this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
O prefeito de Maravilha Sandro Donati recebeu dois Selos de Prefeito Empreendedor nas categorias Cidade Empreendedora e Inovação e Sustentabilidade.

Os projetos inscritos e premiados foram “Ateliê de costura e Escola Têxtil – costurando para o futuro” e “Fly protocolo e licenças ambientais – quem simplifica cresce”. O anúncio foi feito pelo Sebrae/SC durante cerimônia realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis, que reuniu mais de 70 prefeitos de todas as regiões do Estado.

“Esses reconhecimentos coroam também as demais iniciativas da Administração Municipal em fomentar o empreendedorismo, em auxiliar no desenvolvimento de Maravilha e ao incentivar o fortalecimento de um novo ciclo econômico local. Buscamos auxiliar no crescimento das empresas instaladas no município ao mesmo tempo que motivamos a formalização de novas atividades, atraímos novos investidores e disponibilizamos oportunidades de capacitação para a mão de obra local. Estamos felizes com os resultados obtidos”, enfatizou o prefeito.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.

“Nesta edição, o Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. A região oeste catarinense esteve muito bem representada com projetos relevantes para o desenvolvimento territorial. Temos orgulho em atuar em um município como Maravilha, que vem crescendo ao longo de sua trajetória”, destacou.

Conheça os projetos premiados

O projeto do Ateliê de costura e da Escola Têxtil teve como objetivo qualificar a mão de obra local e apoiar os empreendedores deste setor, que reduziam a produção industrial pela falta de profissionais e pela dificuldade das confecções em terceirizar as produções especializadas. O Poder Público contratou um profissional especializado em costura industrial para ministrar aulas e disponibilizou o Ateliê de Costura com maquinários, equipamentos e materiais.

Foram realizadas três turmas, duas no nível básico e uma no nível avançado, com aulas teóricas e práticas. Os profissionais foram qualificados para atuar conforme o ritmo de trabalho das empresas locais, o que resultou na inserção ao mercado de trabalho e também em valorização profissional daqueles já contratados. A iniciativa contou com apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Indústria, Comércio e Turismo e de Educação, da CDL/Associação Empresarial (por meio do Núcleo do Vestuário) e do Senai Maravilha.

Pelo projeto “Fly protocolo e licenças ambientais” foram digitalizados todos os processos de análise e aprovação de empreendimentos públicos e privados para emissão de alvarás de construção e para agilizar o processo de licenciamento ambiental. Para organizar o fluxo de informações foi criado um aplicativo que interliga o empreendedor, os profissionais técnicos do setor público e privado com os trâmites que a legislação exige para o segmento.

Para solucionar os entraves das licenças ambientais o município associou-se, em 2021, ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER). Com isso, consolidou o processo como ágil e seguro, garantido pela legislação e sustentável, ambientalmente e economicamente. Os resultados mais impactantes vieram em 2021, com o maior número de alvarás de construção emitidos pelo município nos últimos 63 anos, no total de 409 emissões. Outro dado histórico foi de 278 licenças ambientais aprovadas e a redução no tempo de espera, que era de seis meses e caiu para 10 dias.

 

A gerente regional do Sebrae/SC no meio oeste Sueli Bernardi e o prefeito de Maravilha Sandro Donati (Foto: Gabriela Müller).

Gerente Regional Grande Florianópolis – Sebrae/SC Wanderley Andrade e o prefeito de Maravilha Sandro Donati  (Foto: Gabriela Müller).

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

 

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?