CONECTA SEBRAE

Agrolab Amazônia teve extensa agenda internacional

Países com grande interesse comercial no Brasil participaram do evento

A Amazônia é uma das marcas mais conhecidas do mundo e isso ficou bastante evidente durante a realização do Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, evento totalmente virtual, com experimentação da realidade virtual em ambiente gamificado, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de setembro. O Evento foi idealizado pelo Sebrae em Rondônia e contou com apoio de diversos parceiros e patrocinadores.

No pavilhão de expositores, durante os três dias de evento, milhares de visitas foram realizadas e as interações foram diversas. Era possível a troca virtual de cartões, visualizar produtos, portfólios, catálogos, fotos, vídeos e link de acesso a canais de comunicação. Um novo modelo de relação entre expositores e visitantes mais do que aprovado.

A programação ofereceu também Rodadas de Negócios pois um dos pilares do evento é a promoção da cultura da internacionalização. Este fato, foi ampliado devido ao caráter inovador do evento, realizado totalmente on line, aproximando novos mercados dos produtores que estavam expondo.

Neste sentido, alguns encontros virtuais muito importantes foram realizados. Mesmo que no momento do evento não se tenha gerado propriamente a venda em si, mas o início de uma relação comercial foi iniciada e, certamente levará à geração de muitos negócios. Países como Israel, Canadá, Peru, Câmara de Comércio Brasil e África foram alguns dos participantes, sendo que houve interações de países como França, Estados Unidos, Estônia, Venzuela e Colômbia.

Como foi o caso da reunião com os representantes da China, por exemplo. Participaram do evento, com tradução simultânea, representante da Agência Brasileira de Promoção ás Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Essio Landfredi, Thiago Caldeira, falando em nome do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), do Governo Federal, Elizabeth Barofaudi, apresentando o grupo Rovema, de Rondônia que atua em diversos segmentos. O Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, conduziu os trabalhos.

Pelos chineses, Liu Jie, diretor de investimentos do Fundo China América Latina agradeceu o convite formulado a eles, parabenizando pela realização do evento. “Nos últimos cinco anos investimentos em pelo menos seis projetos no Brasil como em projetos de Usina Hidrelétrica, Linhas de Transmissão, entre outros. Buscamos sempre negócios sustentáveis, como os que estão vinculados a energias renováveis, por exemplo. Este é um primeiro passo e nós estaremos empenhados em divulgar o Brasil e a Amazônia para outros investidores”, concluiu Liu Jie.

Os resultados das negociações ainda estão sendo levantados, mas o mais relevante é a conexão realizada entre as duas pontas das relações. Em breve os frutos serão colhidos de toda essa movimentação realizada em prol do setor produtivo, em especial do Pequeno Produtor Rural.