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Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Vender produtos com ou sem marca faz diferença?

Enquanto os produtos com marca geram mais credibilidade e agregam valor, os similares sem marca atendem ao público mais preocupado com preço

· 08/02/2023 · Atualizado em 12/03/2023
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A marca de um produto é sintetizada por um logotipo que garante o seu imediato reconhecimento pelo público. Esse conjunto visual traduz os valores e a personalidade da marca, o que impacta diretamente nos resultados das empresas.

E, nas prateleiras das lojas e supermercados ou mesmo nas plataformas de e-commerce, é muito comum as pessoas comprarem ou deixarem de comprar um produto por gostar ou não de determinada marca.   

Os produtos com marca geram mais credibilidade e permitem identificação com atributos positivos como “ser premium” ou “moderno”. Desta forma, é esperado que uma marca forte e bem estruturada seja capaz de estimular as vendas de um produto. 

Por outro lado, iniciar uma marca própria exige maior investimento inicial, inclusive em branding, para que seus futuros clientes conheçam e experimentem seu produto.

Também é preciso investir em departamentos de criação e produção, além das vendas. Ou seja, ainda que a marca própria traga possibilidade de margens mais altas, há um aumento de custo de maior demanda de trabalho, pois o negócio se torna mais complexo. 

Produtos sem marca  

Há empresas que preferem trabalhar sem marca. Será que esta opção reflete na percepção do consumidor? É possível que isso aconteça, gerando desconfiança em relação à qualidade do produto, sensação de amadorismo e despreparo.  

Mas também há vantagens em trabalhar com produtos sem marca. O negócio se torna mais simples, pois não será preciso investir em equipes criativas para desenvolver produtos que se diferenciam no mercado.

Além disso, como seu custo será possivelmente menor, seu produto terá mais chances de atingir o público mais preocupado com preço.  

Problemas à vista: vender marcas sem autorização 

O Brasil tem uma legislação específica para proteger as marcas. Trata-se da lei da propriedade industrial (LPI), que visa proteger aqueles que criam e vendem a própria mercadoria. Para evitar problemas com a venda de marcas sem autorização, observe:  

  • A procedência e as permissões de comercialização dos produtos e marcas que pretende vender, lembrando que alguns marketplaces são bem restritivos para produtos de procedência duvidosa. 
  • Tenha sempre em mãos os documentos que comprovem as autorizações das mercadorias que serão vendidas em seus sites ou nos marketplaces parceiros. Lembre-se: uma penalização pela Lei de Propriedade Industrial pode fazer com que sua loja seja desligada das grandes plataformas. 
  • Respeite todas as regras e permissões de comercialização de produtos. Dessa forma, manterá a sua reputação positiva que pode fazer total diferença no sucesso do seu negócio. 

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de vender produtos com ou sem marca, é hora de se capacitar. Estude seu público, conheça seu mercado, analise os concorrentes e tome a decisão que vai garantir seu sucesso.  

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