this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Programa ALI auxilia empresária na adoção de boas práticas em padaria
Com 63 anos de atuação, a panificação tem melhorado seus negócios e vem sendo reconhecida no mercado sergipano
  • Casa do Pão
  • ALI
  • Reconhecimento
  • Contato

Casa do Pão

SERGIPE - Um pão fresquinho e saboroso logo no começo do dia é muito mais que um bom café da manhã para a empresária Júlia Moreira Prata. Proprietária  e diretora comercial da panificadora Casa do Pão, uma das mais tradicionais de Sergipe, Júlia deu continuidade a gestão da empresa familiar, tornando o pão matéria-prima para excelentes oportunidades de negócios do ramo.

Há 62 anos atuando no mercado sergipano, a Casa do Pão foi erguida pelo sogro de Júlia, o empreendedor José Alves da Paixão, e começou como uma pequena padaria no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, produzindo bolachões para serem vendidos em bodegas e armazéns da região. Com o tempo, o negócio foi crescendo e, em 1995, a panificação foi transferida para o centro da capital sergipana.

Neste período, a Casa do Pão começou a ser gerida pelo filho do fundador e esposo de Júlia, que assumiu a padaria há cerca de sete anos. De lá para cá, Júlia conta que a capacitação e a busca de novidades no setor foram fundamentais para que os negócios pudessem amadurecer e melhorar cada vez mais.

“Há uns 14 anos, participei de um Congresso do Programa de Desenvolvimento de Panificação (Propan), em outro estado, e comentei com o palestrante que gostaria de ter essa iniciativa em Aracaju. Ele me sugeriu que reunisse 10 panificações e procurasse o Sebrae Sergipe para que pudéssemos realizar o evento”, relata a empresária.

Segundo Júlia, o curso foi o pontapé para mudanças positivas em diversas padarias da região.  “Passamos a não nos vermos como concorrentes, mas como colegas de profissão e parceiros. A partir daí foram feitos outros Propans, ainda mais atualizados. Depois do Propan vieram outros cursos. Muitos deles pelo Sebrae”, diz. 

ALI

Em 2011, a Casa do Pão aderiu ao Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, que apontou oportunidades de melhorias para o negócio de Júlia. Neste primeiro contato com o ALI, Júlia pode aplicar as boas práticas de gestão na panificação, a exemplo do bom condicionamento dos alimentos, fiscalização da validade dos produtos, higienização do ambiente etc.

“Gosto desse acompanhamento porque é uma forma da gente não enfraquecer e enxergar as coisas que podem ser aperfeiçoadas. O ALI veio para nos ajudar a viabilizar tudo aquilo que deve ser feito. Quando comecei com o ALI, estava fazendo uma reforma no prédio e ajudou muito na organização da loja”, afirma a empresária.

Desde 2014, a panificação é assistida pela segunda vez por um Agente Local de Inovação, cujos resultados gerou um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, produzido em parceira com o Sebrae, além do projeto do Plano de Cargos e Salários, para gerar mais estabilidade do corpo funcional da Casa do Pão. Atualmente, a empresa comporta 26 funcionários atuando nas dependências da empresa.

Reconhecimento

 

A gestão inovadora e proativa da empresária Júlia Moreira gerou resultados positivos e reconhecimentos para a Casa do Pão no cenário empreendedor de Sergipe. Em 2014, a Casa do Pão foi a vencedora da Campanha do Pão Francês da Grande Aracaju. A campanha tem a intenção de estimular a melhoria na qualidade dos pães e faz parte das ações do Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, coordenado pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria, em parceria com o Sebrae e Federação das Indústrias.

Já neste ano, a Casa do Pão também foi contemplada com o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, MPE Brasil 2015, na categoria Comércio, pela adoção de boas práticas nos negócios. A empresa disputará a etapa nacional do Prêmio no primeiro semestre de 2016, em Brasília.

“Os prêmios foram resultados de um árduo trabalho. Não abrimos mão do padrão e da qualidade. Participar do ALI e de grupos de estudo vem nos ajudando a continuar da melhor forma do mercado. Incentivo os meus colaboradores a se capacitarem sempre. Esses são nossos diferenciais: bom atendimento e busca da qualidade”, afirma Júlia Moreira.

Contato

 

Casa do Pão - (79) 3214-1552 / 3302-6962
Praça João XXIII, 30. Centro, Aracaju - SE
casadopao11@hotmail.com
Central de Relacionamento do Sebrae: 0800 570 0800

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?