Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
Neste conteúdo, falaremos especificamente sobre o mercado externo e as oportunidades para a tecnologia nacional. Para isso, vamos tentar entender os motivos que levaram empreendedores a optar por deixar seus produtos e serviços em solo brasileiro.
Além de compreender o mercado, é também preciso compreender a empresa. E, a partir deste estudo, elaborar um Plano de Marketing Internacional.
O que se pode observar é que não temos como negar que a tecnologia da informação (TI) brasileira encontrou muitas barreiras para chegar ao mercado externo, como:
Outro ponto que pode ter desmotivado empreendedores de TI a exportar seus produtos e serviços é o tamanho do mercado nacional que, ao absorver a oferta, torna-se aparentemente mais confortável do que o mercado externo, muito mais competitivo. Talvez até seja por isso que grande parte das exportações brasileiras se concentra em poucas e grandes empresas.
Ao contrário do que acontece no Brasil, em vários outros países a exportação é o principal foco de pequenas e médias empresas, gerando um grande número de empregos e desenvolvendo tecnologias - permitindo que os produtos por elas exportados tenham agregação de valor. O que se exporta, quando se fala em tecnologia, é conhecimento.
A primeira ação desses países foi preparar suas pequenas e médias empresas, principalmente por meio de capacitações - informando os empresários para a escolha do país a ser objeto da exportação, na investigação mercadológica e sobre as possibilidades das empresas internacionalizarem seus produtos.
Além de compreender o mercado, é também preciso compreender a empresa. E, a partir deste estudo, elaborar um Plano de Marketing Internacional.
Mas nem sempre a solução ou a saída está na exportação. Até porque o mercado internacional pode aparentar ser uma novidade atrativa para médias e pequenas empresas, mas apresenta também as suas ameaças. Vamos pensar agora sobre os pontos fortes e fracos dessa abertura de mercado e também nos desafios que ele pode representar para a indústria nacional.
Assim, como você observou neste conteúdo, é possível perceber uma série de desajustes nesse cenário de exportação e de avaliação do mercado nacional. Ao ajustar essas questões, o empreendedor estará preparado para colocar não só o pé, mas também seus produtos e serviços no exterior.
Para ajudar a quebrar as barreiras internacionais, poderá desenvolver diversas atividades de localização e internacionalização do mercado e de suas soluções. É sempre bom aprender com quem já fez o caminho e chegou ao objetivo pretendido.
Nesse sentido, nós brasileiros temos muito o que aprender com os modelos de negócios especialmente da Europa e dos Estados Unidos.
Fonte:
Tags: qualidade, padronização, excelência, software, TI, exportação
Conheça as principais características, cenários e perspectivas dos nichos de mercado do varejo de moda.
Adequar as propostas de produtos às especificidades dos clientes é um dos primeiros passos para ter sucesso no setor de alimentos caseiros, como as marmitas.
Uma ferramenta estratégica para trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes.
Saiba como empreender com a sua arte também no e-commerce, sem dispensar a loja física e ganhando em ambos.
Saiba como as tendências digitais e as novas formas de consumo podem impactar a sua loja física.
Entenda como construir e consolidar a sua marca é uma ação indispensável para garantir o sucesso do empreendimento.
Nesta séria de vídeos do Sebrae em parceria com a Assintecal, destacam-se as novidades de materiais, cores e até volumes exagerados para as novas peças.
Conhecer as principais métricas e práticas dos consumidores no consumo digital pode potencializar a presença online da sua marca.
Conheça as habilidades que todo vendedor de sucesso precisa desenvolver para obter êxito na comercialização de qualquer produto.
Para atrair mais clientes, é preciso se relacionar bem com eles em qualquer ambiente, real ou virtual. Confira nossas dicas e saiba no que ficar de olho.
Confira algumas dicas que farão a diferença na hora de criar o planejamento de marketing digital para empresas no segmento de alimentos e bebidas.
Investir em um atendimento de qualidade e no marketing como estratégias principais é indispensável para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.