Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
Como andam as finanças da sua empresa? O ponto de partida para melhorar a saúde do seu negócio é fazer um bom fluxo de caixa. Confira cinco passos essenciais:
Contas a receber
Liste o dinheiro que você ganha no mês. Seu controle de contas a receber determinará parte das previsões de entrada. Leve em consideração também os recebimentos.
Compras
Inclua o dinheiro gasto pela sua empresa em compras. Projete-as com base nos históricos, nas previsões de produção e venda e nas sazonalidades.
Salários
Qual é o gasto da sua empresa com salário? Projete as datas e os montantes a pagar, não se esquecendo de férias e 13o.
Impostos
Tenha sempre em mãos o calendário de impostos a pagar, fazendo projeções com base nas vendas ocorridas.
Ajustes e negociações
Eles devem fazer parte do seu cotidiano. Ao identificar situações de sobra ou de falta, é muito importante promover ajustes e, sempre que necessário, negociar prazos e valores.
Fonte:
Métricas e acompanhamento do serviço podem ajudar a garantir o crescimento da sua empresa, além de auxiliarem no planejamento estratégico. Confira!
Cartão de crédito, boleto ou transferência? Conheça os diferentes Instrumentos Eletrônicos de Pagamento (IEPs) e as melhores opções para pequenos negócios.
Confira dicas e orientações de como obter crédito em instituições financeiras, com base em um planejamento bem estruturado. Vamos lá!
Com uma boa administração dos recursos, é mais fácil evitar dívidas e investir nos lugares certos para crescer e ter bastante lucro.
Ter um bom histórico, planejamento e capacidade de pagar o valor de volta são vantagens na hora de contratar um empréstimo.
Para que o investimento não seja nulo, o empresário deve aplicá-lo em sua devida finalidade. Veja algumas dicas para usar na hora de pegar um empréstimo.
Está pensando em obter crédito para expandir seu negócio? Confira as dicas para não ter dor de cabeça na hora de pedir um empréstimo.
Confira as nossas dicas para saber como agir quando for solicitar empréstimo.
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a Declaração Anual Simplificada estão entre os deveres do MEI.
Cobrar o valor certo por aquilo que você produz pode fazer uma diferença e tanto no lucro no fim do mês. Baixe a nossa planilha e saiba como definir preços.
Saiba um pouco mais sobre essas entidades, que protegem os recursos financeiros dos correntistas, mas não emprestam dinheiro.
Descubra os principais pontos analisados pelos bancos na hora de conceder empréstimos e financiamentos.