Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
Enquanto muitas crianças sonhavam em comprar um brinquedo novo, Mário Gazin, dono da Móveis Gazin, queria melhorar de vida. Todos os dias, ele e os irmãos iam para a roça trabalhar com o pai, nas fazendas de café. Aos 11 anos, Gazin arrumou dois empregos e deixou a enxada de lado. Durante o dia, era sapateiro e, à noite, trabalhava na padaria da diretora do colégio onde estudava. Meses depois, foi trabalhar com o filho da patroa, em uma loja de móveis.
O tempo foi passando, mas o sonho de Gazin de mudar de vida só crescia. Com 17 anos, recebeu a notícia de que a filial em que trabalhava iria fechar. E é por aqui que começamos a nossa história. Para poder comprar a loja que tanto desejava, convenceu seu pai a vender o jipe da família, o único objeto de valor que tinham, e investir todo o dinheiro no negócio.
Como se isso não fosse o bastante, o paranaense colocou como meta que cada um dos irmãos tivesse também uma loja. E não é que, depois de seis anos, três dos cinco irmãos já estavam comandando um negócio? Alguns podem dizer que foi sorte ou que Gazin realmente levava jeito pra coisa, mas o empreendedor não tem dúvidas: segundo ele, a razão do sucesso está na confiança nele próprio e também nos outros.
Mas nem toda a história foi simples. Quando tudo parecia estar indo bem, uma geada muito forte atingiu o Sul do Brasil, obrigando milhares de agricultores a mudar de vida e, em alguns casos, até mesmo migrar para outras cidades e estados. Essas pessoas não eram apenas agricultores e moradores da região. Para Gazin, eram clientes, eram parte da família. E se existe uma coisa que Mário não suporta é ver cliente insatisfeito.
Então, o que o empreendedor fez? Foi atrás dos consumidores, abrindo lojas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Depois, inaugurou outra em Rondônia, no Acre e no Amazonas. E foi assim até a décima loja de móveis: crescendo correndo atrás dos clientes. Se você tem dúvidas sobre essa abordagem, a Móveis Gazin ja chegou a faturar R$ 2 bilhões por ano.
Ao som de aplausos e risadas, Gazin contou um pouco dessa história em uma palestra no CEO Summit Sul, realizado em Curitiba. Ao final do evento, ele afirmou que acha a própria empresa a mais linda do mundo, não pela infraestrutura e pelo design, mas porque ela tem “povo feliz”. Segundo ele, empreender é fazer, colocar a mão na massa. O empreendedor vê o mundo de amanhã e cria resultados. Se fosse possível resumir os aprendizados contidos em sua fala, seriam eles:
Conteúdo feito em parceria com a Endeavor Brasil
Fonte:
Tags: desafio, fidelização, consumidor, perseverança
Saiba o que você pode explorar e quais serviços pode oferecer, e tenha em mente que a capacitação garante destaque no mercado e mais clientes.
Veja como se tornar dono de um negócio legalizado, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae.
Conheça os compromissos do Sebrae para ajudar as mulheres a abrir o próprio negócio e ocupar cargos de liderança nas empresas.
Conheça a história da Rede Asta, que produz artesanato de alto valor agregado e nasceu do sonho de um mundo melhor.
Conheça os aspectos que afetam o processo de sucessão.
Saiba como planejar e organizar o seu empreendimento e ter sucesso.
Saúde, lazer e bem-estar de idosos ganham destaque: entenda como negócios voltados para a melhor idade podem se tornar ainda mais competitivos e qualificados.
Confira aqui as ideias que podem deixar o seu negócio em destaque e torná-lo mais sustentável e inovador.
Chegou a hora de montar sua coleção,mas,antes de começar, que tal se organizar para definir as características das peças para não errar na escolha dos produto?
Além da preocupação com o futuro, os consumidores estão se tornando mais conscientes e preocupados com as questões ambientais, sociais e econômicas.
Criamos um roteiro do que fazer para montar um negócio. Tenha orientações práticas e teóricas de como abrir uma empresa.
O que fazer para diminuir o desperdício durante o processo de produção? Confira seis dicas para otimizar os materiais na hora da costura.