this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Finanças | FUNDOS
Devo usar meu FGTS para abrir um negócio?

Saiba o que considerar antes de tomar esta decisão

· 06/03/2017 · Atualizado em 16/05/2017
Imagem de destaque

Muitos brasileiros já estão animados com o dinheiro que devem recuperar das contas inativas do FGTS a partir de março, e os planos já começam: devo tirar as merecidas férias, trocar o carro, pagar as dívidas ou investir esse dinheiro?

Se você se encaixa no último item e a abertura de um novo negócio ou franquia está em seus planos, o Sebrae de São Paulo preparou algumas dicas e cuidados para tomar na hora de direcionar o investimento deste dinheiro extra.

Pesquise bem

O planejamento é um dos quesitos mais importantes para essa decisão. Conheça as necessidades do mercado que tem em vista, o que os clientes buscam, veja a viabilidade, a necessidade financeira e não se esqueça de montar um plano de negócios.

Considere o cenário de crise

Crises fazem com que as pessoas pensem mais antes de consumir e de fazer dívidas, por isso é importante considerar o cenário atual e quanto ele pode influenciar no novo negócio. Uma dica importante é ouvir os possíveis clientes.

Alinhe as expectativas

Investir em um negócio não significa apenas aplicar um dinheiro, mas dedicar seu tempo, conhecimento e trabalho. Veja as possíveis mudanças na sua rotina na hora de tomar esta decisão.

Faça um planejamento financeiro

O lucro não vem logo no início do negócio e um planejamento financeiro é essencial em qualquer ramo. O Sebrae disponibiliza cursos e oficinas que ajudam a conhecer esta área, que é deixada de lado por muitos empresários e fará toda a diferença no negócio.

Atenção ao “efeito enxame”

“Mercados imperdíveis” surgem a todo momento e as histórias que a mídia divulga são realmente inspiradoras, mas cuidado na hora de apostar em negócios da moda. “Houve um tempo em que se acreditou que o Frozen Iogurt iria aposentar o sorvete tradicional. Tal mercado ainda existe, mas não representa nem uma sombra da promessa que se configurou na época. O mesmo ocorreu com cupcakes, estúdios especializados em pilates e muitos outros” relembra a consultora Cássia Godinho.

Depois de considerar estes pontos, e, estando pronto para o desafio, conte com o Sebrae de São Paulo para se especializar. Conheça o Começar Bem e esteja preparado.  


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado