Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo
Sala do Empreendedor de Xanxerê é a segunda no Estado em atendimentos
Sala do Empreendedor em Xanxerê é destaque no número de atendimentos

A Sala do Empreendedor de Xanxerê mantém uma média de 600 atendimentos mensais, com formalização de 60 novos negócios por mês. Esses dados são do levantamento realizado pelo Sebrae/SC com base nos indicadores de desempenho de 2020. Os números refletem a elevada demanda local por atendimentos do setor e asseguram a segunda posição estadual para a prestação de serviço. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Em janeiro deste ano foram mais de 80 formalizações, atingindo, segundo dados da Receita Federal, 3.795 microempreendedores individuais (MEIs) no município. Demanda impulsionada, principalmente, pela necessidade atual de mercado por prestadores de serviços terceirizados. Muitas empresas, em função da pandemia da covid-19, optaram por investirem nessa modalidade de contratação em Xanxerê. O número de profissionais desempregados, que visualizaram oportunidades por meio do empreendedorismo, também contribuiu para a demanda.

“Nosso objetivo é fomentar a cultura empreendedora no município, fortalecer os negócios locais e criar novas alternativas para geração de emprego e renda. Trabalhamos para reduzir a burocracia e o tempo médio de abertura de novos negócios e estamos adequando a Lei de Liberdade Econômica para contemplar o setor empresarial de Xanxerê. Por esses motivos, firmamos parceria com o Sebrae/SC para promover o desenvolvimento econômico do município”, explica o vice-prefeito e secretário de Administração e Finanças, Adenilso Biasus ao destacar que os números de atendimentos são bem expressivos no comparativo com outros municípios catarinenses.

A Sala do Empreendedor é uma referência para quem almeja empreender ou formalizar seu negócio. “A procura é reflexo da confiança em nosso trabalho e por não deixarmos os empresários sem respostas aos questionamentos. Explicamos como devem proceder, auxiliamos na emissão de nota fiscal de serviço ou de produto que antes era feita por contadores contratados e apresentamos oportunidades para facilitar a gestão de seus negócios, a exemplo do parcelamento de impostos e da impressão das guias para quitação de débitos” comenta a atendente da Sala do Empreendedor, Vanessa Nataly Maliska Lovatel.

O serviço de apoio ao setor empresarial oferece orientações para os empreendedores aperfeiçoarem suas atividades, esclarecimentos sobre gestão, inovação, finanças e benefícios da categoria jurídica, além de auxiliar no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda que deve ser feita até 31 de maio deste ano. Mais informações pelo telefone (49) 3441-8500.

Programa Cidade Empreendedora

A intenção é impulsionar ações empreendedoras com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O Programa Cidade Empreendedora promove um ambiente de negócios para dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade.

“Nosso trabalho visa facilitar a vida do empresário e promover um ambiente favorável para se fazer negócios. A desburocratização e o apoio às compras públicas permitem que os recursos permaneçam no município gerando empregos e desenvolvimento”, enaltece o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Rocha.

O ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Contará com cinco pilares de ação: educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização. Entre as vantagens aos municípios participantes estão: alinhamento da Lei de Liberdade Econômica, Cidade em Números, desenvolvimento econômico local, redução da burocracia, liderança mais eficaz, fortalecimento do empreendedor e otimização do dinheiro público. 

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC:

http://www.sc.agenciasebrae.com.br/sites/asn

Instagram: @sebraesc

Facebook: Sebrae Santa Catarina

Twitter: sebrae_sc

Telegram: https://t.me/sebraesc

Fotos 01 e 02 – A Sala do Empreendedor é uma referência para quem almeja empreender ou formalizar seu negócio (Crédito: Solange Oro/Prefeitura de Xanxerê).

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora