Festival Nordestino

Mostra de Negócios Criativos reúne empreendedores nordestinos

A ação integra a programação do Festival Nordestino de Economia Criativa, que será realizado de 28 a 30 de setembro

Empreendedores criativos da região Nordeste terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços de forma online a compradores e demais participantes do Festival Nordestino de Economia Criativa, durante a Mostra de Negócios Criativos, que ocorrerá de 28 a 30 de setembro. Os participantes foram selecionados por meio de editais públicos lançados pelas unidades estaduais do Sebrae.

Podiam participar destas seleções, pequenos negócios das áreas ligadas à Economia Criativa. Do Ceará, foram selecionados para a mostra um total de 44 empreendedores criativos, sendo 25 deles da região do Cariri, que será a sede do Festival Nordestino.  Empreendedores, como José Lourenço, da Lira Nordestina, um dos grandes expoentes da região na produção de xilogravuras e edição de literatura de cordel.

De acordo com o analista do Sebrae/CE, Édio Callou, a mostra será uma oportunidade de ampliar o acesso destes empreendedores a novos mercados, ajudando a minimizar os prejuízos causados pela pandemia. “As pesquisas realizadas pelo Sebrae mostraram que as atividades ligadas à economia criativa estiveram entre as mais impactadas pela pandemia, principalmente para os empreendedores mais tradicionais e aqueles que dependem de atividades que geram aglomeração. Por isso, a mostra é um espaço para eles realizarem contatos e também apresentarem suas produções para pessoas de todo o país”.

Capacitação e cooperação

Édio destaca que a grande participação de empreendedores do Cariri na Mostra de Negócios Criativos é um reflexo do processo de busca deste público por alternativas para superar os efeitos da crise gerada pela pandemia. “Desde o início da pandemia, muitos empreendedores da economia criativa procuraram com mais intensidade as orientações e capacitações do Sebrae e de outros parceiros, em busca de soluções e adaptações destes negócios criativos aos novos tempos”. Entre as ações mais procuradas, segundo ele, estavam as orientações em temas como finanças, marketing digital, vendas e design.

Na avaliação do analista do Sebrae/CE, as orientações ofertadas pela instituição já vêm surtindo efeito e contribuindo para gerar novas parcerias e iniciativas, animando os empreendedores da região do Cariri deste segmento. Uma delas é a parceria entre o Centro de Cultura Mestre Noza, a Lira Nordestina e o Birô Carioca Design, que mesmo em um cenário de dificuldades resolveram abrir uma loja modelo no Cariri Garden Shopping.

O layout da loja foi redesenhado dentro das técnicas de design para destacar a riqueza dos produtos em exposição compondo mais um ponto de venda importante na Região do Cariri, além de servir de Estúdio para a produção de imagens e venda dos produtos. Já para o shopping, a parceria com os empreendedores é uma oportunidade de contribuir para a valorização da produção da economia criativa regional e apoiar a retomada das atividades destes grupos produtivos.

O analista do Sebrae/CE destaca que todos estes empreendedores estarão participando da Mostra de Negócios Criativos.

Serviço

Mostra de Negócios Criativos – Festival Nordestino de Economia Criativa

Data: 28 a 30 de setembro

Mais informações: www.festivaleconomiacriativa.com.br