Finanças
Kit de Enfrentamento - Buscando Soluções de Crédito
Confira os passos para identificar a linha de crédito adequada para a sua empresa e saber como buscá-la
  • Atendimento
  • Dicas e Conteúdos Rápidos
  • Lives, EADs e E-books
  • Programas e Rodadas

Atendimento

Com a queda das vendas e a permanência das despesas, identificar as fontes adequadas de crédito para o seu negócio pode ser a saída para manter seus compromissos em dia.

Pensando nisso, preparamos uma ferramenta para você identificar rapidamente a linha de crédito mais indicada para o seu perfil. Fique tranquilo, pois as suas respostas são confidenciais.

 

Após a simulação, converse com um dos nossos especialistas ou confira as dicas, cursos e conteúdo que preparamos para apoiar você no enfretamento da crise.

 

 

Dicas e Conteúdos Rápidos

Soluções de Crédito

Diante da situação de pandemia na qual nos encontramos, possivelmente sua empresa encontrará dificuldades para cobrir todas as despesas e será necessário encontrar formas para fortalecer o capital de giro. Muitos empresários veem na obtenção de crédito uma saída para resolver os seus problemas.

Diversas linhas de crédito emergenciais foram anunciadas pelo governo e por bancos, buscando garantir a sobrevivência dos pequenos negócios nesse momento de crise.

Para ter acesso ao crédito, a primeira coisa que o empresário precisa estar ciente é que os critérios de análise das instituições financeiras, por enquanto, não tiveram alterações, sendo assim, continuarão analisando cadastro e score.

Além disso, é fundamental que o empresário saiba exatamente de quanto sua empresa precisa. É preciso fazer um planejamento financeiro para que a quantia solicitada seja realmente a necessária ao seu negócio.

Com o volume de notícias diárias sobre esse assunto, não é fácil identificar as linhas disponíveis e o caminho para solicitá-las.

Por isso preparamos alguns passos para você entender qual a sua necessidade e qual linha de crédito se encaixa na sua situação:

Necessidade de capital de giro: Faça um levantamento do saldo do seu caixa, somando os valores a receber no mês. Em seguida, faça o levantamento de todas as obrigações (pagamentos) a serem efetuados no mês. Não esqueça de somar as despesas relativas a empréstimos e financiamentos. O resultado desse cálculo é sua necessidade de capital de giro mensal.

Faça projeções para os próximos meses: os próximos meses na economia ainda são difíceis de prever. Se voltaremos à normalidade em pouco tempo, ou se essa situação vai se prolongar por vários meses não é uma resposta que temos com clareza. Por isso, a dica é fazer uma projeção para no mínimo quatro meses, realizando o cálculo acima para os meses seguintes.

Verifique o saldo e avalie antecipações: Caso o saldo do caixa tenha ficado negativo no cenário mensal ou na projeção de quatro meses, verifique a possibilidade de antecipação de recebíveis. A antecipação tem vantagens, pois as taxas geralmente são menores que as de empréstimos

Simule o valor da parcela que cabe no seu caixa: com base nas informações financeiras da empresa, é importante que o empresário avalie qual é o valor da parcela que cabe no seu fluxo de caixa. Isso vai ser fundamental para determinar o número de parcelas e não prejudicar o relacionamento com a instituição financeira em caso de inadimplência.

Analise situações que podem reduzir o valor do empréstimo: Algumas medidas estão sendo tomadas pelo governo e bancos para aliviar a situação de crise para os empresários. Em caso de necessidade, avalie quais se aplicam ao seu negócio e que podem reduzir a necessidade de crédito.

Alguns exemplos são prorrogação de pagamentos de impostos, gás, energia etc. Alguns bancos também estão com condições especiais para pagamentos de parcelas e financiamentos.

Pesquise as linhas de crédito disponíveis: Quanto mais informado sobre as linhas de crédito disponíveis, melhores são suas chances de negociação. Pesquise as condições do banco no qual sua empresa tem conta e também de instituições concorrentes.

Reúna os documentos necessários: Dê importância aos documentos necessários para acessar crédito, pois podem se tornar uma negativa para o acesso. De maneira geral, as instituições financeiras exigem documentação jurídica da empresa, documentação financeira, plano de negócios, informações sobre o(s) dono(s) e garantias. Confirme quais são exigidos pela instituição financeira em que você está solicitando crédito e esteja preparado.

Agora que você já conhece os principais passos, confira outros conteúdos que podem ajudar nesse momento e as principais linhas de crédito emergencial que já foram anunciadas.

 

Lives, EADs e E-books

Veja a seleção de Lives, EADs e E-books que irão te apoiar nesse momento. Conteúdo rápido e na palma da mão, para você acessar de onde estiver e na hora que quiser.

  • Assista as Lives

  • Acesse e faça o Curso Online Gratuito do Sebrae

 

  • Baixe o material complementar 

 

Programas e Rodadas

O Sebrae oferece soluções diversificadas para a sua necessidade e melhorias na gestão do seu negócio.

Conheça as opções em programas e serviços para a sua empresa crescer e lucrar.

Soluções Setoriais Os programas setoriais e vocacionais do Sebrae oferecem aos empresários oficinas, cursos, consultorias em gestão, inovação e acesso a mercados para aumentar o seu faturamento e reduzir custos e despesas.
Soluções de Tecnologia As soluções de tecnologia do Sebrae identificam as necessidades da sua empresa, recomendando as ações de melhoria e aprimorando as práticas de gestão, otimizando os recursos e auxiliando na tomada de decisões.
Rodada de Negócios A rodada de negócios promovida pelo Sebrae de São Paulo ajuda o empresário que busca ampliar seu leque de fornecedores de produtos e serviços, aproximando a empresa de potenciais compradores.

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora