this is an h1

this is an h2

Fri Sep 22 19:31:04 BRT 2023
Leis | LEGALIZAÇÃO DE EMPRESA
Defina a forma legal ao pensar em abrir uma empresa

Esta é uma dúvida que sempre aparece ao registrar uma empresa. Vamos apresentar agora as formas jurídicas que mais impactam na legalização dos Negócios

Logotipo do Sebrae

Maria da Conceição

· 08/11/2017 · Atualizado em 22/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Microempreendedor Individual (MEI)

O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como empresa, foi criado pela  Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 para incentivar empreendedores a formalizarem seus negócios, garantindo uma série de direitos e benefícios.

Para ser um Microempreendedor Individual, é preciso ter um faturamento de até R$ 81 mil no ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

É necessário que seja verificado as atividades econômicas permitidas no Portal do GOV.BR (Clique aqui)
Trata-se de um tipo de empresa que o processo de registro com emissão do CNPJ e o Certificado de MEI pode ser realizado online, de forma rápida e gratuita, no Portal do Empreendedor (Clique aqui)

FAVORITAR
Botão favoritar

Empresário Individual (EI)

O empresário individual nada mais é do que aquele que exerce em nome próprio atividade empresarial.

Portanto, considera-se empresário aquele que exerça atividade empresarial organizada para a produção, comercialização e prestação de serviços e que visa ao lucro.

Anteriormente, conhecíamos o empresário individual como firma individual.

É importante dizer que a empresa terá como registro o nome de uma única pessoa, com responsabilidade ilimitada, isto é, em caso de dívidas da empresa os bens pessoais poderão ser utilizados para o pagamento.

Nessa forma, o nome empresarial deve ser o mesmo do dono, podendo escolher um nome fantasia diferente.

FAVORITAR
Botão favoritar

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A Sociedade Limitada Unipessoal é um dos formatos da Sociedade Limitada criada por meio da  MP 881/2019, e foi regulamentada pela  Lei 13.874/2019com a diferença de ser formada por apenas um sócio. 

A ideia foi criar um formato de empresa que pudesse ser aberta sem a exigência do capital social mínimo, sem a necessidade de sócios e que mantivesse o patrimônio do empreendedor protegido separando o patrimônio da pessoa física e o patrimônio da empresa
limitada Unipessoal.

O Interessante é que nesta forma de empresa é possível abrir mais de uma empresa.

Assim, caso o empreendedor queira trabalhar com outras atividades, pode abrir outro negócio como Sociedade Unipessoal.

Quem pode abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Pode abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal pessoas maiores de 18 anos ou emancipadas que querem empreender sem a obrigatoriedade de ter um sócio.

Além disso, esse tipo de empresa permite a legalização de atividades econômicas e profissões não contempladas em outras formas de registro, como: atividades de cunho intelectuais -advogados, engenheiros, médicos e outros.

Pois, não há restrições de atividades para abertura deste tipo de empresa.

Outro importante ponto a ser chamado atenção! É que, se a empresa contrair dívidas ou mesmo falir, somente o valor declarado como capital social é utilizado no pagamento.

Os bens pessoais, em nome do proprietário, não são utilizados como forma de liquidar a dívida.

FAVORITAR
Botão favoritar

Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada é aquela que reúne dois ou mais sócios para o registro empresarial e assim desenvolver atividades no setor da indústria, comercio e prestação de serviços.

Os sócios respondem de forma limitada ao capital social da empresa pelas dívidas contraídas não alcançando os bens da pessoa física.

A forma jurídica desse tipo de empresa e feita através do Contrato Social (documento que oficializa a criação da sociedade) entre pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir para o exercício de atividade empresarial e partilhar dos resultados.

Neste caso, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integração do capital social.

É permitido fazer alteração no Contrato Social, como incluir ou retirar sócios da empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

Saiba mais

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios.
Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?