Confecção

Programa subsidia até 70% do valor da certificação de facções

Sebrae e Guararapes se unem para estimular e certificação das facções no Rio Grande do Norte com o Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo da Abvtex.

Zeca Melo ressalta a importância da certificação para o setorNatal – As facções que almejam obter a certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) podem participar do Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo da Abvtex, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e grupo Guararapes. O programa chega a subsidiar até 70% do valor da certificação, por meio do Sebraetec. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (11) e contou com a participação de 120 empresários do ramo de confecções de todo o estado e representantes de entidades ligadas ao setor.

Para receber a certificação, as empresas têm de cumprir os requisitos exigidos pela Abvtex e passar por uma auditoria, que, no caso do programa, será feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mas outros organismos também podem fazer essa auditoria: Bereau Veritas, Intertek e SGS.

_Olho_

Para aderir ao programa, a empresa deve procurar o Sebrae, que desde o ano passado, já vinha preparando e articulando um grupo de 49 facções do Pró-Sertão para participar do programa a partir do que a Guararapes já exigia. Essas empresas já serão auditadas a partir de 14 de agosto pela ABNT. A certificação desse grupo será todo subsidiado, uma parte pelo Sebrae, através do Programa Sebraetec que oferece subsídios de 70%, e o restante pela Guararapes. No total, 62 empresas pretendem ter a certificação, 13 já conseguiram o título de forma independente. As demais serão auditadas através do programa.

 Carlos Alberto Martelotte, da ABNT, apresentou os itens verificados na auditoriaAlém de representante da Abvtex, o lançamento do programa contou com a participação do coordenador do programa Abvtex na ABNT, Carlos Alberto Martelotte, e do diretor industrial do Grupo Guararapes, Jairo Amorim. Para o diretor, o trabalho de certificação vai além dessa parceria com a Guararapes. “De posse de uma certificação de um órgão como a Abvtex, a facção tem o aval para entrar em qualquer empresa do varejo nacional”, diz Jairo Amorim.

A diretoria executiva do Sebrae-RN, incluindo os diretores Técnico, João Hélio Cavalcanti, e de Operações, Eduardo Viana, participou da solenidade, além da gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria da Instituição, Lorena Roosevelt, e da gestora do programa, Verônica Melo.

Para Jairo Amorim, certificação representa abertura de mercadoDurante o lançamento, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a atuação da instituição junto a esse setor. Hoje, são mais de 500 empresas na área de confecções, sendo que cerca de 150 são facções. “Essa certificação pode significar para essas pequenas empresas uma ampliação de mercado e abertura do espectro de serviços prestados nessa indústria”. Segundo ele, a ideia é agregar ao programa outros parceiros de porte semelhante ao da Guararapes/Riachuelo.

“A maior vítima da crise brasileira é a micro e pequena empresa urbana”, diz o superintendente, referindo-se sobre os entraves para se empreender e operar um pequeno negócio no estado, sobretudo em pequenas cidades do interior pela burocracia dos órgãos e insegurança.

“Apesar de todas as dificuldades, conseguimos reunir 62 pequenos empresários localizados numa área difícil, no semiárido, promover a industrialização com todas incompreensões. Ficamos muito satisfeitos de estabelecer um acordo, um arranjo produtivo, uma cadeia produtiva de troca, integrando o pequeno negócio com uma grande empresa, como a Guararapes, que é a maior do RN e uma das maiores empregadoras do Brasil ”.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911