Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo
Sebrae/SC apresenta proposta de educação empreendedora para Unochapecó
A parceria tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações já realizadas pela Universidade, com a intenção de promover a cultura do empreendedorismo

O Sebrae/SC é referência na educação empreendedora. Desde 2013 a entidade tem ampliado soluções para quem deseja ter seu próprio negócio ou para o profissional que pretende aprimorar suas características e seus comportamentos na empresa em que atua. Outro viés estratégico para expandir essas iniciativas no Estado é a busca constante por novos parceiros.

Com esse objetivo foi realizada na última semana reunião em Chapecó, no oeste catarinense. Representaram o Sebrae/SC o gerente de inovação e empreendedorismo de Santa Catarina Jefferson Reis Bueno e o gerente regional no oeste e no extremo oeste Udo Martin Trennepohl. Participaram pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) o diretor da Agência de Gestão da Inovação – Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, Rodrigo Barichello e o gestor de negócios do Parque Tecnológico, Rodrigo Savenhago.

“A intenção é despertar o empreendedorismo, não apenas para formalização de novos negócios, mas de maneira que esse conhecimento faça a diferença na vida das pessoas. Por isso, o Sebrae/SC possui iniciativas nessa área que contemplam alunos do ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior”, antecipou o gerente de inovação ao comentar sobre a proposta apresentada para a universidade. As ofertas para os acadêmicos são de oficinas, palestras e minicursos extracurriculares.

Para Bueno, a educação empreendedora é capaz de formar cidadãos protagonistas de suas carreiras. “Atuando no próprio negócio ou no intraempreendedorismo (processo que ocorre dentro de uma empresa, independente do porte) o profissional terá capacidade para analisar riscos, definir estratégias de atuação, movimentar temáticas diferenciadas, além de desenvolver ou formar outros empreendedores”, ressaltou o gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/SC.

Conforme levantamento do Sebrae/SC, com a educação empreendedora em 2020 foram alcançados 80 mil jovens no território catarinense e formados como multiplicadores mais de 10 mil professores. Além disso, no ensino superior de Santa Catarina a temática foi abordada com mais de 46 mil universitários.

Trennepohl enalteceu a contribuição da Unochapecó para o desenvolvimento territorial. “Estamos alinhando essa parceria com a universidade tanto para promover a educação empreendedora quanto para consolidação de um projeto de desenvolvimento regional voltado para o aumento da produtividade, aprimoramento de gestão e acesso de mercado para determinados setores”, antecipou algumas novidades para 2021 na estruturação de uma rede de inovação.

ATUAÇÃO DA UNOCHAPECÓ

A Unochapecó é gestora do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, projeto integrador da inovação e do fomento à transferência tecnológica na região oeste de Santa Catarina e demais regiões nas quais estabelece contatos e parcerias.

A universidade é cadastrada junto ao Sebrae/SC para prestar serviços às empresas por meio do Programa de Consultoria de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec). Pelo programa o Sebrae/SC apoia as micro e pequenas empresas com subsídios entre 50% e 70% para desenvolvimento de tecnologias ou formação de mão de obra que contribuam para a expansão das atividades. 

Para Rodrigo Barichello, a parceria com o Sebrae/SC tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações já realizadas pela Universidade, com a intenção de promover a cultura do empreendedorismo e da inovação para estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade. “Esta parceria é motivo de muito orgulho para a Unochapecó/ Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, pois o Sebrae é um parceiro de longa data, uma instituição nacionalmente respeitada e reconhecida pela efetividade na promoção da cultura empreendedora, startups e apoio aos pequenos negócios no País”.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora