Pular para o conteúdo principal
Planejamento | AÇÃO SUSTENTÁVEL

Como realizar um bom planejamento de plantio?

Ao planejar a produção da sua safra, o produtor aumenta as oportunidades de de lucros em seu negócio.

· 04/07/2018 · Atualizado em 04/07/2018

O mercado de verduras e legumes está cada vez mais competitivo e com preços menos atrativos para os agricultores, principalmente para os pequenos, que são os responsáveis por aproximadamente 70% dessa cadeia produtiva, quando destacamos as folhosas essa porcentagem aumenta, já que o tempo de prateleira desses produtos é muito pequeno e seu volume para transporte é grande, dificultando a logística e deixando o produto muito caro para ser comercializado em maiores distancias.  

Os agricultores na maioria das vezes entregam seus produtos para atravessadores que ficam com a maior parte do lucro. Os mercados compram dos atravessadores principalmente por três motivos:  

  1. Frequência de produção – conseguir entregar a quantidade que o comerciante precisa toda semana. Muitos produtores têm, por exemplo, 40 caixas em uma semana e na próxima somente 20, deixando o cliente com a necessidade de 20 caixas para comprar de outro fornecedor; 

  1.  Facilidades de entrega – o mesmo fornecedor entrega vários produtos e com uma só nota. O comprador não tem mão-de-obra para atender 15 fornecedores e realizar todos esses procedimentos para realização de pagamento, prefere fazer de uma vez com o atravessador; 

  1. Qualidade do Produto – a padronização de tamanho e não entregar produtos com defeitos é algo que muitos já fazem e é uma exigência cada vez maior do mercado consumidor, seja ele um mercado ou um consumidor final. 

O consultor do Sebrae em São Paulo, Marcelo Rondon Bezerra explica como realizar um bom planejamento da safra dos alimentos.  

Para garantir a frequência de produção, o olericultor tem que definir melhor época de plantio dos seus canteiros e quantos metros de cada cultura plantar. Primeiro ele precisa descobrir três dados de sua horta: 

  1. Produtividade: quanto de produto ele colhe em um canteiro - vamos avaliar um produtor de beterraba que plantou um canteiro de 40 metros, durante as colheitas ele pesou cada uma delas e chegou a um total de 100kg de beterraba. Dividindo 100 kg por 40 metros, ele irá concluir que a sua produtividade é de 2,5 kg por metro quadrado. Se ele comparar esta produtividade com vizinhos que cultivam a mesma variedade ele ainda pode tirar conclusões sobre a qualidade de seus tratos culturais.  

  1. Tempo para Colheita: anotando o dia que a muda ou a semente foi colocada em campo, ele saberá, em média, quanto dias, em cada época do ano a sua produção tende a chegar, por exemplo um produtor que por ciclos anteriores sabe que em sua terra a beterraba irá demorar 55 dias para ser colhida se as mudas foram plantadas em 01/04, ele saberá que a partir de 26 de maio ele irá ter beterraba para vender.  

  1. Quantidade a ser produzida semanalmente: somando a quantidade que vende em cada cliente, ele saberá a quantidade mínima que precisa produzir toda semana. Por exemplo a beterraba, se toda semana, ele entrega para três restaurantes e um mercado seus produtos, sendo 22, 28 e 20 quilos para cada restaurante e 30kg para o mercado, totalizando no mínimo 100 quilos por semana. 

Com estes três dados ele poderá calcular o tamanho de sua horta de beterraba, conforme detalhado na Tabela abaixo: 

 

BETERRABA 

PRODUÇÃO POR SEMANA 

PRODUTIVIDADE 

TEMPO PARA COLHER 

METROS DE CANTEIROS POR SEMANA 

TOTAL DE CANTEIROS 

CÁLCULO: 

22 +28 +20 +30 

100 kg /40 metros 

01/04 a 26/05 

100 Kg /  

2,5 kg / m2 

55 DIAS / 7 DIAS  

RESULTADO: 

100 Kg 

2,5 kg / m2 

55 dias 

40 metros 

= 7,85 = 8 CANTEIROS (320 metros) 

REFERÊNCIA: 

- 

1,5 a 3 kg / m2 

70 a 80 dias (plantio de mudas) 

- 

- 

 O resultado da Tabela mostra que para colher 100kg de beterraba por semana o produtor terá que plantar durante 8 semanas seguidas, com 40 metros de canteiros de beterraba, ficando com um total de 320 metros de canteiros de beterraba em sua horta. Destacando que ele continuará o plantio durante todo o inverno, mas a partir da nona semana ele terá um canteiro livre para o novo plantio de beterraba na horta, sendo necessário observar a rotação de cultura dentro da horta, trocando as culturas no mesmo canteiro, ou seja, plantar alface no canteiro que era beterraba e vive versa.  

A qualidade do produto é conforme o padrão que o cliente deseja e para atingir a sua necessidade é necessário diversificar os produtos e/ou fazer parcerias com outros agricultores, para juntos entregarem e tornarem o frete viável. No estado existem várias cooperativas de agricultores que estão se equipando e organizando para atender esses mercados, comprando caminhões, construindo locais de distribuição e ainda aumentando o seu leque de produtos para aumentar o número de clientes.  

Quer saber mais sobre horticultura? Acesse a nossa cartilha Os 10 fatores-chave de sucesso da Horticultura! 

Em busca de mais informações? Consulte o Sebrae mais próximo de você clicando AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800. 

 

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora