this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Plano de retomada econômica atende 500 pequenos negócios do Meio-Oeste
Apresentação do Plano realizada online contou com a participação de mais de 70 lideranças políticas e empresariais da Região

Joaçaba – O lançamento do projeto contou com a participação do diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro, do gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC Paulo Cesar Sabbatini Rocha e da gerente regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Bernardi, que conduziu os trabalhos com o apoio da equipe da Agência Regional. Marcaram presença também, prefeitos, secretários municipais representando os 34 municípios que compõem a regional, lideranças empresárias e políticas, representantes de entidades e imprensa.

                  Sueli Bernardi, destacou na abertura da apresentação que “está é uma ação que começamos a discutir com diversas entidades, ouvimos empreendedores e gestores públicos e a partir da análise de cenários e discussões por meio de workshops ainda em 2020, com lideranças empresariais e políticas, foi elaborado o Plano Estratégico para a Retomada Econômica dos Pequenos Negócios do Meio-Oeste. ” O Plano contempla dois eixos de atuação e inúmeras ações. O primeiro eixo é o Programa Cidade Empreendedora que visa oportunizar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com a implementação de políticas públicas, de atendimento, desburocratização, compras públicas e outras. O segundo eixo está calcado em ações de gestão, inovação e mercado, objetivando a reinvenção das empresas e a permanência no novo mercado, acelerando o seu desenvolvimento.

              Segundo Sueli, os setores prioritários que serão atendidos são:  a cadeia da moda, do turismo, da alimentação fora do lar e também saúde e bem-estar, que estão entre os setores mais afetados pela pandemia no Brasil e no Mundo. O valor total do projeto empresarial, está previsto em R$ 3.395.000,00, vigência 2021, dos quais 50% serão custeados pelo Sebrae. Já o Cidade Empreendedora depende do perfil do município e vigência 2021/2022. “Nossa meta é 100 municípios fazendo parte do programa Cidade Empreendedora em Santa Catarina, queremos fechar este número até o final do mês, já temos cerca de 60 municípios, já agendamos visitas com prefeitos de vários municípios e temos ótimas expectativas”

            O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, disse que hoje o Sebrae trabalha fortemente na região nestes dois eixos, o Cidade empreendedora Basic que junto ao Poder Público atua para desenvolver e fortalecer o ambiente dos pequenos negócios. “Queremos contribuir com os gestores públicos para proporcionar e fomentar um ambiente favorável para o desenvolvimento do pequeno negócio”. Quanto ao segundo eixo, Luc se refere ao Plano de Ação de retomada econômica, lançado nesta quarta-feira (05), via online, “este plano é a inovação para os pequenos negócios que vamos trabalhar aqui na região Meio-Oeste atendendo a 500 negócios entre microempreendedores individuais, empresas de micro e pequeno porte”.

           O gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae/SC Paulo Cesar Sabbatini Rocha, abordou os benefícios que obtém o município que adere ao Programa Cidade Empreendedora. “O Cidade Empreendedora está ao lado das Prefeituras para enfrentar momentos difíceis, onde novas leis, regras e regulamentações estão sendo publicadas diariamente. O programa disponibiliza materiais com perguntas frequentes, boas práticas e materiais de comunicação para serem utilizados pelos municípios a fim de dar agilidade para responder a crise”.  Paulo destacou também que, além disso o Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios, oportunizando a geração de empregos e renda”.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?