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Finanças
Precisa de crédito para enfrentar a crise do coronavírus?
Nós fizemos uma parceria com a Caixa para oferecer a você taxas menores, prazo maior e melhor carência, tudo para manter o seu negócio funcionando.
  • Primeiro passo
  • Segundo passo
  • O Sebrae te acompanha
  • Peça o financiamento

Primeiro passo

Quer ter acesso à linha de crédito? Antes de tudo, é necessário obter as orientações que o Sebrae preparou para auxiliar a sua decisão sobre a tomada de empréstimos. Preparamos um vídeo de 5 minutos com as principais informações que você precisa para saber se essa é realmente a melhor solução para o seu negócio.

 

Atenção: para assistir você precisa ter um cadastro da sua empresa, com CNPJ, no Portal Sebrae. Faça seu login ou crie o seu cadastro para acessar. Ver o vídeo é condição obrigatória para você, que ainda não é cliente do Sebrae, conseguir iniciar a conversa com a Caixa. O banco terá acesso automatizado às informações necessárias para checar os clientes que assistiram ao vídeo. Além disso, você precisa aguardar 72 horas após a visualização do vídeo para realizar o segundo passo abaixo, tempo necessário para atualização dos seus dados.

Segundo passo

Agora que você aguardou as 72 horas e está mais seguro da necessidade do crédito, siga os próximos passos. Mas fique atento: a empresa deve ter pelo menos 12 meses ininterruptos de faturamento e não pode haver nenhuma restrição em seu CNPJ ou no CPF dos sócios.

Para demonstrar seu interesse no crédito, faça o seu pré-cadastro aqui ou vá até uma agência da Caixa.

AtençãoLeve toda a documentação solicitada, para que a ida à agência seja necessária apenas uma vez:

  • CNPJ ativo e regular.
  • CPF ativo e regular dos sócios e representantes da empresa.
  • Se a empresa for MEI, enviar o CCMEI. Para as demais empresas, enviar o Contrato Social e suas alterações.
  • Comprovante de endereço dos sócios e representantes da empresa.
  • Se for MEI, encaminhar o DASN-Simei com 12 meses de faturamento ininterruptos. Para as demais empresas, encaminhar o extrato do Simples Nacional com faturamentos ininterruptos dos últimos 12 meses.

Para saber mais informações sobre as tarifas, o período de carência e os juros, acesse o site da Caixa aqui.

Veja as outras etapas a serem percorridas, de agora em diante, com o banco.

 

Quem não tem conta na Caixa precisa abrir uma para ter acesso à linha de crédito da parceria. Para isso, faça o seu pré-cadastro aqui ou vá até uma agência. AtençãoLeve toda a documentação solicitada, para que a ida à agência seja necessária apenas uma vez:

  • CNPJ ativo e regular.
  • Documento constitutivo registrado em órgão competente (incluindo alterações, se houver) de acordo com a Natureza Jurídica da PJ.
  • Comprovante de endereço.
  • Comprovação de faturamento/receita.

Em relação ao comprovante de endereço, serão aceitos:

  • Contas de água, luz ou telefone vencidas há, no máximo, 60 dias.
  • Escritura de imóvel próprio ou contrato de aluguel em vigor.
  • Extrato/fatura de cartão de crédito do mês.
  • Talão/carnê do IPTU do ano vigente.
  • CNPJ e documento constitutivo, desde que não haja divergência entre ambos.

Comprovante de faturamento para MEI

  • Comprovante de faturamento para MEI com mais de 12 meses de existência: DASN-Simei do último exercício fiscal encerrado juntamente com o recibo de entrega.
  • MEI com mais de um e menos de 12 meses de existência: preenchimento de formulário Caixa com marcação da situação correspondente e preenchimento do quadro de valores de acordo com o tempo de existência ou DASN-Simei.
  • MEI com menos de um mês de existência: preenchimento de formulário Caixa com marcação da situação correspondente e somente assinatura do MO autorizando consultas.
  • Declaração de faturamento/receita dos últimos 12 meses (devendo constar todos os meses de forma individualizada, mesmo que tal faturamento seja igual a R$ 0,00) da PJ assinada pelo(s) RLA(s)/Procurador(es) ou pelo contador da PJ, desde que o último mês apresentado na declaração  tenha defasagem máxima de 120 dias da data de abertura da conta.
  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
  • Extrato do Simples, gerado pelo PGDAS, do último ano-calendário fechado, contendo obrigatoriamente a data e o horário de transmissão da declaração.

Documentação RLA/Procuradores

  • Documento original de identidade e CPF e respectivas cópias.
  • Comprovante original de endereço e respectiva cópia.
  • Procuração.
  • Ato de designação do RLA, quando não expresso no documento constitutivo.

O Sebrae te acompanha

Se um dos maiores obstáculos para os pequenos negócios no acesso ao crédito é a exigência de garantias feita pelas instituições financeiras, o Fampe funciona como um salvo-conduto, permitindo a esses empreendimentos obter o empréstimo para capital de giro, tão necessário para atravessar a crise, manter os empregos e garantir a sobrevivência no mercado.

Além de entrar com recursos para alavancar o volume de operações de crédito, o grande diferencial do Fampe é que o Sebrae vai atuar com o crédito assistido.

Assim, os donos de micro e pequenas empresas serão acompanhados ao longo de todas as fases da operação, através da oferta de capacitações e soluções adequadas às necessidades de cada empreendedor e ao estágio em que ele se encontra no processo do crédito. Isso vai possibilitar a redução do risco e, consequentemente, dos custos financeiros das operações.

Entenda as três fases da assistência:

Fase 1 – Pré-Empréstimo: o empresário assiste a um vídeo tutorial e também tem acesso a conteúdos de apoio para calcular a real necessidade de capital de giro e avaliar sua capacidade de pagamento das futuras prestações.

Além disso, pode fazer cursos online específicos para aprender a organizar melhor a vida financeira da empresa. O Fale com o Sebrae está disponível para ele tirar dúvidas e obter orientação técnica online.

Fase 2 – Empresa beneficiada: após obter o empréstimo, o empreendedor recebe um comunicado do Sebrae com informações e dicas importantes para manter a saúde da empresa.

A aplicação de autodiagnóstico de gestão empresarial identifica outras áreas da empresa que também precisam de melhorias, como vendas, marketing, gestão de pessoas, entre outras.

Dessa forma, é criada uma trilha customizada com indicação de soluções gratuitas para cada um dos clientes, assim que obtiverem o crédito.

Fase 3 – Sinais de inadimplência: também temos solução para quem começar a ter dificuldade de honrar as parcelas. Trata-se de uma consultoria online de recuperação empresarial e renegociação de dívida.

O que é o Fampe?

O fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o Fampe que as complementa. O fundo está disponível para MEI, microempresas e empresas de pequeno porte.

Peça o financiamento

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