ESTUDO DE MERCADO

Quem são as micros e pequenas indústrias?

Descubra quais são as características e importância dessas empresas

As micros e pequenas empresas (MPE) são responsáveis por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. E deles, 99% são micros e pequenas empresas. Além disso representam 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Para conhecer melhor quem são essas empresas, como evoluem e qual é sua importância no mercado, realizamos uma pesquisa com as indústrias paulistas de pequeno porte. Analisamos como é a dinâmica desse setor sob a perspectiva de mercado, práticas de gestão e perfil empreendedor.

O relatório aposta que a indústria é um setor relevante e expressivo para a economia estadual, pois São Paulo é o estado com maior número de pequenos negócios industriais no Brasil. São 575.316 empresas que representam 26% das MPEs. A indústria representa 13,8% dos estabelecimentos, 30,1% dos empregos e 32,6% da folha de salários das MPEs paulistas.

O estudo indica ainda as características gerais do perfil empreendedor, no qual a família é importante para o início da empresa. Prova disso é que a maioria dos empreendedores conta com contratações de familiares e herdar o negócio é mais comum nesse setor de atuação.

O processo de investimento é gradativo e com recursos variados, muitas indústrias criam seus negócios sem máquinas (15% não possui máquinas, para Microempreendedor Individual o número sobe para 21%).

Independente da motivação da ideia, são raros empresários que se preparam para nova empreitada. A maioria acredita que já tem experiência suficiente ou que ramo é “fácil” de atuar. Quanto as dificuldades, as principais estão relacionadas à legislação e dificuldade de conseguir investimentos.

Quer saber mais sobre as micros e pequenas indústrias? Acesse gratuitamente a pesquisa!

Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

Acesse gratuitamente a pesquisa

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: