Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
Você precisa de crédito, mas não sabe por onde começar? Com cinco passos e mais algumas dicas, que disponibilizamos nas próximas linhas, com certeza você saberá como chegar mais perto do que tanto necessita. E, melhor ainda, de forma planejada. Vamos lá?
Sempre existirá uma linha de empréstimo que combine com a sua necessidade e possibilidade de pagamento.
Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é que, para expandir os negócios, micro e pequenos empresários não só podem, como devem, acessar linhas de crédito específicas tanto para o segmento quanto para a finalidade que se quer alcançar com o recurso. Sempre existirá uma linha de empréstimo que combine com a sua necessidade e possibilidade de pagamento.
É também muito importante analisar qual é a real necessidade do empréstimo - ou financiamento - antes de fazer a solicitação em uma instituição financeira. Pesquise qual linha e banco melhor atendem ao seu projeto e elabore um plano de negócios.
1. Identificar a necessidade de crédito
É importante ter claro o valor do financiamento e a finalidade do recurso pretendido. Você quer ou precisa comprar máquinas, equipamentos, matéria-prima? Sua necessidade é aumentar a estrutura física? É preciso ter certeza!
2. Buscar informações e escolher a instituição financeira
Informe-se sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram nas necessidades de crédito identificadas por você. Depois, procure quais instituições financeiras operam com essas linhas. Essa pesquisa vale ouro, porque as condições de custos, prazos e limites, por exemplo, podem variar bastante de banco para banco. Fique atento!
3. Analisar os fatores de restrição
É imprescindível estar com todos os fatores de restrição (como situação legal, garantias e capital próprio, por exemplo) adequados às exigências das instituições financeiras.
4. Elaborar o plano de negócios
Você terá que mostrar ao banco que o seu projeto é financeiramente viável. O melhor modo de fazer isso é apresentando o plano de negócios. Não esqueça: algumas instituições financeiras solicitam que o estudo da viabilidade do projeto seja realizado com uma ferramenta da própria instituição. Então, organize-se!
5. Efetuar o pedido de financiamento
Vá até a instituição financeira e forneça ao gerente a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, mostrando a viabilidade do projeto. Depois de concluir esses procedimentos, a instituição financeira analisará o projeto e retornará para informar a liberação ou a restrição ao financiamento.
O Sebrae oferece cursos de educação a distância que podem ajudar você a melhorar a gestão financeira do seu negócio. Separamos aqui três opções:
Fonte:
Tags: empréstimos, financiamento, crédito
Métricas e acompanhamento do serviço podem ajudar a garantir o crescimento da sua empresa, além de auxiliarem no planejamento estratégico. Confira!
Cartão de crédito, boleto ou transferência? Conheça os diferentes Instrumentos Eletrônicos de Pagamento (IEPs) e as melhores opções para pequenos negócios.
Entenda por que é importante ter dinheiro em caixa para deixar a empresa em operação sem precisar recorrer a empréstimos.
Clientes que não pagam o que devem não são um bicho de sete cabeças. Veja nossas dicas para evitar o calote e saber tratar com essas pessoas.
Fique por dentro de dicas para preparar o fluxo de caixa e saiba por que controlar as finanças do seu negócio.
O segredo para estabilidade nos negócios é planejar cada ação e organizar despesas. Quais ações você deve tomar para montar um bom orçamento de gastos?
Simplicidade e juros baixos são características que tornam o microcrédito uma excelente opção para conseguir recursos financeiros e investir na sua loja.
Os microempreendedores individuais têm como uma das obrigações a entrega da Declaração Anual do MEI. Veja como fazê-la corretamente.
Cobrar o valor certo por aquilo que você produz pode fazer uma diferença e tanto no lucro no fim do mês. Baixe a nossa planilha e saiba como definir preços.
Confira as condições oferecidas pelas principais instituições financeiras do país para facilitar a compra desse tipo de empreendimento.
A forma do controle de caixa vai variar de acordo com a necessidade do seu negócio, podendo ser sistematizada de forma diária, mensal ou anual.
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a Declaração Anual Simplificada estão entre os deveres do MEI.