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Finanças
Webinar do Sebrae trata sobre internacionalização de empresas
Evento foi realizado nesta quinta-feira, 02

O Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe – Inovale, em Joaçaba, reuniu um bom público na manhã de quinta-feira, 2, para participar de um webinar do Sebrae voltado para empreendedores. O evento teve como foco a internacionalização de empresas, e contou com uma palestra do CEO da Erah, Maike Marques.
O empresário iniciou sua fala contextualizando sobre a Erah. Situada em São Bento do Sul, no Planalto Norte, a startup é uma solução com base tecnológica que ajuda as empresas a venderem mais, através da captação de clientes. Em pouco mais de dois anos no mercado, já atende mais de 12 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Portugal e Bélgica. Também são atendidos grandes players no mercado nacional, como Grupo XP, Ifood e Grupo Gerdau.


Para o empresário, o crescimento no mercado internacional passa pela preparação, estudo, busca por conexões e muito trabalho. Ele detalha que a Erah já começou seu negócio focado no mercado fora do Brasil, tendo seu primeiro cliente através de um amigo que representava uma empresa internacional. Atualmente, 30% dos negócios são com outros países.


Maike explica que o cliente internacional costuma ser mais sólido, com visão de mercado e atuação a longo prazo. Há uma vantagem ainda na exportação de serviços, que contam com tributação reduzida, além da precificação, pois cobrando em euro ou dólar, o ganho é muito maior. “Por isso vemos que é um acerto e vamos buscar crescer cada vez mais nessa área”, conta.


Para entrar neste mercado, são muitos os desafios. O empresário cita que todos os detalhes são importantes nesta hora. “Desde coisas práticas, como ter um e-mail somente ‘.com’, ao invés de ‘.com.br’. Algo simples, mas que faz diferença e tem um impacto grande”, diz.


Ele cita ainda a importância de respeitar as características de cada cliente. A maioria dos clientes internacionais da Erah já tinha conexão com o Brasil, e o contato foi feito buscando o representante da América Latina. “Ao buscar alguém que já tem o mínimo conhecimento do teu mercado, vai facilitar para fechar negócio, faz parte da estratégia”, explica o CEO.


Investimento

Outro desafio é o custo necessário para fechar um cliente neste mercado, que costuma ser até sete vezes maior do que no Brasil. Para reduzir os custos, a dica é fazer prospecção ativa direto do Brasil, e evitar o marketing digital internacional, que tem um custo muito maior que no nosso país.


Neste sentido, outra missão importante é escolher o time que vai atuar com foco nesse setor. “O profissional precisa ter vivência internacional. Neste caso, só falar inglês não basta, tem que ter morado fora do país. Isso faz muita diferença na hora de fechar negócio, não é só falar inglês, é entender mesmo”, cita Maike, explicando que essa prospecção pode ser feita com professores de escola de inglês, por exemplo.


Para seguir crescendo, o empresário ressalta a importância de marcar presença em feiras internacionais, citando que a Erah participou em 2021 da Web Summit, em Portugal. “Pretendemos abrir uma unidade no Canadá, que trará diversas vantagens, inclusive a de faturar naquele país”, completa.
O gerente de internacionalização do Sebrae, Filipe Gallotti, também marcou presença no evento, e destacou o potencial existente no mercado internacional. “É gratificante trazer o Maike para contar essa história, ver o posicionamento e a maneira como a empresa construiu seu crescimento”, encerra.


Sobre o evento

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e webinar faz parte do projeto Roadshow, que vem cruzando o Estado debatendo temas relevantes para o empreendedorismo. O Roadshow, por sua vez, integra o programa Go To Market, que é a união entre o Intercomp, da Fiesc, e o SC + Global, do Sebrae/SC, que ajuda a aumentar a competitividade e a presença global das micro e pequenas empresas no mercado.

 


Fonte:Ascom
 

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