Leis
Rejeições, Erros e Problemas | Emissores NF e CT
Ao utilizar o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica ou o Emissor de Conhecimento de Transporte, você pode se deparar com algum erro, rejeição ou problema.

O que é uma Rejeição no Emissor de NFe ou Emissor CTe

Rejeições são respostas automáticas da SEFAZ referente ao preenchimento incorreto de algum campo da Nota Fiscal que impede sua autorização de uso. Os códigos e as mensagens de rejeição podem ser encontrados no Manual de Orientação do Contribuinte - versão 7.02 disponível em https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfe/Documentos.

 

  • Rejeições NF-e | CT-e

Rejeições são respostas automáticas da Sefaz referente ao preenchimento incorreto de algum campo da Nota. Abaixo estão algumas das rejeições mais comuns.

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55) n.º 927

Nova regra de validação da NT2019.001 v1.20 e atual processo de emissão NF-e

Rejeição 927: esta rejeição acontece quando é duplicada uma nota fiscal e é excluído algum item desta nota.
Exemplo: usuário seleciona uma nota fiscal já autorizada com 8 itens e duplica esta nota. Na sequência, exclui o item nº 4, da nota duplicada. Após fazer este procedimento, ao validar a nota, o sistema não reclassifica a ordem dos produtos, deixando a sequência “1,2,3, 5, 6, 7 e 8” (faltando o 4) – gerando assim a Rejeição 927.
Solução: não utilize a função de ‘duplicar’ nota fiscal já autorizada, nos casos em que for necessária a exclusão de algum item que comprometa a sequência existente da nota original, ou seja, se houver necessidade de retirar algum item da mesma (como no exemplo), recomendamos o preenchimento manual de uma nova nota.

 

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55) n.º 906/938/970/971/972/973/975

A Nota Técnica 2018.005 v1.20 trouxe informações de alteração nos grupos de identificação de local retirada e de entrega, tributos (ICMS, informações de responsável técnico do software e detalhamento para produtos médicos).

Como resolver algumas das rejeições:

• Rejeição 938: alguns Estados obrigam o preenchimento da Base de Cálculo ICMS Retido na operação anterior (tag: vBCSTRet), Alíquota suportada pelo Consumidor Final (tag: pST) , Valor do ICMS próprio do Substituto (tag: vICMSSubstituto) e Valor do ICMS ST Retido na operação anterior (tag: vICMSSTRet).

• Rejeição 906: alguns Estados obrigam o preenchimento nos casos de operações a consumidor final (tag: indFinal=1, “Consumidor final”), das informações do ICMS Efetivo (N33) 

As demais rejeições podem ser consultadas na Nota Técnica 2018.005 v1.20 - a partir da página 19.  

 

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55)  n.º 611 e 612 e as de n.º de 882 a 896

A Nota Técnica 2017.001 trouxe a questão de Validação GTIN para os emissores NF-e (4.0.1) e também as mensagens padrão de rejeição. As mensagens (Rejeições n.º 611 e 612 e as de n.º de 882 a 896) que os usuários têm recebido se referem ao código de barras dos produtos. Para tratá-los, siga as orientações abaixo:

• Para a solução da rejeição, deverão ser informados os código de barras do produto nos campos EAN e EANTrib no momento da emissão da nota; ou 

• Para produtos que não têm código de barras com GTIN, deve ser informado o literal (sem aspas) “SEM GTIN”.

 

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55)  n.º  850 / 851/ 852 / 900 / 901 / 902 / 905

Devido a regra de validação (preenchimento) implementada pela Fazenda a partir 03/09/2018, as rejeições acima destacadas se devem ao erro de preenchimento na aba "Cobrança". Estas rejeições podem ser corrigidas a partir da leitura da Nota Técnica 2016.002 v 1.61, localizadas nas páginas 51 (regra de preenchimento) e 64 (regras para correções das rejeições).

• Caso preencha esta aba (Cobrança) é necessário também preencher todos os campos da Fatura, são eles: Número, Valor Original e Valor Líquido.

• Se o campo "Duplicatas" for incluído, o preenchimento dos campos da "Fatura" também devem ser informados, são eles: Número, Valor Original e Valor Líquido.

 

  • Canais de apoio

Para mais informações e detalhes de como utilizar o emissor (preenchimento de notas, conhecimentos de transporte), consulte seu contador.

Consulte a Nota Técnica 2016.002 v.1.61 (Layout da NF-e 4.0): http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=zfWxcJtOf98=

Consulte a Nota Técnica 2017.001 v.1.50 (GTIN|EAN): http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=YtfOnlBSzII=

Consulte a Nota Técnica 2018.005 v1.20 (ICMS ST): http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=j/im9zMlcIE=

Consulte a Nota Técnica 2019.001 v.1.40 (ORDEM ITENS NF-e 4.0): http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=7RjiDe7dPd4=

 

      • Erros Java

Erro Java (TM) Web Launcher parou de funcionar
Mensagem de erro gerada pelo Java quando é aberto o programa do Emissor.
Para corrigir, realize o procedimento. Acesso o painel de controle Java, na aba 'atualizar' clique no botão 'Atualizar agora'.

 

  

Erro ao acionar o aplicativo:
O erro acontece quando o atalho na área de trabalho é acionado ou na instalação/reinstalação do emissor.

Para solucionar o erro, exclua o atalho da área de trabalho, acesse o botão EXIBIR no PAINEL DE CONTROLE JAVA na aba GERAL. Abrirá o “Visualizador de Cache”, então selecione o emissor 4.01 com o botão direito do mouse, selecione instalar o atalho. Teste o atalho.

Se o emissor não abrir, acesse novamente o “Visualizador de Cache” e exclua o programa, na sequência instale-o novamente (se precisar, baixe o programa novamente). Acesse o tutorial de exclusão. Obs.: a pasta Database que possui todas informações do emissor não é alterada com este procedimento.

Confira a tela do painel de controle do Java.

Não sabe acessar o painel de controle java? Saiba mais no site: www.java.com e pesquise “como acessar painel de controle java”

 

      • Certificado Digital

Erro Tela Parada ou Erro Inesperado: O erro acontece quando o botão "assinar" (a tela de seleção de certificado fica parada) ou "transmitir" (tela de erro inesperado) é acionado.
Para solucionar o erro, recomendamos que seja feito novamente o vínculo do Certificado no emissor.
Acesse o tutorial que auxilia a vincular o certificado dispínvel acima "Como vincular o certificado" em Tutoriais e Dicas de Uso nesta página.

 

  •  E-book | Rejeições 539,611,886 e 938

O Sebrae disponibiliza o primeiro e-book visando facilitar a identificação do local no emissor em que ocorre o erro de preenchimento e qual regra de validação da SEFAZ (Nota Técnica) deve ser atendida para direcionamento imediato para solução. Clique no botão abaixo e acesse aqui um dos primeiros materiais.


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora