Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
Para muitas pessoas, as redes sociais são a própria internet. Pesquisas, interações, busca por informações, produtos e serviços. Tudo é feito nessas plataformas, que estão cada vez mais integradas com canais de notícia, sites, blog e, claro, o dia a dia dos mais diversos negócios ligados ao mundo da moda.
O nível de relevância se tornou tão alto que sempre é um tema que gera muitos debates, opiniões e tendências, especialmente quando se refere aos impactos que elas provocam na maneira de vender peças de roupa hoje em dia.
Muitas são as estratégias que você pode adotar, e algumas delas têm apresentado resultados concretos, como melhor desempenho nas vendas, mais publicidade e conteúdo, maior número de visitantes e engajamento dos clientes.
Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que já tem, siga as 8 dicas de ouro para redes sociais.
1. Defina a persona
Determinar as características do seu público-alvo é um componente fundamental. Você precisa saber, geralmente, informações como idade, gênero, localização e renda média. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento e é criada a partir de pessoas reais, que dão embasamento para as decisões estratégicas de redes sociais.
Você pode criar uma persona fazendo uma pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores, entre outros.
Quer ver um exemplo?
Juliana, classe média brasileira, 23 anos, universitária, trabalha em um escritório de contabilidade e sua renda é de um salário mínimo. Mora com os pais em Itumbiara, no interior de Goiás. Seu hobby favorito é sair para dançar nas boates sertanejas da cidade. Gosta de estar sempre bem-vestida e na moda. Por ter que pagar a faculdade, ela não compra produtos muito caros.
2. Conheça as redes sociais
Quando falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. E não é para menos, já que o Facebook é a rede social mais famosa no mundo e, no Brasil, o número estimado de usuários é de 86 milhões. É muita gente! Mas existem outras que podem ser exploradas no mercado de moda. Vamos conhecê-las?
Instagram: tem um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio do Instagram, muito mais do que likes, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. Além disso, como é uma rede que explora muito a imagem e o estilo de vida, é ótima para montar diversos looks arrasadores e conquistar o seu público.
YouTube: é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som, já que é muito importante que os espectadores possam te ouvir com clareza e que a imagem tenha uma boa qualidade. Um boa dica é fazer tutoriais de composição de peças para ensinar suas seguidoras a montar o próprio look.
Pinterest: é uma rede social em que as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos, inclusive moda. Você pode usar esse espaço para inspirar suas seguidoras com tendências da moda e mostrar tudo o que tem na sua loja.
3. Foque a qualidade
Nem todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que você definiu. Por dois motivos: primeiro porque provavelmente é você que precisará administrar as redes junto com todo o negócio. Segundo que, se você entendeu o propósito de cada rede social e criou personas, deve saber quais seus clientes e o que os potenciais clientes preferem. Concentre seus esforços lá, compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva os problemas de cada persona. Vá aonde está o seu público e será recompensado por isso.
4. Conteúdo relevante
Esse tópico está muito ligado ao anterior. Ponha-se no lugar do cliente, da persona que você criou e faça a pergunta: o que eles querem saber da sua empresa? Se tem uma loja de roupas, por que não dar dicas de como combinar cores e falar das últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos.
5. Imagens
Uma imagem vale mais que mil palavras: Sim! Tão clichê e tão verdadeiro. GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos têm muito mais engajamento do que textos, ainda mais para quem trabalha com roupas e looks.
6. Crie relacionamento
Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com o público. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda e curta os comentários. Mais de 80% dos clientes esperam alguma resposta dentro de 24 horas. Então, mostre responsabilidade e cuidado com os seus clientes e, dependendo do contexto, um pouco de humor sempre vai bem.
Outra ideia para criar relacionamento humanizando seu negócio pode ser postar fotos suas no trabalho, em atividades cotidianas, ou na área de produção, com os clientes, por exemplo.
7. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas
Inspire-se em estratégias de sucesso de outras marcas. Pesquise em redes sociais de lojas bem-sucedidas e use-as para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok?
8. Monitore os resultados
Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados como: número de cliques por postagem, o alcance de seus posts, horário da publicação, conteúdo, número de visitas. Depois faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.
Marketing digital para o empreendedor
Neste curso gratuito e online você aprende a aplicar o marketing digital no seu negócio e alavancar os resultados da sua loja, por meio de estratégias que extrapolam as redes sociais. Matricule-se já!
Gerenciamento de crise nas mídias sociais
Mesmo um pequeno negócio deve ter um plano de gestão de crise nas mídias sociais, pois está sujeito a críticas. Saiba como agir em um momento desses.
Sua empresa nas redes sociais
Aprenda neste curso online e gratuito a analisar a viabilidade da presença da empresa nas redes sociais, minimizando riscos e aproveitando as oportunidades. Matricule-se já!
Quer saber mais?
Confira esse conteúdo que o Sebrae preparou para você. Ele contém algumas ferramentas e dicas importantes sobre o marketing digital na moda. Aproveite!
Fonte:
Tags: Moda, Redes Sociais, Tecnologia
Saiba como aplicar os conceitos certos de design no seu bar, restaurante ou café e descubra os benefícios que esta prática oferece para o sucesso do seu negócio
Aproveite as vantagens tecnológicas para utilizar como oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades como gestor.
Por meio do design a empresa pode desenvolver produtos mais eficientes e se diferenciar no mercado, aliando qualidade, estilo, função, forma e engenharia.
Pequena empresa de mobiliário de jogos, localizada no interior de Minas, investe em design para se destacar e abrir novos mercados.
Conheça mais sobre as tendências no setor da Construção Civil e suas vantagens
Novas práticas levam em consideração o uso racional dos recursos e as demandas dos clientes, que buscam produtos diversificados e saudáveis.
Saiba identificar as seis etapas do planejamento de uma viagem e conheça dicas de como aplicar ferramentas digitais para otimizar o seu trabalho.
Saiba como aplicar os conceitos certos de design no seu bar, restaurante ou café e descubra os benefícios que esta prática oferece para o sucesso do seu negócio
Confira como tornar o seu empreendimento em alimentação fora do lar referência em design e criatividade.