Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
Cada vez se vive mais e melhor - ou, ao menos, este é o foco da melhor idade. O aumento da expectativa de vida do brasileiro comprova essa afirmação, assim como os negócios voltados para esse público também podem ser considerados promissores. Mas, como em qualquer negócio, é fundamental conhecer as necessidades do público alvo. Podemos dizer que o sucesso de qualquer iniciativa depende desse conhecimento.
Perfil do público da melhor idade
Está enganado quem pensa que o perfil das pessoas com idade acima de 60 anos é exatamente igual. Ele é muito diversificado. Engloba os senhores que jogam xadrez na praça às senhoras que fazem tricô em casa, até aqueles que viajam regularmente, frequentam academias de ginástica ou realizam procedimentos estéticos. E ainda há quem faça tricô e viaje. Quem jogue xadrez e também frequente uma academia.
Ainda que formem um grupo heterogêneo, os brasileiros da melhor idade têm costumes e hábitos semelhantes na hora de consumir: a grande maioria é mais ligada às tradições e não gosta de ambientes barulhentos.
Está enganado quem pensa que o perfil das pessoas com idade acima de 60 anos é exatamente igual: ele é muito diversificado.
Você deve levar em conta que estará prestando serviços para um público que se sente atraído por ofertas de produtos específicos às suas necessidades e que privilegia um atendimento diferenciado, independentemente do preço final que esse adicional custará.
Até porque a realidade tem mostrado que o idoso não é dependente financeiramente. Boa parte deste público ainda é responsável, inclusive, pelo sustento da família - trabalhando mesmo depois de conquistar a aposentadoria, ainda que em horário reduzido.
E é justamente quando dispõem de horas livres que eles buscam exercer atividades que os estimulem a ter mais disposição física e desfrutar de momentos de lazer.
Um dos negócios voltados para a melhor idade com mais potencial de mercado ainda são as agências de viagem. Muito antes de pensar apenas no aspecto econômico, o empreendedor que quiser investir neste setor precisa levar em conta uma série de cuidados que farão toda a diferença na oferta de seu produto.
Dicas para agências de viagens voltadas para a melhor idade
Alguns cuidados devem ser incluídos em todos os roteiros de qualquer destino para esse público-alvo.
Assim como alguns cuidados são fundamentais, a contratação de mão de obra qualificada, especialmente para contratar profissionais acompanhantes, é de extrema importância. Todo empreendedor desse negócio precisa investir em pessoal bem treinado.
Logo, o acompanhante de idosos é um dos profissionais que fará a diferença nesse ramo. Há muitos cursos de especialização nessa área justamente para acompanhar a demanda, então, nem pense em dispensar esse conhecimento.
O cuidador poderá atuar na residência do idoso ou em clínicas e casas de repouso. Ao montar a equipe, o empreendedor deve buscar, além de capacitação, pessoas com perfil para o trabalho.
É possível, inclusive montar uma agência de cuidadores de idosos.
Fonte:
Tags: turismo para a terceira idade, serviços para a terceira idade, idosos
Rafael Demetrius traz reflexões sobre o papel do empreendedor enquanto líder da sua empresa.
Alércio Guerra fala sobre indicadores básicos para compreender a produtividade da sua padaria.
Conheça os compromissos do Sebrae para ajudar as mulheres a abrir o próprio negócio e ocupar cargos de liderança nas empresas.
Conheça a história da Rede Asta, que produz artesanato de alto valor agregado e nasceu do sonho de um mundo melhor.
Conheça os aspectos que afetam o processo de sucessão.
Saiba como planejar e organizar o seu empreendimento e ter sucesso.
Para Mário Gazin, a razão do sucesso está na confiança que tem em si mesmo e nos outros, além do interesse em ver o cliente satisfeito.
Quer criar uma identidade visual para fidelizar ainda mais seus clientes? Confira no vídeo a importância de ter um símbolo para o seu negócio e de registrar a sua marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Quer ser um empreendedor de sucesso? Assista ao vídeo e descubra se você está no caminho certo no mundo do empreendedorismo. Veja também as dicas para se tornar um bom líder para os seus negócios.
Vantagens, direitos, obrigações, declaração anual, capacitações e consultorias.