ESTUDO DE MERCADO

A cidade empreendedora: descubra mais sobre São Paulo

Entenda mais sobre a capital paulista como centro de negócios

Em tempos de crise, escolher bem a cidade que você abrirá seu negócio é fundamental. E o ponto de partida é identificar as principais forças e os desafios de cada cidade para que o empreendedor possa se estabelecer de forma correta e precisa.

Pensando nisso, nós do Sebrae em São Paulo realizamos uma pesquisa sobre cidades empreendedoras focado na nossa capital paulista. O objetivo do estudo é conhecer a opinião dos donos de pequenos negócios paulistas sobre os seus principais entraves e desafios para empreender no município.

O estudo mostra que a cidade de São Paulo é considerada um bom local para empreender pela maioria dos empresários, isto se dá principalmente pelo mercado atraente, os centros de negócios e por ser uma cidade ativa com circulação de capital.

Outras vantagens que os empreendedores apontam é o fato da cidade ser um centro empresarial, com muitos parceiros e fornecedores próximos e com um grande índice de população gerando grande demanda. 

No entanto, a cidade traz também alguns desafios para empreender como a carga tributária, a presença de muitos concorrentes e os aspectos de logística, devido ao trânsito complicado. Muito dos pequenos negócios quando se deparam com estas dificuldades costumam procurar auxílio de contadores, ou de organizações como o SEBRAE e bancos.

Outro apontamento da pesquisa é que a maioria dos setores consideram positiva a experiência de empreender em São Paulo, sendo que os donos de empresas menores (com menos tempo de existência) e do setor de serviços os principais a levantar esse posicionamento. 

Quer saber mais sobre a capital mais empreendedora do Brasil? Acesse a pesquisa Cidades Empreendedoras.

Busca mais informações? Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 

Pesquisa Cidades Empreendedoras

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: