this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Turismo no Resgate a história de Peritiba
O trabalho faz parte das ações de fortalecimento do turismo local com a parceria do Sebrae
FAVORITAR
Botão favoritar

Resgate Cultural 1º Filó Folia de Reis foi realizado no Sítio Vida Nova Horto Medicinal em Peritiba


Esse trabalho faz parte das ações de fortalecimento do turismo local que vem acontecendo no município de Peritiba com a parceria do Sebrae, Prefeitura e empresas locais.

Na primeira semana deste mês, durante a noite, foi realizado em Peritiba, o evento 1º Filó Folia de Reis no Sítio Vida Nova Horto Medicinal. A propriedade faz parte do roteiro turístico Caminho das Palmeiras e participa do projeto de fortalecimento do turismo local junto com Sebrae e a Prefeitura de Peritiba.

Os proprietários Irmali e Albino Engel decidiram iniciar o novo ano, fazendo um evento diferente, para resgatar a Cultura Cabocla que no dia de Reis costumava chegar em grupo nas casas, tocando viola e cantando para as famílias. A encenação com cantoria tem todo um contexto que fez as pessoas relembrar momentos importante de festejo familiar. No decorrer tiveram as apresentações culturais locais com Kedima Maraschini, a dupla Luiz Gustavo e Rafael Peter e o grupo A Cabocla da comunidade de Zona Alta Piratuba. Foi um espetáculo ao ar livre.

Para proprietária esse dia foi a realização de um sonho, pois ela lembra das cantorias na infância e sempre teve vontade de fazer algo nesse tipo. Então aliado a uma “promessa” e com apoio da família ela decidiu fazer o evento e mostrar às pessoas o que a propriedade tem de especial na gastronomia, pois serviu um delicioso Chá Colonial.

Estiveram presentes pessoas de Peritiba e municípios vizinhos e contou com a participação do prefeito Paulo Deitos e o vice Nestor Boll, além de outras autoridades locais e também a equipe de consultores do Sebrae que auxiliaram na organização, pois, o Sítio Vida Nova Horto Medicinal é uma das empresas que participam do projeto de turismo local. Segundo a consultora Neusa Oliveira “O evento foi um sucesso, estava muito bonito e organizado. A família toda se envolveu para fazer um evento de qualidade mantendo um ambiente agradável e saudável a todos”.

Segundo Irmali, esse foi o primeiro evento cultural que ela pensou em fazer e deu certo, pois se surpreendeu com o resultado positivo. “Os elogios e os depoimentos de quem participou me motivam a programar outras datas com festividades diferentes” disse.

O Sítio Vida Nova Horto Medicinal vem trabalhando com o turismo rural desde 2013 com o intuito de receber turistas na propriedade para apresentar o horto medicinal relógio do corpo humano. Agora está ganhando força recebendo turistas para conhecer as plantas medicinais aromáticas e condimentares e sua gastronomia a base de chás e produtos coloniais.

Ao chegar na propriedade o visitante é recebido com o Chá da Hora, pois segundo os estudos cada chá faz melhor efeito se tomado no horário certo para o bom funcionamento dos órgãos. “Nosso corpo é como um relógio, cada órgão está mais ativo em determinado horário. Tomando o chá no horário certo, o efeito será maior e o órgão terá melhor funcionamento”, relata Irmali que tem formação em fitoterapia.

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?