Seja bem-vindo(a). Faça login com seus dados de acesso ao Portal Sebrae ou cadastre-se para ter acesso aos serviços online.
O mercado digital é uma vitrine para o mundo e uma ótima maneira de aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa. Por meio do do e-commerce, pode-se vender literalmente tudo.
O cliente quer receber o produto em casa, sem precisar sair dela.
Neste conteúdo, falaremos sobre a venda de artesanato pela internet. Pensando em auxiliar cooperativas, associações e artistas individuais de artesanato a ampliar suas vendas e alcançar o mercado nacional e internacional, o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicou várias dicas de como introduzir o artesanato no e-commerce.
Vamos às dicas?
7 dicas para vender artesanato no e-commerce
1. Formas de pagamento
No mercado online, são várias as formas de pagamento e envio. Cada empresa oferece as possibilidades ao cliente e ele faz a escolha. O processo é rápido e eficaz e não depende da localização geográfica ou do fuso horário do comprador;
2. Escolha de embalagens
Opte por embalagens resistentes para o envio dos produtos. Afinal de contas, ela é a forma de fazer o produto chegar inteiro e intacto nas mãos do cliente. Em se tratando de artesanato, a proteção deve ser mais resistente ainda. E, dependendo do local da compra, a viagem pode ser longa.
3. Contrate um seguro
A contratação de um seguro na hora do frete é uma decisão não só importante, mas que também pode evitar muita dor de cabeça. E ainda é outra forma de garantir que o produto chegue da mesma maneira em que foi enviado.
4. Invista em um site confiável
Garantir um site seguro, livre de vírus e de outros riscos ao consumidor, com design e informações atraentes para a compra ágil, também é essencial para ele não desistir de fazer sua aquisição.
5. Aprenda a mostrar o produto
A compra de artesanato pela internet é mais delicada, assim como o próprio produto. Porque o comprador, muitas vezes, não abre mão de tocar na peça. Para amenizar essa necessidade de contato físico, faça do seu site uma verdadeira vitrine. Abuse de dicas sobre cada produto e de fotos em diferentes ângulos, também. Tudo para que o comprador não tenha dúvidas na hora de dar o “ok” para a compra.
6. Concretize a venda de forma satisfatória
Não apenas uma compra, mas uma boa experiência de compra. É assim que você deve se posicionar perante o consumidor também no mercado digital. Por isso, além de segurança e funcionalidade, procure garantir a efetivação dos negócios digitais. Não adianta realizar a venda e não ter como concretizá-la ou fazê-la de maneira que não satisfaça o cliente.
7. Aprenda a se divulgar
Há inúmeras maneiras de chamar a atenção na rede. Existem muitos cursos online com dicas para você conseguir se posicionar no mercado digital. Absorva e coloque em prática todos esses conteúdos: é assim que você conseguirá mostrar que chegou para ficar no comércio eletrônico.
E, claro, não desanime: apesar de o mercado digital não ser o espaço favorito de compra para produtos artesanais - que realmente carecem de mais contato físico - é inegável que as compras passem, cada dia mais, a serem feitas pela internet. O cliente quer receber o produto em casa, sem precisar sair dela.
Então, sugerimos que a cada dia melhore as suas estratégias e, claro, o seu produto. Não é porque você vende os produtos online que precisará dispensar a loja física. Por outro lado, a participação em feiras e rodadas de negócio é sempre uma boa oportunidade para os clientes conhecerem de perto seu produto.
Fonte:
Tags: exportar, comércio eletrônico, e-commerce, artesanato
Conheça as principais características, cenários e perspectivas dos nichos de mercado do varejo de moda.
Adequar as propostas de produtos às especificidades dos clientes é um dos primeiros passos para ter sucesso no setor de alimentos caseiros, como as marmitas.
Uma ferramenta estratégica para trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes.
Saiba como as tendências digitais e as novas formas de consumo podem impactar a sua loja física.
Saiba como cada vez mais os pequenos negócios ganham relevância exportando conhecimento por meio de produtos e serviços inovadores.
Entenda como construir e consolidar a sua marca é uma ação indispensável para garantir o sucesso do empreendimento.
Nesta séria de vídeos do Sebrae em parceria com a Assintecal, destacam-se as novidades de materiais, cores e até volumes exagerados para as novas peças.
Conhecer as principais métricas e práticas dos consumidores no consumo digital pode potencializar a presença online da sua marca.
Conheça as habilidades que todo vendedor de sucesso precisa desenvolver para obter êxito na comercialização de qualquer produto.
Para atrair mais clientes, é preciso se relacionar bem com eles em qualquer ambiente, real ou virtual. Confira nossas dicas e saiba no que ficar de olho.
Confira algumas dicas que farão a diferença na hora de criar o planejamento de marketing digital para empresas no segmento de alimentos e bebidas.
Investir em um atendimento de qualidade e no marketing como estratégias principais é indispensável para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.