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Mercado e Vendas | VENDA
7 estratégias para vender mais e alavancar os resultados do negócio.

Utilizar estratégias para vender mais é a melhor forma de garantir um crescimento estável para o negócio.

· 10/04/2023 · Atualizado em 25/03/2024
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O investimento em estratégias para vender mais é uma parte importante em prol do crescimento de qualquer empresa. Afinal, essas medidas impulsionam o negócio a ir além de apenas mostrar o seu produto/serviço na esperança de que o potencial cliente decida por consumi-lo. Na prática, essas táticas chamam atenção do público e tendem a fidelizar o consumidor.

Portanto, incorporá-las nos seus processos é uma forma de garantir novos compradores e manter a retenção dos antigos. A pergunta-chave é: como fazer isso?

Neste post, separamos algumas das principais estratégias para alavancar os resultados de vendas do seu empreendimento. Continue a leitura e confira!

Por que é tão importante que o pequeno empresário adote estratégias para melhorar as vendas?

Toda empresa almeja ter uma constância na sua rotina de vendas, já que estamos falando de uma das melhores formas de garantir a sua existência a longo prazo. Nesse contexto, quando se trata de pequenos e médios negócios, a frequência é ainda mais importante, pois a estabilidade no número de compradores é um dos principais pilares para o crescimento.

Afinal, no dia a dia, isso significa mais lucro e, consequentemente, mais investimentos visando à contínua melhoria do empreendimento. O fato é que as vendas não acontecem "magicamente". Ou seja, é preciso investir em boas táticas, principalmente porque será necessário lidar com os consumidores e com a concorrência.

Logo, pode-se dizer que há um trabalho dobrado: mostrar que a sua marca é o que o cliente procura e superar as ações de outros negócios. Diante disso, ao utilizar estratégias para vender mais e melhor, a gestão passa a ter mais controle dos seus processos e consegue, inclusive, alinhá-los ao planejamento da companhia.

Como começar?

Antes de elencarmos as técnicas, mostraremos algumas dicas-chave de uma parte fundamental da venda: o discurso. De modo geral, o termo remete a uma apresentação com a finalidade de convencer o potencial comprador. Ou seja, é o que o time comercial abordará quando estiver "cara a cara" com o público-alvo — por isso é um processo bastante decisivo para o negócio.

Na prática, existem alguns passos fundamentais para a elaboração de um discurso de vendas eficiente. Os principais envolvem:

  • um planejamento — que, geralmente, serve para todas as estratégias que forem implementadas no negócio, mas, quando se trata do discurso de vendas, é imperativo determinar qual é o objetivo a ser alcançado e quais serão os principais estágios;
  • a elaboração de um roteiro — pois é interessante definir como será a abordagem, por exemplo, escrevendo em detalhes quais frases serão utilizadas, visando a uma comunicação que seja persuasiva e atentando para as possíveis dúvidas do consumidor;
  • o treinamento — assim que o roteiro for concluído, o ideal é repeti-lo até a incorporação, levando em conta que não há problemas em utilizar outras palavras, desde que tenham o mesmo sentido, pois isso trará mais confiança durante a abordagem;
  • a testagem — é o momento de colocar em prática o que foi elaborado, portanto, inicialmente, é recomendável praticar a abordagem com pessoas conhecidas, pedindo feedbacks e considerando que aquilo que for apontado será relevante para eventuais ajustes no intuito de melhorar a argumentação;
  • a prática — por fim, é hora de abordar os seus clientes, então, caso você perceba que a abordagem não está gerando os resultados esperados, reinicie o processo.

Quais são as principais estratégias para alavancar as suas vendas?

De modo geral, todo consumidor está buscando uma solução; ele quer resolver algo. Por exemplo: alguém que decide assinar um serviço de streaming de séries e filmes está à procura de entretenimento.

Sendo assim, vamos a uma das primeiras percepções quando o assunto envolve o consumo: a sua empresa está oferecendo uma solução para um empecilho enfrentado pelo potencial comprador. Nesse sentido, as estratégias de vendas são apenas maneiras de apresentar essa “resposta” de uma forma mais eficiente.

A seguir, confira 7 principais táticas que potencializarão os seus resultados!

1. Entenda o seu cliente

É difícil começar a traçar qualquer estratégia de venda ou de marketing sem saber com quem se está falando. Portanto, é essencial conhecer o seu cliente — etapa que pode ser dividida em duas fases: definição do público-alvo e determinação da persona. 

O primeiro passo envolve uma abordagem inicial para entender o grupo de pessoas que consome os seus produtos/serviços. Ou seja, na definição do público-alvo, não há espaço para detalhes e aprofundamentos. A ideia é coletar apenas informações mais básicas, como idade, gênero, região, grau de escolaridade etc.

Agora, no caso da determinação da persona, as referências são muito mais minuciosas. Até porque ela representa o seu cliente ideal, consistindo na junção das características mais presentes nos seus consumidores. Por isso, além da idade, do gênero e da região, por exemplo, os dados destacam a profissão, o que o cliente espera com a aquisição da sua solução, quais são os seus hobbies, entre outros dados.

A condução dessas duas fases dependerá de uma boa pesquisa. Nesse caso, formulários e redes sociais funcionam como boas fontes para esse processo. Com essas informações em mãos, você terá material suficiente para entender os seus consumidores e alinhar a sua estratégia visando à atração.

2. Ajude os consumidores

Com a persona e o público-alvo bem definidos, você começará a desenvolver campanhas mais atrativas para os consumidores. No entanto, uma parte essencial desse processo é a clareza.

Ou seja, não basta só criar anúncios bem escritos e com mensagens compreensíveis. Em muitos casos, é necessário explicar para o potencial comprador o que ele precisa; qual é a solução certa para o seu problema.

Sendo assim, é interessante instruí-lo, mostrando os principais aspectos do que o incomoda e direcionando-o para a resposta que é oferecida pelo seu produto. Nesse momento, é comum que estratégias de marketing de conteúdo sejam importantes, visto que um dos principais objetivos delas é ensinar o consumidor.

3. Não subestime os seus compradores

Acredite: essa é uma estratégia importante, pois evita um hábito bem comum durante a venda, que é "enrolar" o cliente. Ou seja, fornecer informações pouco precisas e que, por vezes, não condizem com a realidade, apenas com o intuito de valorizar a solução ofertada pela empresa.

É indispensável evitar esse erro, até porque, com a Internet, os consumidores têm acesso a todas as informações sobre o seu produto e/ou serviço, inclusive a sites especializados em mostrar as principais reclamações acerca do negócio. Portanto, sempre trabalhe com uma comunicação verdadeira. Nunca subestime o seu cliente, já que isso diminuirá a confiança dele na marca e afetará a reputação da sua empresa e, como consequência, as vendas.

4. Invista em fidelidade

Uma parte essencial para a atração e para a retenção de clientes é o investimento em incentivos para que eles usem os seus produtos ou serviços constantemente. Nesse contexto, o sistema de fidelidade oferece inúmeras vantagens quando esse é o objetivo, uma vez que consegue tanto fazê-los recorrerem à sua empresa periodicamente quanto fortalecer a visão que eles têm do negócio.

Por exemplo: é muito comum o uso do modelo de acúmulo de pontos. Na prática, quanto mais os compradores consomem uma solução ou utilizam um serviço da marca, mais eles ganham, podendo trocá-los posteriormente por descontos, outros produtos e até facilidades em estabelecimentos parceiros.

É claro que, no caso de um pequeno negócio, essa fidelização precisará de uma adaptação. Descontos e até mesmo um segundo produto em uma mesma compra podem ser uma boa forma de aplicar a estratégia.

5. Utilize múltiplos canais

Trata-se de uma estratégia muito bem-vinda para as vendas feitas no meio digital. Afinal, quanto maior o número de lugares em que a sua empresa estiver, maiores serão as chances de a marca ser encontrada pelo cliente certo.

Basicamente, a tática de múltiplos canais envolve o investimento em diferentes plataformas, não só para a divulgação, mas também para a conclusão da compra. Conhecida como omnichannel, a iniciativa atende a uma necessidade muito específica dos consumidores atuais: ser capaz de adquirir o seu produto/serviço de onde estiverem e quando quiserem.

Portanto, não basta ter um canal de vendas nas redes sociais. É preciso também ter um site especializado, oferecer atendimento pelo WhatsApp e pelo telefone, entre outros canais.

6. Tenha uma logística otimizada

A experiência de venda abrange também a entrega das soluções, especialmente se todo o processo acontece online. Hoje em dia, independentemente do tamanho da empresa, é impossível não ter uma logística organizada.

É preciso que seja viável receber a compra feita no empreendimento e que essa etapa de recebimento por parte do consumidor seja eficiente. Nesse sentido, existem diversas alternativas, desde a terceirização para companhias de entrega até a contratação de pontos de retirada.

No segundo caso, a sua loja física pode ser um dos locais, mas é interessante procurar serviços específicos que estão em regiões de fácil acesso, como o metrô. Um aspecto positivo de a mercadoria ser retirada pelo comprador em um espaço físico é que o valor do frete tende a ser menor, o que torna a alternativa mais barata e atrativa para o público.

7. Realize parcerias estratégicas

Já comentamos em tópicos anteriores que uma das táticas de venda é facilitar o acesso a produtos ou a serviços de parceiros. No entanto, essa não é a única maneira de se investir em parcerias.

Essa atuação conjunta é importante também quando se trata do fornecimento de matérias-primas para o seu estoque, bem como de máquinas e equipamentos, e até para a sua estratégia de marketing. Não é à toa que procurar bons parceiros é essencial para o seu processo de crescimento.

Afinal, quando se trata de divulgação, eles podem expandir o número de pessoas que terão acesso às soluções da sua marca.

Ou seja, uma boa parceria ajuda a desenvolver uma ação colaborativa, na qual você divulga o outro estabelecimento para os seus consumidores, e o negócio, por sua vez, apresenta o seu empreendimento para os seus compradores. Com isso, é possível que surjam novos clientes que talvez nunca olhariam para a sua companhia se não fosse por meio dessa iniciativa.

Por fim, vale a pena destacar um último ponto indispensável: o acompanhamento dos resultados de cada medida implementada. Lembre-se de que é essencial monitorar as ações colocadas em prática no intuito de avaliar se o retorno está dentro do esperado e, se for necessário, ajustá-las.

Como vimos, as estratégias para vender mais são ferramentas importantes para o crescimento seguro do empreendimento. As ações viabilizam que a empresa invista no conhecimento dos seus clientes, alinhe o seu discurso e possa lidar com as táticas da concorrência. Por isso, em pequenos e médios negócios, essas medidas devem fazer parte do planejamento desde o início. 

Agora, quer continuar aprendendo sobre estratégias de vendas para transformar seus resultados? Confira o Ebook abaixo:

Além dessas dicas, separamos um vídeo que fala sobre a importancia de não só vender, mas também pensar na fidelização do cliente que realizou a compra, como falamos no tópico 4 desse artigo. Confira!


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