Empreendedorismo
Projeto que valoriza o artesanato de SC vence prêmio internacional
Realizado pelo Yepá Estúdio para o Sebrae/SC, o projeto de design do Entre Contrastes reforça a qualidade do design brasileiro

Referência mundial e uma das mais prestigiadas premiações em design, a Red Dot Design Award consagrou a exposição Entre Contrastes com o prêmio na categoria Marcas e Design de Comunicação. O projeto de design do Yepá Estúdio foi desenvolvido para o Sebrae/SC, destacando a sustentabilidade nos trabalhos artesanais de Santa Catarina que utilizam resíduos da indústria têxtil e de papel e celulose como matéria-prima.

Criado em 1955, o evento já premiou projetos de design de grandes marcas com exposições e cerimônias de gala na Alemanha, berço do design. Neste ano, o anúncio dos vencedores ocorreu de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus. A premiação realizará exposições na Alemanha para apresentação dos trabalhos dos ganhadores em outubro e janeiro. A conquista do selo de qualidade com o projeto Entre Contrastes é celebrada pelo Sebrae/SC e pelas irmãs diretoras do Yepá Estúdio, Carolina e Luana Dentice. Carolina destaca a importância do projeto de design desenvolvido para o Sebrae, “uma consagração que atesta o alto padrão de design brasileiro”. O projeto contemplou identidade visual, sinalização da exposição e materiais promocionais a partir dos conceitos de sustentabilidade e reuso criativo da mostra.

Para a gestora do Projeto Entre Contrastes do Sebrae/SC, Simone Amorim, a premiação reconhece a qualidade do projeto e expõe isso a nível mundial. “O Entre Contrastes já teve uma boa projeção nacional, levando a cultura catarinense para um importante centro de artesanato, no Rio de Janeiro. Com o projeto de design, fomos reconhecidos em premiações nacionais e agora internacional. Para nós é uma alegria ver a repercussão desse trabalho”. No ano passado, o projeto de design do Yepá Estúdio recebeu a medalha de bronze no Brasil Design Award 2019 e foi um dos selecionados para o catálogo da 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, realizada em Curitiba.

A exposição Entre Contrastes foi realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. A exposição promoveu novas formas de artesanato com sustentabilidade e valorizou a cultura e identidade do Estado. Ao todo, participaram 87 artesãos, de nove municípios, que expuseram o total de 612 peças, distribuídas em sete núcleos diferentes de produção.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora