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10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios

Aprenda aqui o que há de mais fundamental para que sua empresa tenha uma presença digital que seja cativante e, ao mesmo tempo, estratégica.

As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina. Segundo o jornal O Globo, até julho de 2017 eram mais de 100 milhões de brasileiros na rede, que passam e média, 5 horas e 12 minutos de seus dias conectados. Por isso, as redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios.

Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar que você já tem, siga as 10 dicas de ouro para redes sociais.

1. Defina a persona

Determinar os traços do seu público-alvo é um componente fundamental. Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média. Isso é o mínimo. E se você já fez o seu plano de negócio, já possui todos esses dados. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento. 

A diferença entre o público-alvo e a persona é que o primeiro contém características mais abrangentes, enquanto a última caracteriza compradores reais.

A persona vai ser criada a partir de pessoas reais e vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais. É uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas. Você pode criar uma pessoa fazendo uma pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores.

Quer ver um exemplo?

Juliana, classe média brasileira, 23 anos, universitária, trabalha em um escritório de contabilidade e sua renda é de um salário mínimo. Mora com os pais em Itumbiara, no interior de Goiás. Seu hobby favorito e sair para dançar nas boates sertanejas da cidade. Gosta de estar sempre bem vestida e na moda. Por ter que pagar a faculdade, ela não compra produtos muito caros.

Dessa forma, fica muito mais fácil acertar as ações e saber exatamente o que seus clientes querem.

2. Conheça as redes sociais, como funcionam e qual o público de cada uma 

Quando falamos em redes sociais a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. E não é para menos, porque o Facebook é a rede social mais famosa que existe e, no Brasil, o número estimado de usuários é de 86 milhões. É muita gente!

Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram possui um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio do Instagram, muito mais do que likes você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. 

O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para divulgar, atrair e interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários. Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn lançou uma série de guias. 

O Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280. Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema. 

O YouTube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som. Não estou dizendo que você precisa de uma câmera e de um microfone profissional. Nada disso! Mas é importante que os espectadores possam te ouvir com clareza e que a imagem tenha uma qualidade legal como não estar tremida, nem embaçada. Na internet, você consegue achar umas dicas bem legais sobre como fazer vídeos para internet.

Pinterest é uma rede social onde as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração, artesanato e muito mais coisas quanto você possa imaginar. 

E por fim, o Snapchat é a rede social mais jovem que existe. Ultimamente, tem perdido força para o Instagram, pois os seus recursos são bem parecidos, mas se o seu cliente estiver lá, vá junto com ele.

3. Escolha a qualidade sobre a quantidade

Nem todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que você definiu. Por dois motivos. Primeiro porque a realidade da maioria de vocês, empreendedores de pequenas empresas, é que vocês mesmos terão que administrar essas redes.

Além disso, se você entendeu o propósito de cada rede social e criou personas, você deve saber quais as redes sociais que seus clientes e potenciais clientes preferem. Concentre seus esforços lá, compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva seus problemas.

Vamos ver como as empresas podem estar presentes nas redes sociais? 

  • Se você é um artesão ou artesã, tem empresa de roupas ou de bijuterias, o Pinterest e o Instagram são boas redes sociais para atuar.
  • Se a sua empresa atua na área de TI ou é uma startup, o Twitter pode ser uma boa rede para estar presente.
  • Se você é um produtor de mel, porque não fazer vídeos com receitas com mel como ingrediente e colocar no YouTube?
  • Se a sua empresa atende outras empresas, foque no Linkedin.
  • Se você tem uma lanchonete perto de um colégio ou de uma faculdade e percebe que seus clientes usam o Snapchat, você já tem a resposta de onde sua empresa deve estar.

Vá para onde está o seu público e entregue valor. Você será recompensado por isso.

4. Planeje-se

Assim como tudo na vida, para uma atuação nas redes sociais você também vai precisar de planejamento.

Defina metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de S.M.A.R.T - objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de fãs na página da minha empresa no Facebook de 700 para 1.100 em três meses”.

Crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.

5. Conteúdo relevante

Coloque-se no lugar do cliente, da persona que você criou e pense o que eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, porque não dar dicas de como combinar cores e quais as últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos. 

Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Não é porque você gosta mais de goiabada do que chocolate que os seus clientes também pensam assim. Às vezes um conteúdo que não te agrada vai agradar os seus clientes.

E não esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. Imagine se seus clientes quiserem saber se sua loja vai ficar aberta no feriado e não encontrarem nenhuma informação nas redes? Fique ligado!

6. Imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras. Tão clichê e tão verdade! GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos possuem muito mais engajamento do que textos. 

7. Crie relacionamento 

Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda, curta os comentários, faça um filtro para apagar eventuais comentários desrespeitosos.

Mais de 80% dos clientes esperam que uma empresa responda dentro de 24 horas. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar com um pouco de humor. 

Outra ideia para criar relacionamento humanizando sua empresa pode ser postar fotos de você e seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de produção ou comemorando aniversários, por exemplo.

8. Programe os posts 

Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa facilidade.

9. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas 

Não tem problema nenhum ao usar como inspiração as estratégias de sucesso. Veja as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok?

10. Monitore os resultados 

Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados como número de cliques por postagem, o alcance de seus posts, horário da publicação, conteúdo, número de visitas e depois faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.

Autoria: Elisa Rosa, mestra em Comunicação e analista do Sebrae Nacional

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