this is an h1

this is an h2

Inovação
Workshop Programa ELI - Ecossistema Local de Inovação
Segue até o mês de setembro a realização pelo Sebrae do Workshop

Na Região Meio Oeste, mais três municípios serão atendidos pelo Sebrae no planejamento do Ecossistema Local de Inovação; Luzerna, Videira e Caçador. 

O Sebrae está executando desde o mês de junho, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joaçaba, o Planejamento do Ecossistema Local de Inovação de Joaçaba. Serão quatro meses de trabalho com dois consultores credenciados ao Sebrae em campo: Ricardo Klein e Aline Andres. Estes consultores serão os moderadores dos quatro workshops com duração de 3 horas até o mês de setembro de 2022. 

Neste primeiro workshop, a temática principal foi o programa ELI (Ecossistema Local de Inovação), com apoio metodológico da Fundação CERTI. Em pauta, foi definido os Setores Estratégicos (eixos estratégicos de desenvolvimento econômico) e validado o mapa de atores do Ecossistema de Inovação de Joaçaba e Luzerna.  

Segundo a gerente regional do Sebrae Meio-Oeste, Suei Bernardi, este ecossistema existe para gerar empresas inovadoras. “Assim, o ecossistema deve prover ações para estimular o empreendedorismo, transformar ideias em produtos, gerar novas empresas, apoiar o crescimento dessas empresas e ajudá-las a serem competitivas. E para cada estágio de desenvolvimento do empreendimento deve existir um conjunto de ações para apoiá-lo”. 

O programa está dividido em sete etapas: Caracterização do Ecossistema de Inovação, Nível de Maturidade do Ecossistema de Inovação, Identificação dos Pontos de Melhoria, Plano de Intervenção, Organização da Intervenção, Atuação Conjunta dos Atores e Monitoramento do Ecossistema. Num ecossistema local de inovação, o empreendimento (novo negócio) deve ser entendido como o elemento foco do ecossistema de inovação. 

Na Região Meio Oeste, mais três municípios serão atendidos pelo SEBRAE no planejamento do Ecossistema Local de Inovação, sendo: Luzerna, Videira e Caçador. 

 

O Sebrae estará executando em parceria com os municípios de Joaçaba, Luzerna, Videira e Caçador o Planejamento dos Ecossistemas Locais de Inovação. 

Serão 3 meses de trabalho com 2 consultores credenciados do Sebrae em campo; Ricardo Klein e Aline Andres, como moderadores de 4 workshops ao longo dos meses de Julho à Setembro de 2022, nos 4 municípios do meio oeste .. 

Para o primeiro workshop será definido os Setores Estratégicos (eixos estratégicos de desenvolvimento econômico) e validado o mapa de atores do Ecossistema de Inovação. 

Num ecossistema local de inovação, o empreendimento (novo negócio) deve ser entendido como o elemento foco do ecossistema de inovação. O ecossistema existe para gerar empresas inovadoras. Assim o ecossistema deve prover ações para estimular o empreendedorismo, transformar ideias em produtos e serviços, gerar novas empresas, apoiar o crescimento dessa empresa e ajudá-la a ser competitiva. E para cada estágio de desenvolvimento do empreendimento deve existir um conjunto de ações para apoiá-lo. 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?