Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
O fluxo de caixa é todo dinheiro que passa pelo caixa da empresa, tanto o que foi recebido quanto o que foi gasto, durante um espaço de tempo definido. Funciona como uma importante ferramenta de gestão financeira, já que ajuda a projetar todas as entradas e saídas de recursos financeiros, indicando como será o saldo de caixa para o período selecionado.
E as finanças da sua empresa, como andam?
O ponto de partida para a saúde do seu negócio é fazer um bom fluxo de caixa.
Confira cinco controles essenciais:
Contas a receber
Liste o dinheiro que você recebe no mês. Isso determinará parte das previsões de entradas.
Compras
Inclua o dinheiro gasto pela sua empresa em compras. Projete-as com base no histórico, nas estimativas de produção e venda e nas sazonalidades.
Salários
Quanto sua empresa gasta com salários? Projete as datas e o total a ser pago, não se esquecendo das quantias e das datas para pagamento de férias e do 13º salário.
Impostos
Tenha sempre em mãos o calendário de impostos a pagar, projetando os valores com base nas vendas ocorridas.
Ajustes e Negociações
Elas devem fazer parte do seu cotidiano. Ao identificar situações de sobra ou falta de caixa, é muito importante promover ajustes e, sempre que necessário, negociações de prazos e valores.
Fonte:
Tags: Fluxo de caixa, Finanças, Organização
Frank Albuquerque dá dicas de gestão financeira para o seu negócio.
Métricas e acompanhamento do serviço podem ajudar a garantir o crescimento da sua empresa, além de auxiliarem no planejamento estratégico. Confira!
Cartão de crédito, boleto ou transferência? Conheça os diferentes Instrumentos Eletrônicos de Pagamento (IEPs) e as melhores opções para pequenos negócios.
A importância de aprender a cuidar do próprio dinheiro.
Confira dicas e orientações de como obter crédito em instituições financeiras, com base em um planejamento bem estruturado. Vamos lá!
Confira as nossas dicas para saber como agir quando for solicitar empréstimo.
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a Declaração Anual Simplificada estão entre os deveres do MEI.
Ter um bom histórico, planejamento e capacidade de pagar o valor de volta são vantagens na hora de contratar um empréstimo.
Com uma boa administração dos recursos, é mais fácil evitar dívidas e investir nos lugares certos para crescer e ter bastante lucro.
Clientes que não pagam o que devem não são um bicho de sete cabeças. Veja nossas dicas para evitar o calote e saber tratar com essas pessoas.
Simplicidade e juros baixos são características que tornam o microcrédito uma excelente opção para conseguir recursos financeiros e investir na sua loja.
O segredo para estabilidade nos negócios é planejar cada ação e organizar despesas. Quais ações você deve tomar para montar um bom orçamento de gastos?