this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Sebrae lança em SC projeto inédito de empreendedorismo no campo
O projeto-piloto o Seminário Empretec trará atividades práticas para o desenvolvimento dos empreendedores

       Potencializar as competências empreendedoras por meio da modelagem comportamental para ter melhores resultados pessoais e profissionais. Com esse objetivo iniciou nesta segunda-feira (14) o projeto-piloto inédito no País: o Seminário Empretec – o melhor Programa de Formação de Empreendedores, agora para empreendedores rurais. O Empretec Rural acontece no Hotel Figueiras, em São Miguel do Oeste.

       A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com a Cooperativa Sulcredi São Miguel, Cooperativas da Agricultura Familiar do Oeste de Santa Catarina, Coopercentral Fronteiras e cooperativas afiliadas. Participam 24 empresários rurais dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Descanso, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Paraíso, Princesa, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Saudades.

       Durante a imersão de 60 horas os participantes terão atividades práticas e cientificamente fundamentadas que contribuirão no desenvolvimento dos comportamentos característicos dos empreendedores de sucesso. Entre elas estão: busca de oportunidades e iniciativas, estabelecimento de metas (visão futura do negócio), planejamento, análise de risco, persistência e comprometimento, busca de informações, qualidade e eficiência produtiva, persuasão e rede de contato, independência e autoconfiança (perspectivas futuras independentemente do cenário atual).

       O seminário é conduzido pelos facilitadores Renato Santos, Nilmar Paul, Olavo de Geroni e Ricardo Titericz, e é acompanhado pela coordenadora estadual do Empretec do Sebrae/MG Silvana Gonçalves Paiva Santiago, pelo diretor técnico do Sebrae/SC Luc Pinheiro e pelo gerente regional do oeste e extremo oeste Udo Martin Trennepohl.

 

Foto 14 – Nilmar Paul, Olavo de Geroni, Ricardo Titericz, Silvana Gonçalves Paiva Santiago, Miguel Garrido e Luc Pinheiro.

 

LANÇAMENTO NACIONAL

       Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, sediar o projeto-piloto é uma honra para a região e representa a valorização da cadeia do agronegócio e o reconhecimento das parcerias voltadas ao aprimoramento do setor. “A economia rural tem puxado o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, então, nada mais justo que desenvolvermos uma solução específica ao agro”, ressaltou ao destacar a contribuição do sistema cooperativista para a pujança do setor.

 

Foto 15 – Lançamento nacional do Empretec Rural.

 

       O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, enfatizou que é um apaixonado pelo cooperativismo e por essa forma de crescer juntos ao mesmo tempo em que se guarda as individualidades. “A metodologia estava pronta, porém não conseguimos executá-la antes em função da pandemia. Realizaremos, ao todo, três turmas iniciais em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Depois, o seminário estará disponível para todas as regiões e futuramente, a partir de 2022, para todos os países”, adiantou. Luc Pinheiro já participou do Empretec e argumentou que a formação faz muita diferença para todos os participantes.

       De acordo com o conselheiro da Cooperativa Sulcredi São Miguel, Moacir Bernardi, o Empretec é uma excelente oportunidade para os empresários rurais que almejam ampliar sua produtividade, aprimorar a gestão dos negócios e principalmente se conhecerem. O diretor da cooperativa, Dirlei Bertochi, enalteceu que a semana de capacitação ficará marcada na trajetória de cada participante. “Digo isso porque eu já fiz Empretec e foi muito importante para minha vida. Cada um precisa se conhecer, saber seus limites, suas habilidades. Tenho convicção de que se tornarão pessoas melhores, mitigarão os riscos e maximizarão as potencialidades, porque isso aconteceu comigo”, antecipou.

 

Foto 16 – Participam 24 empreendedores rurais do extremo oeste.

 

EMPRETEC

       O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores no mundo e no Brasil é aplicado exclusivamente pelo Sebrae. O seminário intensivo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?