this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Sebrae/SC: aplicação de metodologias auxilia pequenos negócios
Iniciativas como Empretec e Programa Brasil Mais/ALI podem ser aliadas para empreendedores, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
FAVORITAR
Botão favoritar

Tags: Metodologia

Sebrae/SC: aplicação de metodologias auxilia pequenos negócios a terem resultados em curto prazo

Iniciativas como Empretec e Programa Brasil Mais/ALI podem ser aliadas para empreendedores, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

 

A abertura e consolidação de um negócio são os sonhos de muitos brasileiros, como é o caso da psicóloga e empresária Miúcha Seguezzi Alves. Profissional com ampla experiência como Business Partner em grandes empresas do varejo e apaixonada por animais, ela tinha o desejo de empreender e começou a realizá-lo quando criou um delivery de vacinas e rações para pets na cidade de Tubarão, onde reside.

A empresa começou de forma tímida, sem recursos financeiros e utilizando basicamente uma motocicleta antiga com baú para transportar os pedidos. Ao mesmo tempo, Miúcha buscava ampliar o conhecimento na área de gestão e percebia que o negócio tinha potencial, pois, em apenas três meses de funcionamento, o número de clientes já havia se estendido para cidades vizinhas.

A partir disso, ela deixou o trabalho na área de recursos humanos e passou a se dedicar de forma exclusiva ao novo empreendimento, principalmente na área de Marketing. Para desenvolver o seu negócio, a empreendedora também conta com o apoio de um responsável técnico mais do que especial: seu companheiro Erivelton Nandi Nazario, que é médico veterinário e, nos horários livres, realiza os atendimentos domiciliares.

A virada de chave do negócio ocorreu em agosto de 2019, quando Miúcha recebeu um e-mail sobre o Empretec – seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que no Brasil é aplicado pelo Sebrae, com foco em desenvolver características do comportamento empreendedor.

“Nos inscrevemos, passamos pela fase de entrevista e fomos selecionados para o Empretec. Ficamos muito felizes com a oportunidade de participarmos da mesma edição do programa”, comenta Miúcha. Inclusive, ambos têm a visão de que tiveram uma vida antes e outra após o Empretec. Isso porque eles deixaram para trás algumas crenças limitantes e entenderam que não há limites quando o desejo é transformar seu negócio em um grande empreendimento.

Capacitação contínua

Após a participação no Empretec, o crescimento passou a ser exponencial. Em pouco menos de um ano, Miúcha passou de Microempreendedor Individual (MEI) para proprietária de um negócio com porte de Microempresa (ME) e a procura por conhecimento seguia constante. O relacionamento com o Sebrae foi estreitado no fim de 2020, quando participaram do diagnóstico “Como Anda Sua Empresa”, e foram convidados para o Programa Brasil Mais, do Governo Federal, operacionalizado no Sebrae, com a metodologia do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

O Programa ALI é realizado desde 2011 e, atualmente, integra o Brasil Mais com o objetivo de elevar a produtividade das empresas brasileiras a partir da promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

Consolidação da empresa

A empresa de Miúcha – Gran PalazZoo Centro Pet, de Tubarão – participou do programa com o acompanhamento da ALI Ana Maria dos Santos. Além da aplicação da metodologia, foram disponibilizadas orientações em diversas áreas, como Finanças, Marketing Digital e Gestão de Pessoas. Por intermédio da ALI, a empresária teve conhecimento e pode participar de um grande evento promovido pelo Sebrae/SP, o Aprimora Pet Vet, que permitiu ampliar o networking do negócio para fora do estado.

Para o casal, o Programa “auxiliou na conquista de disciplina e a determinar suas prioridades. Em poucas palavras, a metodologia proposta é 99% prática e executável”, comenta Erivelton.

A comprovação da aplicação da metodologia ALI ocorreu com a validação do protótipo. Eles implementaram dois projetos: a ampliação e reorganização do estoque do Gran PalazZoo Centro Pet e a criação do site da empresa: www.granpalazzoo.com. Inclusive, a página foi desenvolvida pelo próprio casal, que buscou as informações necessárias, recebeu orientações e dicas durante o Programa e colocou o site no ar em março deste ano. Desde então, essas ações vêm apresentando bons resultados, como a melhora da presença digital da marca e a conquista de novos clientes.

“É necessário se preparar, no fácil não se aprende. Para ter sucesso no seu negócio é importante ter conhecimento e a metodologia do Programa Brasil Mais/ALI propicia esse alcance. Conseguimos uma grande diferença em um curto espaço de tempo. O planejamento também é muito importante, pois ele serve como uma bússola, um Norte a seguir”, conclui Miúcha.

A gestora do Programa Brasil Mais na região de Tubarão, Daniela de Souza Corrêa, declara que “o Programa Brasil Mais/ALI é executado gratuitamente pelo Sebrae e voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Durante quatro meses, os empreendedores são acompanhados por um ALI, profissional selecionado e capacitado pelo Sebrae para aplicação da metodologia, que prevê o mapeamento de problemas, a busca por soluções, também através de prototipagem, e a proposição de implementações com foco em melhorias reais e efetivas”.

O Sebrae/SC está selecionando empresas para o novo ciclo que inicia em julho. Para se inscrever, acesse www.gov.br/brasilmais. Outras informações no Sebrae mais próximo de você ou através do telefone 0800 570 0800 (também é WhatsApp).

FAVORITAR
Botão favoritar

Tags: Metodologia

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?