Marrocos, após a avaliação da UNWTO sobre os destinos inscritos.

 A Rota do Enxaimel fica em Pomerode e tem 16 km de extensão, com 50 casas históricas construídas com o estilo trazido pelos imigrantes alemães e mantém as características da imigração germânica na localidade para além dos traços arquitetônicos. A cooperação entre a Associação Rota do Enxaimel, Sebrae/SC e Viacredi começou em julho deste ano.

Foto - Roteiro turístico está sendo melhor preparado para receber o turista 4.0

 

Foto - Divulgação

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?