this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
São Domingos define potencialidades para o fomento ao turismo
Projetos estão sendo elaborados para o próximo ano

Ecoturismo, lazer e turismo religioso são os eixos prioritários definidos em São Domingos, no oeste catarinense, para impulsionar o desenvolvimento deste setor econômico. O trabalho de fomento ao turismo local iniciou neste ano pela parceria da Administração Municipal com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa visa promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento e permite que o município institua estratégias de apoio e incentivo ao crescimento econômico local.

Até dezembro de 2022 está prevista a realização de duas soluções no município: Plano de Marketing Turístico e Desenvolvimento e Promoção do Turismo. A primeira tem como objetivo definir as estratégias e as ações de marketing turístico necessárias para atrair o público-alvo e para atender suas expectativas. O trabalho envolve avaliação da estrutura organizacional do turismo local, desafios e oportunidades, tendências, mercado, foco de atuação, estratégias e plano de ações. Para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo são realizadas consultorias para fortalecer o setor, além de garantir a implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. Para isso, serão realizadas sensibilização dos atores, formação e orientação do grupo de trabalho, qualificação da oferta, turismo em números, promoção do destino.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gleicon Cardoso, para definição dos eixos prioritários foram realizadas reuniões com a participação do Conselho Municipal de Turismo (Contur), servidores municipais e as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski. Estamos em fase de elaboração dos projetos que serão implementados em 2022. Exemplo disso é a licitação realizada para a primeira etapa de revitalização da Prainha Camping, localizada às margens da SC-480, e que dispõe de ampla área verde, espaço para acampamento, acesso ao lago da Usina Santa Luzia, quadras de areia, campo de futebol suíço e espaço para a prática de atividades físicas e de lazer, explica.

O prefeito Márcio Grosbelli antecipa as expectativas tanto da Administração Municipal quanto dos munícipes em trabalhar as potencialidades de São Domingos. Esse setor nunca foi explorado, mas sabemos do potencial do município, principalmente, por suas belezas naturais. Ao investirmos no turismo e ao consolidar os atrativos turísticos fortalecemos toda a economia local, com incremento de recursos, de turistas e de novas atividades econômicas, analisa.

Passeio em meio a natureza

O Parque Estadual das Araucárias está aberto para visitação pública desde 7 de abril de 2016. O representante do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e coordenador do Parque Estadual das Araucárias, Mikon Moraes, enfatiza que a entrada é gratuita, mas é necessário agendar a visita pelo e-mail parqueestadualdasaraucarias@gmail.com ou pelo telefone e Whatsapp (49) 9 9132-4969 com a equipe cogestora Grimpeiro. Também esclarece que o horário de atendimento é das 9 horas às 17 horas, de quarta-feira a domingo, e o acesso principal do parque é pelo Distrito da Vila Milani.

De acordo com a Diretoria Presidente do Grupo Grimpeiro (Grupo de Apoio a Gestão das Unidades de Conservação), Sandra Dall'Agnol, o parque oferece três trilhas (uma com 2.150 metros, outra com 1.100 metros e uma com 800 metros) e um Centro de Visitantes com imagens da antiga madeireira, que funcionou no local de 1979 até o ano 2000, e imagens da fauna e da flora do parque. Nas trilhas é possível subir em um mirante de oito metros de altura, conhecer araucárias centenárias, antigos fornos de carvão, uma linda cascata e corredeiras para se refrescar em dias quentes, convida.

Foto 17 – Dispõe de ampla área verde, espaço para acampamento, acesso ao lago da Usina Santa Luzia, quadras de areia, campo de futebol suíço e espaço para a prática de atividades físicas (Foto: divulgação).

 

Foto 14 – Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos (Foto: divulgação).

 

Foto 16 – Prainha Camping, em São Domingos (Foto: divulgação).

 

Foto 15 – O horário de atendimento é das 9 horas às 17 horas, de quarta-feira a domingo (Foto: divulgação).

 

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?